ATA Nº 10/CONSCLS/UFFS/2023

ATA Nº 10 – 9ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL 10 de OUTUBRO de 2023

Aos dez dias do mês de outubro de dois mil e vinte e três, às nove horas e sete minutos, os membros do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul para a Nona Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2023, sob a Presidência do Diretor de Campus, professor Fábio Luiz Zeneratti. Estiveram presentes os(as) conselheiros(as): Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira, William Pletsch dos Santos, Vanessa Gomes da Silva, Ivan Maia Tomé, Aline Pomari Fernandes (até as 10h32min.), Rafael Stefenon, Siomara Aparecida Marques, Vitor de Moraes, Luiz Carlos de Freitas, Marcos Weingartner, Cacea Furlan Maggi Carloto, Joaquim Gonçalaves da Costa, Ana Cristina Hammel, Ceyça Lia Paerosi Borges, Régis Clemente da Costa, Renato Paulo Glowka, Eloir Faria de Paula, João Arami Martins Pereira, Alexandre Manoel dos Santos, Liria Angela Andrioli. Às 9 horas e sete minutos, logo após a contagem de quórum, o presidente cumprimenta os presentes dando boas vindas e dá início a sessão e passou-se para os informes: 1. Expediente: 1.1 Comunicados gerais: 1.1.1. Apresentação da CPA – Comissão Própria de Avaliação, a técnica Ellen representante do Núcleo de Avaliação do Campus (NAC) Laranjeiras do Sul apresentou as informações sobre a CPA - Comissão Própria de Avaliação, tais como: o que é a CPA, sua importância, quais são os membros no Campus, como funciona a CPA, as atribuições e como consultar os dados do relatório anual da CPA. Solicitou colaboração das coordenações dos cursos para quando ocorrer a aplicação dos instrumentos de avaliação divulgarem aos alunos e docentes. 1.1.2. RU – Restaurante Universitário, o diretor Fábio relatou que na sexta-feira (06/10/23) foi assinado o contrato de concessão de utilização do RU para o fornecimento de alimentação e foi expedido a ordem de serviço, na qual a empresa tem 15 dias para começar os serviços do RU, bem como conversou com o responsável pela empresa para iniciar o fornecimento de alimentação antes, devido a Feira de Ciências e a UFFS de Portas Abertas. Agradeceu os envolvidos no processo de contratação da nova empresa para fornecimento de alimentação (William Pletsch, Angelo Bueno, Fernando Zatt e responsáveis pelo contrato em Chapecó). Comentou que esta contratação movimenta um valor de quase um milhão de reais, que a empresa é de Porto União, fornece alimentação para UNIPAMPA, já atuou em alguns restaurantes das universidades do Paraná e estabeleceu o valor 14 reais por alimentação. 1.1.3. Manutenção, comentou-se sobre a realização da manutenção dos banheiros masculinos, que boa parte dos mictórios estavam inutilizados. 1.1.4. Ação de Divulgação da UFFS, O diretor Fábio comentou sobre a divulgação da UFFS nas escolas, coordenada pelo servidor Eloir, com envolvimento de servidores e alunos. Expôs que os servidores que forem participar em eventos externos podem solicitar materiais de divulgação da UFFS. Relatou que as professoras Cacea e Claudia divulgaram a UFFS em eventos que participaram. Comentou que é importante buscar maneiras de trazer as pessoas para UFFS. Neste sentido, no dia 01/10/23 foi realizado o concurso da prefeitura de Laranjeiras do Sul, que trouxe para UFFS em torno de 700 pessoas. 1.1.5. Instalação da Internet, Abordou-se que foi instalado internet nas áreas experimentais e nova fibra ótica no campus, a qual aumentará a capacidade da internet de 100 mega para 1 giga, o que foi possível com apoio da TI do campus. 1.1.6. Participação nos Jogos Interatléticas de Guarapuava - JOIA, relatou-se que aproximadamente 80 estudante participarão do JOIA em Guarapuava, com a ida de dois ônibus e o acompanhamento dos servidores Wilian do SAE e Eloir. Abordou-se que o campus não tinha recurso, mas foi conseguido recurso para custeio dos ônibus e alimentação. 1.1.7. JUFFS, Informou-se que o JUFFS foi cancelado e emitido nota sobre os motivos: embora o evento constasse no calendário acadêmico não foi previsto orçamento para o JUFFS, o qual precisaria em torno de 500 mil, bem como o evento não foi previamente organizado. 