ATA Nº 13/CONSCLS/UFFS/2023

ATA Nº 13 – 11ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

Aos cinco dias do mês de dezembro de dois mil e vinte e três, às nove horas e onze minutos, reuniram-se os membros do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul para a décima primeira Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2023, sob a Presidência do Diretor de Campus, professor Fábio Luiz Zeneratti. Estiveram presentes os(as) conselheiros(as): Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira, William Pletsch dos Santos, Fernando Zatt Schardosin, Willian Nathanael Cartelli de Paula, que secretariou a reunião, Daniele Guerra da Silva, Silvia Romão, Rafael Stefenon, Vitor de Moraes, Leidiani da Silva Reis, Liria Ângela Andrioli, Cacea Furlan Maggi Carloto, Ana Cristina Hammel, Joaquim Gonçalves da Costa, Yasmine Miguel Serafini Micheletto, Bruno Fernandes de Oliveira, Wanderson Gonçalves Wanzeller, Ceyça Lia Palerosi Borges, Carlos José Raupp Ramos, Vivian Machado de Menezes. Justificaram ausência Eloir Faria de Paula e Regis Clemente da Costa. Às 9 horas e onze minutos, logo após a contagem de quórum, o presidente cumprimenta os presentes dando boas vindas e dá início a sessão com a inserção de novo ponto de pauta: 2.5 Alteração do turno do curso de Ciências Biológicas. Em seguinda o presidente deu prosseguimento à reunião com os informes: 1. Expediente: 1.1 Comunicados gerais: a) Diretor de Campus: O diretor Fábio Zeneratti informou que 1. Os professores Regis Clemente da Costa e Felipe Mattos Monteiro assumiram a vaga das professoras Betina Muelbert e Marisela Garcia Hernández neste conselho em virtude do impedimento das docentes em continuar como conselheiras por terem assumido outros compromissos. 2. O curso de Engenharia de Aquicultura recebeu a nota máxima, 5, na avaliação para renovação de reconhecimento do MEC; parabenizou e agradeceu aos docentes, discentes, TAES e funcionários terceirizados pelo empenho durante o processo avaliativo. 3.Foi enviada por e-mail a avaliação institucional da CPA e solicitou que os conselheiros incentivem os pares ao preenchimento do questionário; a professora Manuela comentou que a avaliação de cursos foi incluída na avaliação da CPA. 4. Foi finalizada a manutenção da frota do campus e que todos os veículos estão em condições de uso; em seguida, será realizada a manutenção da Van, o que deve ser concluído em meados de janeiro; ainda, informou que o campus receberá, da Receita Federal, uma Camioneta L 200. 5. Hoje à noite haverá reunião do Conselho Comunitário que fará a indicação de membros da comunidade para o conselho de campus. b) Coordenação Acadêmica: A Coordenadora Acadêmica Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira informou que 1. O planejamento dos horários do semestre 2024.1 deve ser finalizado até dia 8 de dezembro. 2. Está acontecendo a avaliação da Semana do SEPE, das atividades de âmbito geral, e solicitou o preenchimento e divulgação do questionário de avaliação. 3. o curso de Administração será ofertado, via sisu, em 2024.1 e, em caso de necessidade, pelo PSS e solicitou divulgação da informação. c) Coordenação Administrativa: O Coordenador Administrativo William Pletsch dos Santos informou que 1. O campus terá renovação dos equipamentos de informática do laboratório 408, que serão recebidos 50 novos computadores com configuração para rodar os softwares necessários ao desenvolvimento das atividades acadêmicas do campus. 2. O prazo de conclusão da construção do poço artesiano no campus é de 60 dias. 3. está tramitando um pregão para licitação de estacionamentos acessíveis. d) Outros informes: 1. O conselheiro Fernando Zatt Schardosin informou que no último domingo ocorreu no campus o concurso da prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, trazendo um fluxo aproximado de 1100 pessoas visitando o campus. 1.2 Aprovação das atas 8, 9 e 10/2023 ordinárias e 2/2023 extraordinária: as atas foram aprovadas pelo conselho. 2 ORDEM DO DIA. 2.1 Homologação da representação discente no conselho de campus: O diretor apresentou aos conselheiros a indicação de representantes discentes para homologação, sendo para a Chapa 1: Adriana Santos das Chagas, curso de Engenharia de Alimentos - Titular e Sofia Arias Hernandez, curso de Engenharia de Alimentos – Suplente; Chapa 2: Alcione Cordeiro de Andrade - Ciências Biológicas - Titular e Jean Junior Zanatta, curso Ciências Sociais – Suplente. O conselho homologou a indicação. 2.2 Solicitação de licença da professora Aline Pomari Fernandes, para acompanhamento de cônjuge (requisitado por outro órgão federal), com exercício provisório para a UFPR, processo nº 23205.037127/2023-88: O professor Fabio comentou sobre a solicitação de requisição, do MDA, para o servidor Augusto, esposo da Professora Aline. A professora Aline apresentou como alternativa o exercício provisório na UFPR, o que possibilita a contração de professor substituto, ainda, que a docente deve manter orientações e algumas funções acadêmicas junto à UFFS. A UFPR já aceitou o pedido da professora. O professor Wanderson questionou quanto tempo a docente ficará fora, o diretor explicou que a professora obrigatoriamente deve retornar ao campus quando o objeto do exercício provisório cessar. A professora Manuela agradeceu o esforço da professora Aline em encontrar uma solução que traga menos impacto negativo ao campus. O Conselho aprovou, por consenso, a liberação da docente, condicionado à contratação de professor substituto. 