ATA Nº 1/CONSCLS/UFFS/2023

1ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL 16 De fevereiro de 2023

Aos dezesseis dias do mês de fevereiro de dois mil e vinte e três, às nove horas e oito minutos, reuniram-se no Auditório do Bloco A, os membros do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul para a primeira Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2023, sob a Presidência do Diretor de Campus, professor Martinho Machado Junior. Estiveram presentes os(as) conselheiros(as): Ana Cristina Hammel, Anderson Luiz de Oliveira, Fábio Luiz Zeneratti, Ivan Maia Tomé, Janete Stoffel, Joaquim Gonçalves da Costa, José Francisco Grillo, Julian Perez Cassarino, Leda Battestin Quast, Luiz Carlos de Freitas, Maude Regina Borba, Paulo Alexandre Nunes, Régis Clemente da Costa, Renato Paulo Glowka, Ricardo Key Yamazaki, Ronaldo César Daros, Ronaldo José Seramim, Siomara Aparecida Marques, Vitor de Moraes e a Secretária de Direção e dos Órgãos Colegiados, Ana Paula Pit Michelin. Justificaram ausências: justificaram suas ausências os professores Ceyça Lia Palerosi Borges, Josuel Alfredo Vilela Pinto, Thiago Bergler Bittencourt, Carlos José Raupp Ramos, Juliano Cesar Dias. Às 9 horas e oito minutos, logo após a contagem de quórum, o presidente cumprimenta os presentes dando boas vindas e dá início a sessão com os informes. 1. Expediente: 1.1 Comunicados gerais: a) Direção – O Diretor do Campus, prof Martinho Machado Junior informa que: a) Foi feita a designação da comissão local de consulta prévia informal à comunidade universitária para os cargos de Reitor e Diretor de Campus e deseja um bom trabalho e bom período de transição que iniciará após o resultado da indicação para Direção do Campus e informa que a equipe atual dará o aporte à nova equipe de trabalho que será formada; b) Está em andamento o processo seletivo de estagiários para o Campus com oferta de 3 vagas e cadastro de reserva com validade de 2 anos para os setores do Campus, informa o período de inscrições e solicita colaboração dos professores para ajudar a divulgar em sala de aula; c) A professora Silvia Massagli teve seu processo de remoção encaminhado para o Campus de Realeza após a aprovação pelo Conselho de Campus de Laranjeiras do Sul; d) Recebemos a visita da Escola Técnica de Laranjeiras do Sul e será realizado um acordo de cooperação para realizar espaços e intensificar ações que já são feitas, com uso dos laboratórios e estrutura do Laboratório de Mídias Digitais; e) Estamos com Edital aberto da Copel para o fomento de usina fotovoltaica, esse edital está aberto até o dia 17 de março e o Campus tem um grupo formado pela professora Cássia, professor Ernesto, Diogo, Ronan, Luciano da TI e prof. Martinho, informa que tiveram auxílio do pessoal do Campus Realeza que já participou de um edital e repassou as orientações ao grupo local, readequando o projeto de Realeza para Laranjeiras do Sul; f) Informa sobre o andamento da estação de aquicultura e que a previsão de conclusão é até maio desse ano; g) Em relação à cantina faltam finalizações de pintura e parte elétrica e que haverá um aditivo de reequilíbrio econômico e o comprometimento da empresa para finalizar a obra pois seria mais oneroso do que abrir nova licitação e conseguir novos recursos para finalização, as obras do galpão agrícola são executadas pela mesma empresa e está na mesma situação faltando de 30% a 35% de finalização; h) O cercamento das áreas experimentais foi concluído; i) Está no início da vigência o contrato da obra de cobertura entre blocos; j) A reforma dos telhados dos laboratórios já foi iniciada com recursos enviados diretamente do MEC atendendo a situação emergencial. Comentou por fim que o Ronaldo Seramim esteve constantemente a frente dessas ações e faz o reconhecimento ao apoio também da Reitoria; l) Sobre os estacionamentos acessíveis, informa que o início das obras estão previstas até 15 de março atendendo aqueles que precisam de local mais adequado por dificuldade de locomoção; m) O poço artesiano está em fase de conclusão; n) Tiveram algumas demandas que foram colocadas: infiltração da caixa de água e solicitação da CAEX para 2 poços artesianos, para os 2 poços o Campus conseguiu duas emendas parlamentares para estas obras; o) Haverá uma obra modular para salas de aula para atender as turmas; p) Permanecerá na lista a finalização da cobertura entre os blocos pois a emenda parlamentar e o recurso destinado pela Reitoria não contempla todo o percurso; q) Está previsto também no orçamento da Universidade, aprovado no Conselho Universitário, um centro de convivência para atender evento, auditório, e espaço de convivência; r) E por último, a quadra poliesportiva que já tem projeto aprovado