Movimentações práxicas no caminho da inserção da Extensão no Ensino da UFFS - Volume I

Movimentações Práxicas I - CAPA

 

Movimentações práxicas no caminho da inserção da Extensão no Ensino da UFFS -   Volume I

 

“Os potenciais que emergem da Resolução CNE/CES Nº 07/2018, dos debates da inserção da Extensão nos currículos, certamente, mostrarão rumos, irradiando uma ciência a serviço de um mundo mais humanizado e promotor de vida sustentável. Desejamos inspiração." 

(Organizadores - Apresentação)

                                                                 

Organizadores: Émerson Neves da Silva, Solange Todero Von Onçay,

                           Consuelo Cristine Piaia e Julie Rossato Fagundes

    Movimentações práxicas no caminho da inserção da Extensão no Ensino da UFFS -   Volume I

   


Apresentação

Movimentações práxicas no caminho da inserção da Extensão no Ensino da UFFS reúne reflexões e estudos do II  Seminário Integrador de Extensão, de 2018, e do III Seminário Integrador de Extensão, de 2019, com participação de todos os campi da UFFS, reunindo mais de 600 pessoas – docentes, discentes, técnicos administrativos, movimentos e organizações sociais e demais representantes da sociedade.  

Este primeiro volume se constitui de 20 capítulos organizados em três seções: Seção I – textos de ordem epistemológica; Seção II – textos que tratam de formação continuada de professores; Seção III – textos que contemplam ações e reflexões em torno da extensão com variados enfoques, entre eles: criança e infância, PNAE, BNCC, relações étnico-raciais e Círculo de Cultura.

Trata-se, segundo os organizadores, de ações interativas, pesquisas, estudos, temas variados que foram sistematizados, os quais demarcam a expressão de uma postura diagnóstica, dialógica, epistemológica, como também acolhedora em relação aos interesses dos públicos e contextos envolvidos.


Sobre os organizadores

Émerson Neves da Silva

Doutor em História, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGH/UFFS); Membro permanente do Programa Permanente Mestrado Profissional em Educação da UFFS (PPGPE/UFFS), Coordenador do Núcleo de Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (NIPEAS/UFFS).

Solange Todero Von Onçay

Doutora em Antropologia Social pela Universidad Nacional da Misiones (UNAM/AR), Mestre em Educação, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Membro do Grupo Educação Popular na Universidade (GRUPEPU) e do Núcleo de Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (NIPEAS/UFFS). 

Consuelo Cristine Piaia

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Desenvolve pesquisas relacionadas à escola e às experiências pedagógicas alternativas como projetos de iniciação científica nas escolas e tema gerador. 

Julie Rossato Fagundes

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); Especialista em Comunicação Estratégica e Branding; Graduada em Administração e Marketing; Técnica-Administrativa em Educação na UFFS.