ATA Nº 5/CONSCLS/UFFS/2023

4ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL 22 de maio de 2023

Aos vinte e dois dias do mês de maio de dois mil e vinte e três, às nove horas, reuniram-se no Auditório do CVT, os membros do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul para a quarta Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2023, sob a Presidência do Diretor de Campus, professor Martinho Machado Junior. Estiveram presentes os(as) conselheiros(as): Alexandre Manoel dos Santos, Ana Cristina Hammel, Augusto Cesar Pomari dos Santos, Carlos José Raupp Ramos, Ceyça Lia Palerosi Borges, Fábio Luis Zeneratti, Ivan Maia Tomé, Joaquim Gonçalves da Costa, Luiz Carlos de Freitas, Marcos Weingartner, Paulo Alexandre Nunes, Régis Clemente da Costa, Ricardo Key Yamazaki, Ronaldo José Seramim, Rubens Fey, Siomara Aparecida Marques, Thiago Bergler Bittencourt, Vitor de Moraes, e os Secretários de Direção e dos Órgãos Colegiados , Ana Paula Pit Michelin e Elias Vedana. Justificaram ausências: Ernesto Quast e Leda Battestin Quast. Às 9 horas e dez minutos, logo após a contagem de quórum, o presidente cumprimenta os presentes dando boas vindas e dá início a sessão com os informes. 1. Expediente: 1.1 Comunicados gerais: Direção: Martinho parabenizou o trabalho da professora Cláudia, PET Horticultura e Desenvolve Jr pelo evento do morangueiro; Conforme a Câmara de Administração, há construção de normativas para regulamentar e implementar a Política Institucional de Mobilidade de Servidores; Parabenizou o trabalho do professor Fábio Zeneratti pela vitória na consulta prévia informal para a gestão 2023-2027; informou a recomposição do orçamento da UFFS para 13.547.438,00, com adicional de 67.000,00 para o campus. Do orçamento para o campus, a média é de 47.639,14 por curso. Coordenação Acadêmica: Thiago informou sobre a semana de atividades acadêmicas, com a visitação das escolas no campus para conhecer a UFFS, com o envolvimento da professora Silvia Romão pelo UFFS Portas Abertas; também informou sobre bolsas das monitorias, com apelo para que nenhum coordenador de curso deixe de preencher as vagas de monitorias no campus. Para o curso de Agronomia, Rubens Fey ficou como coordenador do curso e como coordenação adjunta a professora Silvia Romão. Coordenação Administrativa: Ronaldo destacou o adicional no orçamento para o campus; informou também a situação de reequilíbrio econômico do Restaurante Universitário; que nesse momento, a empresa está apresentando a comprovação das alegações de prejuízo financeiro. Ana Cristina Hammel: informou que nos dias 31/05 a 02/06 haverá eventos integrados das Licenciaturas em Educação do Campo: dia 31 de maio: Visita da secretária do Ministério da Educação Maria do Socorro Silva; dia 01 de junho: Fórum Nacional da Educação do Campo (FONEC); dia 02 de junho: Audiência com o deputado federal Tadeu Veneri. Ivan Maia: informou a elaboração e envio do ofício a respeito das solicitações de melhoria de Tecnologia da Informação, discutido na última sessão do Conselho de Campus; Régis: trouxe informações sobre o cronograma da campanha de segundo turno para a Reitoria. 1.2 Aprovação da ata da 3ª Sessão OrdináriaNão havendo manifestações, foi aprovada a ata da 3ª Sessão Ordinária. O Diretor do Campus apresenta a pauta: 2. ORDEM DO DIA: 2.1 Homologação do resultado da consulta prévia informal para o cargo de Diretor do Campus Laranjeiras do Sul. 2.2 Doação de um Biodigestor pela Engie Brasil Energia (prof. Cacea Furlan). 2.3 Indicação de membros para Composição das Comissões Eleitorais Locais e Comissão Eleitoral Geral responsáveis pelo processo de escolha dos representantes dos segmentos da comunidade universitária no Conselho Universitário 2023-2025 (2 representantes docente, 2 representantes técnico-administrativo em educação e 2 representante discente – cada segmento terá um titular e um suplente). 2.4 Indicação de membros para composição da Comissão Permanente de Procedimentos Administrativos Disciplinares (CPPAD) mandato 2023 – 2025. 2.5 Deliberação sobre a destinação do código de vaga a ser destinado ao Campus Laranjeiras do Sul em contrapartida à redistribuição do prof. Roberto Antonio Finatto (item removido da pauta). 