2.3. Solicitação de Remoção a pedido da Servidora Chaline Evangelho Meyr, processo nº 23205.036796/2023-32: O diretor informou que a justificativa da servidora para a solicitação de remoção para a Reitoria é de proximidade da família, comentou que a reitoria não tem código de vaga no momento para dar em contrapartida e que a solicitação pode ser negada ou aceita com a condição da contrapartida. A Professora Silvia perguntou se com a aprovação condicionada ao código de vaga em contrapatida autoriza a ida da servidora para que quando disponível o código de vaga seja oferecido, ou se apenas autoriza a servidora a ser removida quando houver um código de vaga, sendo que o professor Fabio comentou que a condição é que o código de vaga seja disponibilizado para só então a servidora ter a remoção. O professor Bruno perguntou sobre editais de remoção e redistribuição da universidade, o conselheiro Willian informou que houve apenas 1 em meados de 2015, no qual a servidora se inscreveu, mas que não obteve sucesso. O conselho aprovou, por consenso, a aprovação da solicitação da servidora condicionada à contrapartida de código de vaga. 2.4 Solicitação de Redistribuição do servidor Daniel Masato Vital Hide, processo nº 23205.037777/2023-23: O diretor informou que o servidor Daniel solicitou redistribuição para a UFS, por motivação familiar, já que a esposa do mesmo é servidora naquela instituição; ainda, o servidor termina o estágio probatório no dia 9/12/2023, a UFS disponibilizou um código de vaga equivalente em contrapartida, o processo já passou pelas instâncias necessárias e há concurso vigente para a vaga do servidor. O Conselheiro Fernando Zatt questionou sobre exercício provisório para acompanhamento de cônjuge, sendo que o servidor Daniel, presente como ouvinte da sessão do conselho, informou que arquivou o processo em virtude da possibilidade de redistribuição. A solicitação do servidor foi aprovado por consenso. 2.5 Alteração do turno do curso de Ciências Biológicas: o diretor Fabio passou a palavra à professora Silvia Romão, que contextualizou o histórico do curso, comentando que o mesmo teve sua primeira oferta no ano de 2019, sendo que desde a abertura do curso houve redução do ingresso de alunos, tendo pior índice no ano de 2023; a professora relatou que a comunidade foi consultada e apontou que uma mudança para o período noturno deve melhorar a ocupação de vagas; Silvia também informou que o PPC está passando por reformulação e que foi planejada a mudança do turno do curso, tendo redução de carga horária e sem grandes alterações na estrutura do projeto. Professora Silvia reiterou que na oferta para o semestre 2024.1, via SiSU já não é possível alterar a oferta, mas que a PROGRAD sinalizou que o curso deve enviar o PPC o quanto antes para aprovação, e para isso a alteração de turno deve ser aprovada pelo conselho de campus. A professora Yasmine questionou se a alteração do turno vale para os alunos que já estão matriculados, a professora Silvia comentou que o PPC atual já tem a curricularização da extensão e que trabalhará num convencimento para transferência, já que a normativa da PROGRAD fala que a turma de 2023 deveria entrar no PPC novo. A professora Manuela comentou que isso será possibilitado pela suspensão da oferta do curso de LEDOC CN. Professor Bruno questionou se a mudança irá no PPC novo e como será feito com a turma de 2023. Silvia explicou que o PPC novo deve tramitar no 1º semestre de 2024. Pela questão do espaço do campus, o professor Rafael sugeriu divisão das salas de aula. Manuela comentou que está sendo feito estudo para otimizar a ocupação das salas de aula. Wanderson comentou que tem utilizado o laboratório de física para aulas teóricas, tendo espaço para pelo menos 18 alunos em carteiras, Vivian complementou que existe o espaço das bancadas com banquetas. Daniele e Ana comentaram que as aulas de estágio podem ocorrer no laboratório de didática. Carlos Raupp comentou que os laboratórios tem risco biológico e químico, sendo proibida a utilização para aulas ou outras atividades que não utilizem materiais químicos e biológicos. Daniele comentou que os técnicos trabalham todos os dias nos laboratórios e não recebem adicional de insalubridade. Professor Fabio comentou que a pauta da insalubridade deverá ser novamente levantada e acrescentou que é necessário otimizar a utilização dos espaços e que tem pautado a construção de um novo bloco. Professor Wanderson ressaltou que a construção de um bloco administrativo pode acontecer mais rápido do que a construção de um bloco de salas de aula. Após as discussões, foi aprovada, por consenso, a mudança de turno do curso de Ciências Biológicas de integral para noturno. 3. ENCERRAMENTO: Nada mais a tratar, às dez horas e dezessete minutos, o presidente encerrou a sessão e eu, Willian Nathanael Cartelli de Paula, secretário da sessão, lavrei a presente Ata que após aprovada será assinada por mim e pelo presidente.

 

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WILLIAN NATHANAEL CARTELLI DE PAULA

SIAPE 2173352

Secretário da Sessão

 

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FÁBIO LUIZ ZENERATTI

SIAPE 2270170

Presidente do Conselho e Diretor do Campus

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 05 de dezembro de 2023.
Data de publicação: 26 de dezembro de 2023.

Fábio Luiz Zeneratti
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

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