Processo de Enfermagem: história e teoria

 

Processo de Enfermagem: história e teoria

"O saber e o fazer da Enfermagem apresentam uma evolução contínua, que
precisamos acompanhar, se temos a intenção de criar as condições para utilizar
processos, métodos ou instrumentos que organizem nossa prática, de modo a
produzir resultados positivos para a saúde das pessoas de quem cuidamos."

Telma Ribeiro Garcia

 

Organizadoras:

Carla Argenta, Edlamar Kátia Adamy e Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencourt

 

 

 

          


Apresentação

Processo de Enfermagem: história e teoria apresenta um recorte histórico acerca da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e Processo de Enfermagem (PE), considerando uma abrangência nacional, regional e local.
O livro reúne subsídios para oferecer à comunidade a partir das atividades e ações ininterruptas de professores e estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) e de enfermeiros da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF).
Oportuniza ao leitor adentrar em aspectos teóricos relativos à metodologia do PE, destacando os Sistemas de Linguagens Padronizadas (SLP) que possuem interface com suas etapas. Além disso, possibilita alinhar o uso do PE a concepções e conceitos contemporâneos, como as melhores práticas e segurança do paciente, mostrando as interlocuções presentes na qualificação e no aprimoramento da assistência como princípios fundamentais das práticas em saúde.
A expectativa é de que os leitores possam usufruir da produção desenvolvida para reprodução deste modelo de aplicação do PE devidamente ajustados as suas realidades. E, em última instância, que se cumpram de fato as resoluções legais e éticas da Enfermagem quanto ao PE, assim como se atinjam patamares de satisfação tanto profissional quanto dos usuários dos serviços em relação aos resultados da atenção à saúde oferecida.

 

Sobre as organizadoras

Carla Argenta  
 
Enfermeira. Doutora e Mestre em Enfermagem (UFRGS). Especialista em Urgência, Emergência e Trauma (UNIJUÍ). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando na Saúde do Idoso e do Adulto, Processo de Enfermagem e Sistemas de Linguagens Padronizadas em Enfermagem.

Edlamar Kátia Adamy 

Enfermeira. Doutora em Enfermagem (UFRGS). Mestre em Saúde Coletiva (UNOESC). Docente do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da UDESC. Pesquisadora e integrante dos grupos de pesquisa Cuidado Humano e Processo Saúde-Adoecimento e do Grupo de Estudos sobre Saúde e Trabalho (GESTRA). Diretora de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) Nacional, gestão 2016-2019.

Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencourt  

Enfermeira. Doutora em Enfermagem (UFSC). Mestre em Enfermagem pela Escola Anna Nery da UFRJ. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UFFS e da UDESC. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Popular e Formação em Saúde e Enfermagem (EDUFES/UFFS). Membro da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem de Santa Catarina (COMSISTE).