2.6 Análise do Requerimento de Remoção da Docente Nair Correia Salgado de Azevedo para o Campus Chapecó (processo 23205.011182/2023-48 – disponível para consulta no SIPAC). 2.7 Abertura de Edital Complementar para o PIACD (Coordenação Acadêmica). 2.8 Homologação das alterações de composição do Colegiado de Ciências Econômicas (23205.013475/2023-60). 2.9 Expedição de Portaria para GT de Trabalho para construção do Centro de Alternância (Cecampo) – com os membros: Ana Cristina Hammel, Fabio Pontarolo, Regis Clemente da Costa, Roberto Antonio Finatto, Fabio Luiz Zeneratti, Maria Eloá Gehlen, Joaquim Gonçalves da Costa. 2.10 Alteração do Nome do Curso de “Curso de Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura” para: Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, conforme processo nº 23205.005196/2023-22 (disponível para consulta no SIPAC). Estando a pauta aprovada, com a retirada do item 2.5, o Presidente dá sequência à Sessão: 2.1 Homologação do resultado da consulta prévia informal para o cargo de Diretor do Campus Laranjeiras do Sul. Marcos Weingartner destaca a importância de apresentar um terceiro nome na lista dos candidatos aprovados para nomeação da Direção de Campus. Rubens Fey sugere o envio de dois nomes para nomeação, e, se solicitado, aí se faz o envio do terceiro nome. Martinho comentou que o regimento geral fala em lista tríplice para a composição dos nomes de candidatos, e não havendo a lista tríplice não há eleição. No Conselho de Campus pelo entendimento regimental, não havendo lista tríplice, não encaminha com essa lista. Fábio Zeneratti agradece o resultado obtido na consulta prévia informal a Comissão Eleitoral e porque foi um processo tranquilo em que houve muita seriedade da Direção de Campus, ao mesmo tempo lembrou que a transição será um processo tranquilo, buscando realizar um trabalho harmônico e de participação. Luis Carlos Freitas destaca que existe uma luta nacional pelo fim da lista tríplice, porque fere a autonomia da universidade, quando existe uma consulta democrática para a eleição dos candidatos, concordando com o envio de dois nomes para a nomeação da Direção de Campus de Laranjeiras do Sul. Martinho submeteu a homologação do resultado da consulta prévia ao Conselho, sendo aprovado por consenso. 2.2 Doação de um Biodigestor pela Engie Brasil Energia (prof. Cacea Furlan). Cácea: apresentou ao Conselho de Campus o interesse da Engie Brasil Energia em doar Biodigestor para ser usado em pesquisas na universidade, com instalação e manutenção por responsabilidade do Campus. A proposta foi apresentada anteriormente à Direção de Campus, para fins de conhecimento, ficando ao Conselho de Campus o mérito de homologar a doação. Dentre as finalidades desse equipamento, está a produção do biogás e biofertilizante. Martinho: trouxe mais informações sobre esse equipamento, respondendo dúvidas dos conselheiros, como o local da instalação, custo de manutenção, finalidades para Ensino, Pesquisa, Extensão. Finalizou esse item submetendo ao Conselho a homologação da proposta de doação do Biodigestor, aprovado por consenso. 2.3 Indicação de membros para Composição das Comissões Eleitorais Locais e Comissão Eleitoral Geral responsáveis pelo processo de escolha dos representantes dos segmentos da comunidade universitária no Conselho Universitário 2023-2025 (2 representantes docente, 2 representantes técnico-administrativo em educação e 2 representante discente – cada segmento terá um titular e um suplente). Martinho pontuou a necessidade de compor os novos nomes da Comissão Eleitoral Geral, apresentando os nomes existentes. Em Relação à nova composição não houve interesse para suplente na solicitação por e-mail, por isso essa pauta foi colocada no Conselho. O professor Rubens manifestou interesse por e-mail, ficando como titular. Para a indicação de suplente, a direção poderia indicar um nome conforme a planilha Comissões UFFS – campus Laranjeiras do Sul, embora a escolha consensual do conselho seja mais favorável que a indicada por ofício. Ao ser sugerido indicação de nome por ofício de acordo com a menor participação de comissões, o professor Martinho perguntou se há consenso nesse assunto. Alexandre defendeu que a escolha de membro deve ser feita pelo diretor de campus, sem consulta do conselho, porque é uma função administrativa da direção. Siomara manifestou opinião favorável de escolher um nome pelo critério de menor participação em comissões, porque conta como currículo. Para o encaminhamento, o professor Joaquim manifestou interesse de ocupar o cargo suplente da comissão, e para as demais vagas o critério de participação de comissões e de carga horária foi definido para compor os outros nomes. 