ATA Nº 1/CONSCLS/UFFS/2020

ATA Nº 01 de 20 de fevereiro de 2020- 1ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

Aos vinte dias do mês de fevereiro de dois mil e vinte, às quatorze horas, na sala 207 do Bloco A, do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, reuniram-se os membros: Alexandre Manoel dos Santos, Alexandre Monkolski, Anderson Luiz de Oliveira, Andresa Freitas, Antônio Maria da Silva Carpes, Cátia Tavares dos Passos, Diogo José Siqueira, Fabio Pontarolo, Fernanda Natali Demichelli, Gracialino da Silva Dias, Henrique Von Hertwig Bittencourt, Jhonatann Oliveira Martins, Joaquim Gonçalves da Costa, Marcelo Grassi, Martinho Machado Junior, Ricardo Key Yamazaki, Roberto Antônio Finatto, Ronaldo José Seramim, Ronan Maciel Marcos, Siomara Aparecida Marques, Thiago Bergler Bitencourt, para a primeira Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2020, conforme lista anexa, e a secretária executiva Jaciele Hosda para registro. Justificaram ausência: Aline Pomari Fernandes, Betina Muelbert, Larissa Canhadas Bertan, Leda Battestin Quast, Ronie Von Teixeira Santana, Ticiana Carla Southier Mesquita, Vivian Machado de Menezes. INFORMES: 1.1 Martinho Machado Junior deu as boas vindas à todos(as) e desejou um bom ano de trabalho, com muita cautela e força para lutar em conjunto para as ações que estão postas a universidade, que a defesa pela universidade pública deve estar acima de todas as questões da UFFS, entre outros aspectos destacados por Martinho. 1.2. a equipe diretiva trabalhou para ter a recepção dos alunos que estão chegando na UFFS, a fim de demonstrar que a universidade é acima de quatro paredes, modificando o espaço para um espaço mais humanizado. 1.3. a equipe diretiva, junto com a reitoria, vem buscando a desburocratização de alguns pontos documentais. 1.4. no início do semestre houve problemas de comunicação, considerando que a universidade não é vista fora do campus, neste sentido a partir do primeiro semestre a TI do campus e a SETI desenvolveram um aplicativo do campus, sendo o primeiro da UFFS, a fim de auxiliar na orientação de todos. 1.5. a equipe diretiva vem trabalhando com uma chamada pública para patrocínio de outdoors. 1.6. a equipe diretiva do campus irá desenvolver comunicação pelo campus (redes sociais), assumindo as responsabilidades; 1.7. sobre o informativo semanal precisa ser modificado, o campus irá propor vídeos para mostrar mais o campus. Martinho Machado Junior falou que a gestão não se faz sozinho, precisa da ajuda de todos para divulgar a UFFS. 1.8. O coordenador acadêmico informou que segunda-feira passada finalizou as chamadas de matrículas, e a taxa de procura tem caído bastante, o perfil do acadêmico mudou, várias questões que dificultam o interesse pela matrícula e cursos. A proposta é solicitar matrículas online e mudar a forma do site. 1.9. A terceira chamada será dia 02 de março e apenas os cursos de pedagogia, agronomia e ciências econômicas tem lista de espera. 1.10. no dia 06 de março terá uma capacitação, será encaminhado à todos o convite; 1.11. no dia 09 de março haverá encontro com a UTFPR de Pato Branco para discutir ações pedagógicas, a fim de entender quais foram as medidas que eles utilizaram para melhorar os PPCs, relação professor aluno, flexibilização de ingresso, entre outros assuntos, com finalidade de melhorar taxas de evasão e retenção, foram convidados todos os servidores dos setores acadêmicos e coordenadores presentes no campus. Neste mesmo dia virá um professor pra trabalhar com metodologias de ensino para todos os docentes. 1.12. no dia 19 de março terá palestra com associação dos engenheiros para trabalhar a questão do ser engenheiro a nível nacional. 1.13. Diogo José Siqueira questionou sobre a licitação do transporte público, enfatizando que precisa ser revisto. Thiago Bergler Bitencourt explicou que a dificuldade é a questão de prazos curtos. 