ATA Nº 4/CONSCLS/UFFS/2021

04ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

Aos treze dias do mês de maio de dois mil e vinte e um, às dez horas, por videoconferência pelo sistema Webex (devido as atividades remotas, por conta da pandemia COVID-19), reuniram-se os membros do Conselho de Campus, do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Estiveram presentes na sessão os membros: Alexandre Manoel dos Santos, Antonio Maria da Silva Carpes, Andresa Freitas, Betina Muelbert, Catia Tavares dos Passos Francisco, Cristiano Augusto Durat, Diogo José Siqueira, Eleazer Felipe, Fabio Pontarolo, Gustavo Henrique Fidelis dos Santos, Henrique Von Bittencourt, Joaquim Gonçalves da Costa, Josuel Alfredo Vilela Pinto, Larissa Canhadas Bertan, Marcelo Grassi, Martinho Machado Junior, Paulo Alexandre Nunes, Ricardo Key Yamazaki, Ronan Maciel Marcos, Ticiana Carla Southier Mesquita e Vivian Machado de Menezes para a Quarta Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2021. Esteve presente também o servidor Luiz Felipe da Paz, que a partir do dia três de maio (03/05/2021), passou a responder pela Secretaria de Direção e Orgãos Colegiados. Alguns conselheiros tiveram ausência justificada, seja por questões de afastamento/férias ou pelo contato, através de e-mail, informando da ausência para a presente sessão e convocando então seus suplentes a participar. Foram eles: Thiago Bergler Bitencourt, Ronaldo Seramim, Felipe Mattos Monteiro, Fernanda Marcon e Roberto Antônio Finatto. Iniciou-se a Sessão às 10 horas, logo após a conferência do quórum por meio de visualização dos presentes na sala web. Dando início a Sessão, o presidente, professor Martinho Machado Junior informou sobre uma solicitação de alteração da pauta, sendo a remoção do ponto 2.4 devido à impossibilidade de participação da Conselheira Fernanda Marcon, que solicitou a inclusão do mesmo. Estando todos de acordo com a alteração, e aprovando sem manifestações contrárias a pauta após a alteração, deu-se continuidade às matérias da sessão. 1. EXPEDIENTE: 1.1 Comunicados gerais: 1.1.1 Dando início aos comunicados, o servidor Eleazer Felipe que está representando a Coordenação Administrativa em substituição ao conselheiro Ronaldo que encontra-se em período de férias, falou sobre o atual andamento das obras no campus. Eleazer lembrou o grupo sobre o processo de matrículas que está ocorrendo, por ser também membro de uma das comissões envolvidas e ser do interesse do grupo todo a efetivação de novas matrículas na Instituição. 1.1.2 Em seguida, assumiu a palavra a decente Vivian Machado de Menezes, representando e trazendo os informes relacionados a Coordenação Acadêmica, na qual está respondendo atualmente como Coordenadora em Exercício, em função dos afastamentos do titular Thiago Bitencourt para licença paternidade e férias. Vivian informou sobre o Processo Seletivo para contratação de professor do magistério superior substituto (PS 03/2021 – Edital Nº 378/GR/UFFS/2021), bem como apresentou, com a colaboração do colega Eleazer, informações acerca dos prazos e previsões para conclusão dos processos de matrícula para o próximo semestre. 1.1.3 Na sequência, assumiu a palavra a conselheira Betina informando os membros do Conselho sobre o término de seu mandato como Coordenadora do Curso de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, e de que, conforme deliberação do Colegiado do curso, será escolhida uma nova gestão, através de consenso em reunião a ser realizada nos próximos dias, para assumir a referida Coordenação. 1.1.4 Martinho aproveitou o espaço para reforçar um pedido a todos os presentes, no sentido de colaborar com a divulgação da Universidade Federal da Fronteira Sul, bem como, das inúmeras atividades e eventos que ela produz. Dessa forma, a comunidade acadêmica colaborará para ampliar o alcance da UFFS na região, provocando um reflexo positivo nos números de matrículas realizadas nos próximos semestres. 