ATA Nº 3/CONSCCH/UFFS/2020

ATA DA 3ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2020 DO CONSELHO DO CAMPUS CHAPECÓ

Aos vinte e seis dias do mês de maio de dois mil e vinte, às quatorze horas e sete dois, através do sistema de videoconferência WEBEX, na sala virtual do Conselho de Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, realizou-se a 3ª Sessão Ordinária do Conselho do Campus, presidida pelo diretor do campus Chapecó, Roberto Mauro Dall’Agnol. Participaram da sessão os conselheiros titulares: Gabriela Gonçalves de Oliveira (coordenadora acadêmica); Diego de Souza Boeno (coordenador administrativo), Moacir Francisco Deimling, Samuel Mariano Gislon da Silva, Fernando Bevilácqua, Crhis Netto de Brum, João Paulo Bender, Élsio José Corá, Vicente Neves da Silva Ribeiro, Ari José Sartori, Noeli Gemelli Reali, Morgana Fabiola Cambrussi, Lucia Menoncini e Marcelo Moreno (coordenadores de cursos de graduação); Igor de França Catalão e Samira Peruchi Moretto (coordenadores de curso de pós-graduação); Fernando Perobelli Ferreira, Guilherme Dal Bianco, James Luiz Berto, Letícia Ribeiro Lyra, Margarete Dulce Bagatini e Nedilso Lauro Brugnera (representantes docente); Cesar Capitanio, Roseni Maria Zuconelli e Rozilene Bellaver (representante dos TAE’s); Eduardo Cesar da Costa, Gabriela Cima dos Santos e Ricardo Demeneck Reinaldo (representantes discentes de graduação); e Bernardo André Mantovani (representante discente de pós-graduação). Participaram da sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Patrícia Graff, Ani Carla Marchesan, Flavio Miguel de Oliveira Zimmermann e Jonas Goldoni. Não participaram da sessão por motivo justificado os conselheiros: Milton Kist, Janice Teresinha Reichert, Odair Neitzel, Ricardo Demeneck Reinaldo e Rivaldo de Almeida Arruda. Participaram ainda os conselheiros suplentes: Claiton Marcio da Silva e Andréia do Prado Bueno. O Coordenador do PROFMAT, prof. Vitor José Petry participou como ouvinte da sessão, tendo em vista a indisponibilidade dos novos coordenadores do curso, e em razão da portaria de nomeação dos coordenadores ter sido publicada poucos dias antes da presente sessão. Verificada a existência de quórum, o presidente declarou aberta a sessão, as 14h07 agradecendo a presença de todos. Passou-se ao ponto 1. Expediente: 1.1 Apreciação da Ata da 2ª Sessão Ordinária de 2020: A ata foi disponibilizada no moodle, e em regime de votação, a mesma foi aprovada por unanimidade. 1.2 Comunicados: O presidente questionou os conselheiros se teriam comunicados a fazer, e não havendo inscritos, passou a fazer os comunicados por parte da presidência. Iniciou com o comunicado referente ao Relatório Anual 2019, informando que o mesmo ainda não está concluído, mas que a conclusão deve se dar nos próximos dias, e em seguida, ser encaminhado à Comissão Permanente de Administração, para relatoria. O próximo comunicado, feito pela Secretaria foi referente a comunicado recebimento de ofício da CPPD com cronograma para a elaboração do novo edital do PIACD, para o biênio 2021-2022. Outro comunicado feito pela Secretaria diz respeito ao ofício enviado por este conselho solicitando auxilio para a elaboração de estudo acerca do dimensionamento para alocação das vagas de docentes do campus Chapecó, que remeteu ao NPPD-CH a realização do estudo. Em seguida, o presidente em razão de problemas no áudio da Coordenadora Acadêmica informou que o comunicado referente ao prazo para entrega do PAA/2020, seria feito em momento posterior. Sem mais comunicados a serem feitos, passou-se à ordem do dia. O presidente questionou os conselheiros se havia solicitações de inclusão em pauta, obtendo resposta positiva. O conselheiro Vicente Neves da Silva Ribeiro solicitou a palavra para consultar o presidente a respeito da priorização do orçamento na parte de investimentos, obras, etc, uma vez que foi aprovado no debate sobre a proposta orçamentária de 2020, que a parte do campus não só referente ao custeio, mas também ao capital, as prioridades de investimentos deveriam passar pelo Conselho de campus. Continuou dizendo que verificou que este item foi vetado pelo Reitor, e questionou o presidente acerca de como poderia ser dar o encaminhamento por parte deste conselho. O presidente, com a palavra informou que não vê óbice à inclusão da temática para análise por este conselho, porém entende ser prudente aguardar o devido esclarecimento acerca das razões do veto e sugeriu tratar da matéria em uma reunião específica, até a primeira quinzena de junho, consultando o conselheiro sobre o encaminhamento sugerido. O conselheiro Vicente Neves da Silva Ribeiro manifestou-se positivamente. Na sequencia o presidente consultou os demais conselheiros se concordam com o encaminhamento, obtendo retorno positivo, e informou que seria convocada uma sessão Ordinária para tanto, uma vez que o prazo é possível, e que o Regimento Interno do Conselho de Campus prevê onze reuniões anuais, e a sessão de março não foi realizada. Na sequência, a Coordenadora Acadêmica fez o comunicado acerca do prazo do PAA/2019, informando que o