O tradutor-intérprete de Libras escolar, seu conhecimento de Física e a percepção de sua práxis

O tradutor-intérprete de Libras escolar, seu conhecimento de Física e a percepção de sua práxis

 

 “É impossível para aqueles que não conhecem a língua de sinais perceberem sua importância para os surdos, sua enorme influência sobre a felicidade moral e social dos que são privados da audição e sua maravilhosa capacidade de levar o pensamento a intelectos que de outra forma ficariam em perpétua escuridão. Enquanto houver dois surdos no mundo e eles se encontrarem, haverá o uso de sinais."

(Joseph Schuyler Long)

Autora: Camila Gasparin

       

 


Apresentação

Esta obra objetiva ser um material informativo para todos os interessados em inclusão de surdos, sejam estudantes, profissionais da educação ou familiares buscando orientação inicial quanto à legislação de inclusão, educação especial, especificidades da formação do intérprete e sua atuação com os estudantes surdos no dia a dia escolar. A partir da pesquisa desenvolvida no Mestrado,  a autora busca contribuir para a efetiva inclusão dos surdos, o acesso ao sagrado direito ao conhecimento, a vivência escolar prazerosa e para a construção de um futuro acadêmico e profissional brilhante para todos, sejam eles surdos, ouvintes, cegos ou que tenham qualquer necessidade específica.

"O tradutor-intérprete de Libras escolar, seu conhecimento de Física e a percepção de sua práxis" constitui-se de duas partes; na primeira, apresenta o embasamento teórico utilizado na pesquisa da qual se originou o livro. Nela se  encontram, portanto, o histórico da educação de surdos no mundo e no Brasil, seu arcabouço legal e seu desenvolvimento histórico, a formação dos intérpretes de Libras no país e sua atuação profissional, o ensino de Física, as misconceptions dos conceitos de Física presentes após a educação formal de nível básico e o conhecimento de Física dos intérpretes de Libras. Na segunda, que mostra o resultado da pesquisa aplicada, se apresentam a percepção da práxis pelo intérprete de Libras, a sua visão quanto à inclusão do surdo no ambiente escolar de acordo com a legislação atual, os aspectos que afetam a atuação profissional dos intérpretes de Libras e a sua relação com professores de Física.

* Trata-se de adaptação da pesquisa "As percepções dos intérpretes de Libras sobre a influência dos seus conceitos de Física na sua prática profissional", apresentada no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Campus Chapecó e classificada no Edital Nº 430/GR/UFFS/2020  (Seleção de obras dos PPG da UFFS para publicação pela Editora UFFS). 


Sobre a autora

Camila Gasparin

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e graduada em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, surdos, ensino de física, metodologia de ensino e ensino de física moderna e contemporânea. Atualmente é docente de Física no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), doutoranda em Educação e bolsista-pesquisadora em educação inclusiva da Universidade da Geórgia (GSU) em Atlanta, EUA.