1.1.5 Professor Martinho lembrou também aos presentes sobre a disponibilidade do Laboratório de Mídias Digitais e serviços relacionados oferecidos pelo campus para auxiliar os servidores. O conselheiro Alexandre Manuel colaborou para o informe destacando a importância desse espaço/serviço disponibilizado pelo campus nesse processo de adaptação e aperfeiçoamento do trabalho nesse contexto remoto, sejam eles docentes ou técnicos administrativos. Na sequência, não havendo mais informes, passou-se à orderm do dia. 2. ORDEM DO DIA: 2.1 Aprovação da ata da 3ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus 2021; A Ata da Terceira Sessão Ordinária do Conselho de Campus, foi encaminhada com antecedência aos membros e após ser revisada pelo servidor Luiz Felipe, bem como, receber alguns ajustes solicitados via e-mail por conselheiros, foi aprovada sem manifestações contrárias. 2.2 Atualização do Nível de Segurança Operacional do Campus Laranjeiras do Sul, para maio de 2021; Após a fala da conselheira Catia Tavares dos Passos Francisco, que apresentou ao grupo algumas das informações utilizadas para emissão da última atualização do documento, sendo elas baseadas nos números disponibilizados pelas Organizações de Saúde Pública no Estado do Paraná e Laranjeiras do Sul, o parecer para o campus Laranjeiras do Sul manteve o nível cinco (5) de risco (máximo) para o Nível de Segurança Operacional do mês de maio. Em seguida, professor Martinho assumiu a palavra e consultou o servidor Diogo quanto a existência e disponibilidade de um equipamento de ultrarrefrigeração no campus. Tal consulta, baseia-se nas informações de que o Estado do paraná possui doses da vacina produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer, utilizada no combate ao novo coronavírus. Martinho destacou que essas doses, assim como outras que podem vir a chegar no Estado do Paraná só poderiam ser distribuídas/enviadas ao interior do Estado, se hover nesses locais, os equipamentos corretos para armazená-las. Nesse sentido, o Conselheiro Diogo José Siqueira, responsável pelos Laboratórios, informou que o campus possui tal equipamento (ultrafreezer), e que inclusive, o mesmo já foi colocado a disposição da Secretaria Municipal de Saúde anteriormente para tal finalidade. Quanto questionado sobre a atual situação das manutenções preventivas do equipamento, Diogo informou que estão em dia. Diante do exposto, Professor Martinho sugeriu um encaminhamento no sentido de produzir um Ofício, destinado à Secretaria Municipal de Saúde, reforçando a disponibilidade do equipamento da Universiade para auxiliar nessa questão, no mesmo ofício, conforme sugestão de Conselheiros, serão anexados os laudos de manutenção e funcionamento do equipamento. 2.3. Indicação de Titular e Suplente para a Comissão Institucional de Eleição do Consuni; O presidente do conselho, professor Martinho Machado, consultou entre os membros quanto ao interesse, disponibilidade e/ou indicação de membros para a referida Comissão. Professor Martinho destacou que, aqueles que participam da Comissão não podem concorrer ao pleito na referida eleição. Posto isso, Martinho indicou encaminhamento sugerindo, a partir da ausência de manifestações no presente Conselho, uma indicação realizada através de consulta inicial por e-mail, e persistindo a ausência de manifestações, um resgate dos dados históricos de participação dos docentes em comissões para realizar a indicação desses membros via Ofício. Na sequência, a proposta de encaminhamento foi aprovada sem manifestações contrárias. 3. ENCERRAMENTO. Nada mais havendo a tratar, eu, Luiz Felipe da Paz, secretário dos órgãos colegiados, lavrei a presente Ata, que, após aprovada, será assinada por mim e pelo presidente.

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 13 de maio de 2021.
Data de publicação: 22 de novembro de 2021.

Martinho Machado Junior
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

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