em Chapecó está entre as demandas do Campus continua na lista de obras demandadas. b) Coordenação Administrativa: em complemento o Coordenador Administrativo informa que: a) o cumprimento do contrato está atrasado e que estão sendo realizados esforços para que a empresa termine a obra; b) sobre a impermeabilização da caixa d´agua que estava na lista da manutenção do campus a ser realizada pela empresa que assumiu os serviços, mas quando foi feito o orçamento o valor é muito alto, cerca de cem mil reais, devido à grandiosidade da caixa d´agua, se enquadra como obra, essa demanda vem da infraestrutura; c) A cantina está em fase de renovação contratual e a equipe já fez o levantamento de preços na cidade, há a possibilidade de renovação da Cantina da 15; d) Quanto ao RU a empresa ganhou a licitação com o preço de R$ 12,11 que é um preço baixíssimo em relação à média de orçamento que foi enviado para o processo licitatório, e que a empresa para ganhar ofertou esse preço mas que agora já entrou com pedido de reequilíbrio financeiro para aumentar o preço da alimentação para R$ 18,00 qual foi negado devido à não haver indicadores de inflação condizentes com o período contratual, a empresa tem tempo de ofertar uma contraproposta. A empresa deverá continuar cumprindo com as obrigações contratuais enquanto isso para não comprometer a própria empresa com penalidades; e) Quanto a transportes o Campus enfrenta grande dificuldade com os veículos velhos e o orçamento de manutenção de veículos teve redução pela Reitoria, e diante disso o servidor Anderson, responsável pelos transportes, está fazendo um esforço para fazer manutenções essenciais para atender as questões de segurança e saúde, a troca de pneu por exemplo está dependendo de doações da Receita Federal; f) Ao mesmo tempo conseguiu aumentar mais servidores terceirizados para auxiliar na manutenção do Campus, informa os números de terceirizados conforme contrato; g) Informa sobre as parcerias vigentes através de acordos de cooperação: TSE – para mesário voluntário reconhecimento de atividades acadêmicas complementares; Sicredi Laranjeiras – outdoor para divulgação das ações do Campus na BR 277; Observatório Social de Laranjeiras do Sul a equipe será divulgada no início das aulas para atuação fiscal e projetos de ensino e pesquisa e extensão no observatório para fiscalizar a gestão de recursos públicos no Município de Laranjeiras do Sul; Sebrae, parceria até 2026, para inovação e empreendedorismo na região da Cantuquiriguaçu; h) Informa as demandas do plano diretor de tecnologia da informação e comunicação encaminhadas a todos os servidores técnicos e docente, que deve estar integrado ao PDI da instituição; i) Reunião a ocorrer pela tarde desse mesmo dia, com a empresa responsável por solucionar problemas estruturais no Campus. 1.2 Aprovação da ata da 11ª Sessão Ordinária de 2022 do Conselho de Campus. Colocada em apreciação, a ata é aprovada. O Presidente da Sessão informa a pauta: 2 ORDEM DO DIA - 2.1 Apreciação da Proposta de Calendário das Sessões Ordinárias do Conselho de Campus de 2023 - Apreciada a proposta, o calendário das sessões foi aprovado por consenso. 2.2 Homologação do Regimento Interno do Conselho Comunitário – O presidente da sessão  pontuou que o Conselho Comunitário está bastante atuante e representado. Isso faz a universidade ter inserção na região, o professor Vitor – Lembrou que houve um amplo trabalho de divulgação no território Cantuquiriguaçu sobre a importância da participação do Conselho Universitário. O professor Julian questionou sobre a inclusão do assentamento Oito de Junho, nas entidades do Conselho de Campus, sendo respondido por Martinho que os convites foram feitos pessoalmente para incentivar a adesão. A secretária da SEDOC esclareceu que a inclusão de novos membros é possível, necessitando aprovação de 2 terços dos membros. O Presidente submeteu a homologação do Regimento Interno do Conselho Comunitário e houve aprovação por consenso. 2.3 da alteração do Colegiado Unificado do IEDOC-CN e CNMA  - Resolução nº 36/CONSCLS/UFFS/2023. O professor Vitor informa que houve inclusão dos novos nomes para representar os discentes desses cursos, sendo: Bruno Luiz Correia de Araújo, Taliane Mundis dos Santos, Ana Paula Rosa, e Francieli Aparecida Santana. O presidente submeteu ao Conselho de Campus a homologação para alterar o Colegiado Unificado, havendo por consenso aprovação geral desse tema. 2.4 Homologação da alteração da representação do Domínio Comum - RESOLUÇÃO Nº 55/CONSC-LS /UFFS/2021, que Designa a composição do Colegiado do Curso de Engenharia de Aquicultura; O presidente apresentou a proposta de alterar a composição do Colegiado do Curso de Aquicultura do Campus Laranjeiras do Sul, com os nomes de Siomara Aparecida Marques e Christiane Maria Nunes de Souza. Questionado o Conselho de Campus, houve aprovação por consenso. 