1.14. Gracialino da Silva Dias mencionou que a ocupação de vagas de pedagogia, se deu pelas visitas nos colégios e secretarias de educação. Relatou a importância de ir a campo mostrar a universidade, além de necessidade de ter apoio do campus na questão de transporte; Martinho Machado Junior mencionou que solicitou a reitoria para que peça ao ministério da agricultura os carros que foram resgatados por eles, em vários casos carro zero quilômetros. Ronaldo José Seramim mencionou que foi solicitado frota nova de carros para a reitoria. 1.15. Ronaldo José Seramim mencionou que estamos na UFFS em fase de manutenção interna, pediu para todos repassarem as demandas para a coordenação administrativa, relatou que esta vendo o que pedir, o que se pode pedir, e o que podemos fazer pelo campus, ou o que pedir via Reitorias e Pró-Reitorias. 1.16. O poço artesiano está com dificuldade de manter a água no campus, e não tem contrato de manutenção, sendo que a bomba já não trabalha em sua capacidade normal. 1.17. sobre a manutenção do RU, Ronaldo José Seramim mencionou que terá conversa com representantes do RU no dia 27 desse mês. 1.18. A equipe diretiva terá reunião com o secretário de esportes para convênios e parcerias. 1.19. Esta sendo realizado convênio com a prefeitura municipal referente ao plano de arborização. 1.20. A equipe diretiva teve reunião com a equipe do SIASS referente a ações de saúde e bem estar, para definir ações e atividades para o ano. 1.21. Em relação ao orçamento, houve redução de custeio de 3,32% para o campus. A equipe diretiva está estudado onde será impactado essa redução. 1.22. os equipamentos empenhados em 2019, foram todos solicitados para compra. Ronaldo José Seramim mencionou que há alguns equipamentos no laboratório que ainda nem forma utilizados, precisa da ajuda dos docentes para uso desses equipamentos. Diogo José Siqueira explicou todo processo de compra de materiais, e controles para os materiais e equipamentos do laboratório. 1.23. a caixa d’agua utilizada pelo campus está comprometida, já está previsto a construção de outra caixa d’agua, pois são problemas de obras. 1.24. Ronaldo José Seramim, Antônio Maria da Silva Carpes e Eloir Faria de Paula, estiveram no município de Virmond em reunião com o comitê do território da Cantu, com as associações comerciais, poder público, SEBRAE e outras associações. No dia 12 de abril terá a segunda reunião com todas os representantes da Cantu, para pensar ações de desenvolvimento na região. Ronaldo José Seramim convidou todos para participar dessa segunda reunião. Antônio Maria da Silva Carpes mencionou que participa dessas reuniões há 1 ano, e avançaram no desenvolvimento estratégico. Enfatizou que a partir das demandas apresentadas, precisa-se ter “braços” para atender a todas. Com esse evento na universidade é uma oportunidade para atender e possibilitar as demandas solicitadas. 1.25. Contratações dos TAES – houve o concurso em 2019, com três vagas, foram nomeadas em janeiro de 20202 e dois dias depois cancelado as nomeações. A previsão é que se efetive nos próximos dias. A vaga de TI que não teve aprovados, estamos vendo outros procedimentos para suprir essa vaga. 1.26. Diogo José Siqueira, enquanto chefe da brigada de incêndio, informou que na semana passada houve um disparo falso de alarme, e que a movimentação das pessoas foi muito baixa, e que se o alarme for disparado é preciso atender ao plano de abandono. 2. ORDEM DO DIA: 2.1. Aprovação da Ata da 11ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus 2019: A Ata foi aprovada por unanimidade, sem alterações. 2.2. Definição de calendário de Sessões para 2020: Após discussão foi definido as datas: 20/03/2020 (2ª Sessão Ordinária), 13/04/2020 (3ª Sessão Ordinária), 05/05/2020 (4ª Sessão Ordinária), 03/06/2020 (5ª Sessão Ordinária), 02/07/2020 (6ª Sessão Ordinária), 07/08/2020 (7ª Sessão Ordinária), 14/09/2020 (8ª Sessão Ordinária), 06/10/2020 (9ª Sessão Ordinária), 04/11/2020 (10ª Sessão Ordinária), 03/12/2020 (11ª Sessão Ordinária) em dias alternados da semana, com início as 14h. Foi aprovada as datas deixando aberto para eventuais alterações. 