2.4 Indicação de membros para composição da Comissão Permanente de Procedimentos Administrativos Disciplinares (CPPAD) mandato 2023 – 2025. A nova composição da CPPAD passa a ter os nomes de Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira, William Pletsch dos Santos, Gisele Louro Peres e Cristian Ricardo de Oliveira Castro Pazini. Dessa forma, não houve manifestações contrárias, sendo aprovados esses nomes para a composição dessa comissão. 2.5 Deliberação sobre a destinação do código de vaga a ser destinado ao Campus Laranjeiras do Sul em contrapartida à redistribuição do prof. Roberto Antonio Finatto (item removido da pauta). 2.6 Análise do Requerimento de Remoção da Docente Nair Correia Salgado de Azevedo para o Campus Chapecó (processo 23205.011182/2023-48 – disponível para consulta no SIPAC). Martinho e Thiago pontuaram as principais dificuldades para a remoção da professora Nair, porque quando ocorre uma saída sem contrapartida o campus e os cursos enfrentam problemas. Dessa forma, houve entendimento para encaminhamento da aprovação da solicitação da professora Nair com remoção para Chapecó, mediante contrapartida de código de vaga, havendo encaminhamento interno no campus para a seleção de professor substituto, no momento da comunicação de existência do código de vaga; ou uma permuta para outro docente cobrir essa área. O professor Luis Freitas solicitou que venha uma vaga na área de Educação Infantil para cobrir a área que a professora Nair trabalha, e para registrar em ata. Foi aprovado com as sugestões levantadas. 2.7 Abertura de Edital Complementar para o PIACD (Coordenação Acadêmica). Depois de todas as considerações feitas sobre a abertura de edital, e as pontuações feitas pelo professor Thiago sobre a participação do programa PIACD, houve aprovação do edital. 2.8 Homologação das alterações de composição do Colegiado de Ciências Econômicas (23205.013475/2023-60). A pedido do Colegiado de Ciências Econômicas, o Conselho de Campus aprovou alteração dos membros discentes, sendo titular Pedro Wilson Lopes Amorim e sua suplente a discente Bruna Isabela Oliveira Valencio; titular Maria Vitória Pompei Ribeiro e suplente Vitor Matheus Rossignol. E para representante da Comunidade Regional ficou titular Jaine Gomes de Amorim e suplente José Antonio Brugnara. Aprovado por consenso esse item. 2.9 Expedição de Portaria para GT de Trabalho para construção do Centro de Alternância (Cecampo) – com os membros: Ana Cristina Hammel, Fabio Pontarolo, Regis Clemente da Costa, Roberto Antonio Finatto, Fabio Luiz Zeneratti, Maria Eloá Gehlen, Joaquim Gonçalves da Costa. Ana Cristina Hammel solicitou a aprovação dos nomes indicados para o GT da construção do Centro de Alternância, sendo aprovado esse item por consenso. 2.10 Alteração do Nome do Curso de “Curso de Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura” para: Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, conforme processo nº 23205.005196/2023-22 (disponível para consulta no SIPAC). O professor Régis e a profª Ana Hammel apresentou a proposta de mudança do nome do curso, enfatizando que facilitará o processo de divulgação, o entendimento do perfil de formação e o acesso ao mercado de trabalho dos egressos. O Conselho de Campus aprovou esse item por consenso. 3. ENCERRAMENTO: Nada mais a tratar, as onze horas e quinze minutos, o presidente encerrou a sessão e eu, Elias Vedana, secretário da sessão, lavrei a presente Ata que após aprovada será assinada por mim e pelo presidente.

 

ELIAS VEDANA

SIAPE 2395647

Secretário da Sessão

 

MARTINHO MACHADO JUNIOR

SIAPE 1039216

Presidente do Conselho e Diretor de Campus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 22 de maio de 2023.
Data de publicação: 22 de junho de 2023.

Martinho Machado Junior
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

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