mesmo está em aberto por prazo indeterminado em razão da suspensão do calendário acadêmico, e quando houver o retorno das atividades acadêmicas presenciais, ainda será oferecido mais um prazo para os docentes que não tiverem concluído o preenchimento. Por fim, a Secretaria informou que recebeu uma solicitação de inclusão em pauta em regime de urgência, que trata da homologação da nova composição do Colegiado do Curso de Administração. O conselheiro Moacir Francisco Deimling, coordenador do curso de Administração justificou a inclusão no sentido de que os novos membros já possam participar das próximas reuniões que serão realizadas. Em apreciação a inclusão em pauta em regime de urgência, a mesma foi aprovada por unanimidade. O presidente da sessão questionou os conselheiros se tem mais alguma inclusão a ser feita, para reorganização dos pontos de pauta e, não havendo mais alterações na pauta, passou-se à ordem do dia. 2. Ordem do Dia: Como de praxe, o presidente solicitou os conselheiros se concordam com a alteração da pauta, colocando como primeiro item a posse do conselheiro Jonas, a fim de possibilitar que o mesmo exerça seu direito de voto, obtendo resposta positiva. 2.1 Posse de conselheiro. Foi empossado o conselheiro Jonas Goldoni, ficando como inclusão em pauta, para a próxima sessão, a posse do conselheiro ausente Délcio Marquetti. 2.2 Homologação da nova composição do Colegiado do Curso de Administração, com análise favorável pela Coordenação Acadêmica através do processo 23205.005165/2020-29, restou aprovada por unanimidade. 2.3 Homologação do RAA/2019, com solicitação para inclusão em pauta através do processo 23205.005121/2020-07. O presidente concedeu a palavra à Coordenadora Acadêmica, a qual fez um breve relato sobre a situação dos docentes acerca do RAA/2019, informou que 18 docentes estão com o relatório com staus “em aberto”, e 19 docentes não preencheram. Por fim, solicitou a homologação deste conselho, dos 185 docentes que tiveram o RAA/2019 com parecer favorável. O presidente deste Conselho solicitou a homologação deste conselho do seu Relatório Anual de Atividades, e projetou seu relatório aos conselheiros, fazendo breves comentários. O presidente destacou que em relação aos docentes que não enviaram o relatório, será adotado o mesmo protocolo do ano anterior, no qual foi feito contato pela Direção do Campus buscando compreender o motivo pelo qual o relatório está pendente, solicitando uma justificativa para que se abra novamente o prazo, pela última vez, antes de se enviar à PROGESP os nomes dos docentes com referida pendência, para as devida providências. Em regime de votação, a homologação dos RAA/2019 expostos, com parecer favorável da Coordenação Acadêmica, restou aprovada por unanimidade. 2.4 Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas - processo 23205.001040/2020-20. A conselheira Samira Peruchi Moretto, vice presidente da Comissão Permanente de Ensino de Graduação e Pós-Graduação foi a responsável pelo parecer no referido processo, votando pela aprovação do Mestrado em Ciências Biomédicas - Mestrado Acadêmico. Em discussão, com a palavra o conselheiro Igor de França Catalão parabenizou os membros docentes que atuaram no processo, e reforçou ser necessário apoio para o desenvolvimentos dos programas de pós graduação, um secretário por programa, e espaços físicos para desenvolvimento da pós-graduação, com salas de aula, salas de estudo, e salas para defesas, entre outras, principalmente com a finalização do bloco C. Foi comentado na sessão ainda sobre o dimensionamento dos TAEs no campus, e sobre as FCCs dos Coordenadores dos Cursos de pós-graduação. O presidente com a palavra, comentou que com a conclusão do Bloco C, está sendo previsto um espaço amplo para a pós-graduação, com salas de aula e estruturas para defesa, por exemplo. Comentou ainda que a direção do campus está em busca de novos servidores para o campus, para atender a demanda, não somente na pós-graduação, quanto no campus como um todo. Por fim, após procedida a leitura, e feitas as considerações e comentários sobre este ponto de pauta, o presidente colocou o parecer em votação, e o programa de pós-graduação em Ciências Biomédicas, restou aprovado por unanimidade. 2.5 Homologação da Coordenação Adjunta de Extensão, do Comitê Assessor de Extensão e Cultura do campus Chapecó, com solicitação para inclusão em pauta através do processo 23205.005130/2020-90, pela Coordenação Acadêmica. O nome da professora Maria Lucia Marocco Maraschin foi sugerido. Em regime de votação, a nova coordenadora adjunta de extensão do campus Chapecó foi homologada por unanimidade. Não havendo mais nada a tratar, às quinze horas e dezenove minutos foi encerrada a sessão, da qual eu, Alana Zamoner Valmorbida, Secretária de Direção e dos Órgãos Colegiados, lavrei a presente ata que, aprovada, segue assinada por mim e pelo presidente.

 

Data do ato: Chapecó-SC, 26 de maio de 2020.
Data de publicação: 24 de junho de 2020.

Roberto Mauro Dallagnol
Presidente do Conselho de Campus Chapecó

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