1.1.8. Ponto facultativo, informou-se sobre a Portaria MGI nº 6.142, de 9 de outubro de 2023, que trata sobre o ponto facultativo no dia 13/10 e está aguardando orientação da PROGESP para encaminhar aos servidores. 1.1.9. Nota 5 de avaliação do MEC. Ciências Sociais - Bacharelado, a diretor Fábio informou que o curso de Ciências Sociais – Bacharelado na avaliação do MEC tirou nota 5, parabolizou o curso e todos os servidores envolvidos no processo de reconhecimento. A coordenadora Siomara agradeceu todos que contribuíram para nota 5 do curso e comentou que o desafio agora é manter a nota 5 do curso, relatou que a nota 5 foi importante para estimular os alunos do curso, bem como já foi agendado o reconhecimento do curso Ciências Sociais - licenciatura de 06/11 a 08/11/23. 1.1.10. Acolhida dos coordenadores do cursos, A direção acolheu os novos coordenadores dos cursos: Agronomia, coordenadora Cacea Furlan Maggi Carloto e coordenadora adjunta Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira; Ciências Biológicas, coordenadora Aline Pomari Fernandes e coordenadora adjunta Silvia Romão; Ciências Econômicas, coordenador Rafael Stefenon e coordenador adjunto João Arami Martins Pereira. 1.1.11. Aula Inaugural do PPGADR, a professora Liria convidou para aula inaugural da turma 2023 do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, que acontecerá em 24/10/2023 as 13h30, com transmissão online e palestra intitulada: Universidade e Pós-Graduação uma relação legal e necessária, ministrada pelo Prof. Dr Walter Frantz. 1.1.12. XII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão – SEPE, A coordenadora acadêmica Manuela, relatou sobre a programação da semana do SEPE, que tem atividades nos 3 turnos no bloco A e é uma semana letiva, mas não pode manter as aulas. Abordou que a professora Vivian expôs que ainda precisa de avaliadores para a Feira de Ciências e moderadores para II Amostra de Produção Acadêmica, que terá salas temáticas e exposição de banners. 1.1.13. Abertura de inscrições em Processos Seletivos, a coordenadora Manuela informou que estão abertas as inscrições para os Editais de seleção: Programa de Acesso e Permanência de Estudantes Imigrantes – Pró-imigrante, com 232 vagas e inscrições até o dia 30/11/23; Programa de Acesso e Permanência de Povos Indígenas – PIN, 96 vagas e inscrições até 30/11/2023 e curso de Educação do Campo: Ciências Sociais Humanas, 40 vagas, inscrições de 25/09 a 10/11/2023. Ainda, está aberto o Edital de Mobilidade Acadêmica, inscrições de 02/10 a 20/10/2023. 1.1.14. Uso da biblioteca virtual, reforçou-se o uso da biblioteca virtual - minha biblioteca, a qual tem previsão de redução dos número de exemplares de 10 mil para 2 mil, devido ao custo e baixo acesso. O professor Ivan comentou que as referencias bibliográficas do PPC do curso de Administração são na sua maioria do portal minha biblioteca. Abordou-se sobre verificar a possibilidade de realizar um levantamento das bibliografias do portal minha biblioteca que constam nos PPCs, para que estas continuem com acesso no portal minha biblioteca. 1.1.15. VI Jornada de Pedagogia e III Encontro do Fórum Paranaense dos cursos de Pedagogia, o professor Luiz Freitas convidou para as atividades da Jornada de Pedagogia e III Fórum, que serão realizadas hoje (10/10/23) a partir das 14h e a noite as 19h30 com plenária. Relatou que tem sete universidades participando e na quarta feira (11/10/23) no período noturno, as 19h30, terá palestra com a professora Marise Ramos da UERJ intitulada: Um ensino médio integral na perspectiva da formação omnilateral: um cotraponto ao Novo Ensino Médio. 1.1.15 Comitê Assessor de Pesquisa (CAP), o professor Régis relatou que o processo de indicações para compor o CAP está sendo finalizado e provavelmente será aberto novo edital com as vagas que não foram preenchidas. 