2.3. Definição de data para entrega do Plano Anual de Atividades (PAA) docente: Ricardo Key Yamazaki questionou sobre o preenchimento do PAA, se é preciso realmente preencher todos os campos do formulário, pois alguns são lógicos. Thiago Bergler Bitencourt mencionou que é necessário, por ora está em regulamentação, e necessita ser seguido. Gracialino da Silva Dias discursou sobre a obrigação do docente e que no currículo é obrigatoriamente ter 10% em extensão. Propôs um debate sobre as disciplinas para inserção da extensão, devido a baixa compreensão do currículo para discussão da extensão. Thiago Bergler Bitencourt relatou que nem tudo que é previsto no PAA é preciso realizar, pois é apenas uma previsão. Antônio Maria da Silva Carpes enfatizou que o memorial deveria ser o mesmo do RAA. Ronan Maciel Marcos recordou que em todo ano há discussão sobre importância do PAA, e não se efetiva discussão. Alexandre Manoel dos Santos mencionou que, enquanto conselheiro, precisa discutir impactos sobre todos os servidores e não individualizando, lembrou que o PAA, RAA e Memorial jamais são usados contra o professor, pelo contrario, é o relato das atividades que o professor realizou. Recordou que o memorial é trabalhado também por outros colegas, para a transição a um novo plano de carreira, deve-se dedicar mais tempo. E ao mesmo tempo o PAA e RAA são instrumentos administrativos. São coisas diferentes. Quanto ao tempo, concorda que realmente leva tempo esses vícios de burocracia, no seu uso excessivo. Após discussão ficou definida a data de envio do PAA para a coordenação acadêmica pelos professores até 31.03.2020, para que a coordenação acadêmica emita parecer para aprovação pelo Conselho de Campus na Sessão do dia 13.04.2020. A secretária dos Órgãos Colegiados, irá encaminhar orientação quanto ao preenchimento do PAA à todos os docentes por e-mail. 2.4. Alteração de membros da Comissão Permanente de Processos de Remoção, Permuta, Redistribuição, Colaboração Técnica e Licenças e Licenças Não Remuneradas – campus Laranjeiras do Sul (CPPRL – LS): Na última sessão de 2019 os membros da CPPRL – LS solicitaram substituição, pois já estavam há anos trabalhando na comissão. Tal comissão é constituída por dois TAES e dois docentes. Os TAES em reunião indicaram para homologação do Conselho de Campus as servidoras Marcia Regina Maximovski e Fabiana Santos de Oliveira. Quanto a indicação dos docentes a coordenação acadêmica trouxe para que os conselheiros possam realizar a indicação, sugeriu que seja averiguado docentes que não estejam em colegiados, e em último caso indicar por meio de sorteio. Alexandre Manoel dos Santos propôs encaminhar e-mail à todos os docentes para que estes manifestem interesse em forma de consulta, caso não se manifestem a direção pode chamar para participar. Após discussões e sugestões, o professor Alexandre Manoel dos Santos se propôs a participar da comissão. Houve proposta da outra vaga para a comissão ser escolhida pela direção, por meio de um e-mail como consulta, caso não haja interessados realizar sorteio com os docentes que não participam de colegiado, e por último por ato administrativo. Ronan Maciel Marcos mencionou que a direção tem a prorrogativa de indicar e trazer para homologar no Conselho de Campus. Alexandre Manoel dos Santos sugeriu tirar o ato administrativo dos requisitos para escolha de membros para a comissão, o que foi aprovado por todos a retirada do item “ato administrativo”. Dessa forma foi homologada a substituição dos membros, passando a fazer parte os servidores: Marcia Regina Maximovski, Fabiana Santos de Oliveira, Alexandre Manoel dos Santos e a última vaga a ser definida pela consulta por e-mail, ou sorteio entre os docentes que não participam de colegiados. A Resolução deverá ser posterior a indicação do último membro. 3. Encerramento. Nada mais havendo a tratar, eu, Jaciele Hosda, secretária dos órgãos colegiados, lavrei esta Ata, que, após aprovada, será assinada por mim e pelo presidente.

Jaciele Hosda_________________________________________________________________

Martinho Machado Junior ______________________________________________________

 

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 20 de fevereiro de 2020.
Data de publicação: 16 de abril de 2020.

Martinho Machado Junior
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

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