2.5 – Constituição de Comissão para Divulgação e Angariação de alunos para nosso Campus – Demanda do Conselho Comunitário. Indicações: Comissão: Ronaldo Cesar Darós, Ronaldo Seramin, Eloir Faria, Vanderleia, Luiz Antonio de Souza e Arno Bento Mussoi. O Diretor Martinho pontuou as ações que a universidade realiza como incentivo à divulgação da instituição, como os eventos de Feira de Ciências – Organizado por pela professora Vivian Machado de Menezes, e UFFS de Portas Abertas, organizado pela professora Silvia Romão. Pontuou, ainda, que o Conselho Comunitário discutiu a importância de divulgar a universidade e que se pôs a disposição de fazer esse trabalho por meio de ações. O professor Julian – Lembrou que a participação da APP Sindicato é o principal caminho para trabalhar a divulgação do Campus. O Coordenador Administrativo Ronaldo Seramim – Comentou que é importante propor medidas de divulgação da UFFS, com a maior participação possível de servidores. O professor Luis Freitas – privilegiou as ações dessa comissão que futuramente deve fazer debate sobre os cursos da universidade, fazer um trabalho sobre a demanda regional dos cursos, por licenciaturas, ou um fórum de licenciaturas. Deve pensar estratégias que aumentem o interesse pelos cursos da universidade. O professor Régis – Comentou ações da universidade para a divulgação do ENEM, que se mostra um trabalho muito efetivo, com a entrega de panfletos de divulgação. Sugeriu que a universidade pode desenvolver uma ação para comunicar o impacto econômico dessa instituição num município como Laranjeiras do Sul e sua região. Também destacou a importância de reverter a imagem da universidade federal, distorcida pela política, e mostrar que tem credibilidade na sociedade. O Presidente submeteu ao Conselho de Campus a aprovação da Comissão para Divulgação e Angariação de alunos, sendo aprovado por consenso essa pauta. 2.6 INCLUSÃO – Consumo de drogas no Campus Laranjeiras do Sul  - O diretor Martinho – pontuou que frequentemente é identificado o consumo de drogas no Campus, como maconha. Recentemente foi identificado que alguns alunos consumiram drogas no Campus. Em seguida, Ronaldo Seramim comentou que foi localizado um celular de possível traficante, as medidas foram tomadas como boletim de ocorrência, e passado para as autoridades; relatou que alguns alunos são mal educados e desrespeitam o espaço do Bloco A, e inclusive os trabalhadores terceirizados, o que necessitou medidas incisivas de contenção desses hábitos. O professor Luis Freitas – pontuou a importância de estudar os motivos que levam os estudantes a consumir entorpecentes, aprofundando o debate sobre esse tema. Com relação à indisciplina dos estudantes com as orientações, necessita um posicionamento firme dos servidores. O professor Julian – reforçou o posicionamento do professor Luis Freitas, sobre a indisciplina dos estudantes com servidores. Sugeriu que deva ser realizado um trabalho de conscientização em sala de aula com professores que trabalham essa temática. E trazer suportes para o Conselho de Campus para trazer soluções a esse problema. Ronaldo Darós – ponderou a importância de informar as autoridades sobre a identificação de traficantes, a fim de resguardar a segurança dos vigilantes do Campus. O Diretor pontuou que foi identificado a circulação de traficantes no Campus, porque foi localizado um celular perdido de um traficante e uma quantidade significativa de entorpecentes. E como autoridade pública a equipe diretiva não pode ser isenta de tomar medidas para restringir o consumo, para impedir que traficantes circulem o Campus. Como ação mais incisiva, a direção levou esses fatos para a autoridade policial. Houve Encaminhamento realizado de três nomes, incluindo o servidor Everton Vieira Martins, Martinho Machado Junior,  Thiago Bergler Bitencourt, e Luis Carlos de Freitas, como interessados em  compor o grupo de trabalho para tratar da questão. 3. ENCERRAMENTO: Não havendo manifestações, às onze horas e trinta minutos, o presidente encerrou a sessão e eu, Ana Paula Pit Michelin, secretária da sessão, lavrei a presente Ata que após aprovada será assinada por mim e pelo presidente.


ANA PAULA PIT MICHELIN
SIAPE 1951837
Secretária da SEDOC-LS

MARTINHO MACHADO JUNIOR
SIAPE 1039216
Presidente do Conselho e Diretor do Campus

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 16 de fevereiro de 2023.
Data de publicação: 18 de abril de 2023.

Martinho Machado Junior
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

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