1.1.7 Assuntos Gerais, a coordenadora acadêmica Manuela comentou que no dia 20/10/23 te um evento de esporte da Atlética de Chapecó, a qual convidará as Atléticas dos campi. Desta forma, é provável que a Atlética do Campus Laranjeiras do Sul solicite recurso para ir ao evento. Informou sobre o período para propor novos programas de pós-graduação. O diretor Fábio relatou que é necessário enviar até o dia 24/11/2023 a proposta do mestrado em Educação, que está com a parecerista para avaliação externa. Comentou-se que o curso de Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, solicitou novamente a suspensão do ingresso do curso para 2024. A coordenadora acadêmica Manuela relatou que o curso de engenharia de alimentos realizará atividades no dia 16/10/23 em comemoração ao dia do engenheiro de alimentos. O coordenador administrativo William expôs que a obra do poço artesiano foi concluída e obra do poço para o curso de agronomia está no processo de habilitação. 2. ORDEM DO DIA: 2.1 Aprovação ad referendum da Resolução 45/2023 de constituição da comissão do processo eleitoral do Conselho de Campus; o diretor Fábio abordou que conforme definição na reunião anterior do conselho foi elaborada a Resolução 45/2023, para constituição da comissão do processo eleitoral do Conselho de Campus. Os membros do conselho aprovaram a resolução. 2.2 Indicação das candidaturas para membros do Conselho Editorial da Editora UFFS. Edital 684/GR/UFFS/2023; Apresentou-se as inscrições enviadas para o Conselho Editorial: Olivia da Rocha Robba, titular e Fábio Pontarolo, suplente; Wanderson Gonçalves Wanzeller, suplente. Os membros do conselho aprovaram as indicações conforme inscrições enviadas. 2.3 Solicitação de Alteração de Lotação de Exercício Provisório da professora Christiane Maria Nunes. O diretor Fábio comentou que a professora Christiane da área de Leitura e Produção Textual é cônjuge do professor Clovis Alencar Butzge do Campus Realeza, que foi nomeado como Pró-Reitor de Assuntos Estudantis. Devido esta nomeação a professora Christiane solicitou exercício provisório no Campus Realeza, o qual poderia disponibilizar o código de vaga do professor substituto do professor Clóvis para contratar professor substituto para a professora Christiane. Expôs que, considerando o tempo de 4 anos da gestão propõe que o exercício provisório tenha o período máximo de 4 anos ou se perder o objeto/motivo. Comentou-se sobre a atuação da professora Christiane em pesquisa e extensão, bem como ter um código de vaga para professor substituto de 40 horas. A professora Cacea expôs sobre a importância de deixar claro a liberação da professora de forma provisória para garantir o retorno dela. O professor Luiz Freitas comentou que a professora Christiane é essencial para o curso de pedagogia, porque trabalha em outras áreas além da área de português. Porém, é relevante a professora trabalhar em um local que propicie convívio com os familiares. Solicitou que, caso tenha um professor substituto para a professora Christiane o perfil do processo seletivo inclua a educação infantil, sendo um perfil dentro das disciplinas que ela ministra. Os membros do conselho aprovaram o exercício provisório da referida professora no Campus Realeza com as seguintes condições: a) O exercício provisório tem com prazo máximo de 4 (quatro) anos e cessa se perder objeto/motivo da solicitação de exercício provisório (nomeação do cônjuge Clovis Alencar Butzge como Pró-Reitor de Assuntos Estudantis); b) Disponibilidade para o Campus Laranjeiras do Sul do código de vaga de professor substituto do professor Clovis Alencar Butzge, para contratação de professor substituto da professora Christiane; C) A professora Christiane será liberada para o exercício provisório no Campus Realeza somente quando o professor substituto dela entrar em exercício e iniciar os trabalhos/aulas no Campus Laranjeiras do Sul. 2.4 Revogação das resoluções de Colegiados (Art. 6º § 5º); O diretor Fábio solicitou ao conselho a autorização para revogar as portarias anteriores dos colegiados de cursos, considerando que o artigo Art. 6º § 5º do novo Regulamento da Graduação aborda que, a homologação dos colegiados é feita pela direção de campus. Os membros do conselho aprovaram a revogação das resoluções de colegiados. 2.5 Solicitação de Redistribuição de Sérgio Gonçalves; o diretor Fábio relatou que o processo de redistribuição do professor Sérgio Gonçalves foi encaminhado para análise do colegiado de Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, considerando que a redistribuição seria para a vaga do professor Roberto Finatto de geografia. O colegiado emitiu parecer desfavorável, ponderando que o perfil do professor não atende os requisitos da vaga do professor Roberto. A professora Ana Hammel comentou que o colegiado de educação do campo avaliou o perfil e o currículo do professor Sérgio e considerou como critério para a vaga também a atuação na área de geografia agrária com vinculo na agroecologia, a qual o professor Roberto atuava. Comentou que, o professor Roberto Finatto participou da analise e foi visto a produção acadêmica do professor Sérgio nos últimos períodos. O professor Rafael expôs que analisando o currículo do professor Sérgio a última publicação foi em 2014 e ele expõe a origem da reforma agrária. O professor Luiz Freitas abordou que área de geografia é importante para pedagogia; está de acordo com posição do colegiado de educação do campo e considera importante nas analises dos processos de redistribuição ver se o professor manifesta interesse e motivos para ficar no campus, bem como para o curso de pedagogia é importante a atuação do professor no ensino, o que o encontrou no perfil do professor Sérgio. A coordenadora acadêmica Manuela, comentou o entendimento do fluxo dos processos de redistribuição: analise pelo menos de um colegiado, que geralmente é o colegiado que o professor mais atuaria e depois analise do conselho de campus, para os outros cursos verificam o processo. Relatou que neste momento para a vaga de geografia tem processo seletivo, para suprir as disciplinas dos professores Roberto e Fábio Zeneratti, considerando que a substituta do professor Fábio está em licença maternidade. A professora Siomara comentou que no curso de ciências sociais tem a disciplina para geografia humana e ensino, que é importante e geralmente é ministrada pelo professor Fábio. O professor Régis abordou que na discussão do colegiado de educação do campo foi favorável a redistribuição, considerando o motivo familiar, que o perfil técnico na parte de produção de acordo com dinâmica acadêmica é difícil de manter e enfatizou a relevância da origem da reforma agrária, devido a dificuldade do aluno oriundo do campo se inserir ao espaço da educação superior. O Diretor Fábio questionou os membros do conselho sobre o pedido de redistribuição do professor Sérgio Gonçalves. Os membros do conselho por consenso foram desfavoráveis a redistribuição do referido professor. 2.6 Aprovação ad referendum da aprovação do Projeto intitulado Escola da Terra. O diretor Fábio abordou que este projeto é a nível de aperfeiçoamento, com carga horária de 80 horas e foi aprovado ad referendum. A professora Ana Hammel responsável pelo projeto expôs que, o Projeto Escola da Terra é um programa do governo federal para as escolas do campo e a UFFS assume a execução do projeto, o qual foi aprovado na câmara de pós-graduação, é um processo de seleção para 100 cursistas e terá edital publicado nessa semana ou na próxima. Relatou que tem previsão de início das aulas no final de novembro de 2023, são 5 etapas em alternância, cada etapa abrange 3 dias, está na 6ª edição e conta como formão de professores, bem como tem a possibilidade de vir a ser uma especialização. Comentou que para os professores que atuam no projeto não computa como carga horária de aula. Os membros do conselho aprovaram o Projeto Escola da Terra. 3. ENCERRAMENTO: Nada mais a tratar, 11 às horas e cinquenta minutos, o presidente encerrou a sessão e eu, Marize Helena da Rosa Vendler, secretária da sessão, lavrei a presente Ata que após aprovada será assinada por mim e pelo presidente.

 

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MARIZE HELENA DA ROSA VENDLER

SIAPE 1829715

Secretário da Sessão

 

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FÁBIO LUIZ ZENERATTI

SIAPE 2270170

Presidente do Conselho e Diretor do Campus

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 10 de outubro de 2023.
Data de publicação: 26 de dezembro de 2023.

Fábio Luiz Zeneratti
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul