Ações afirmativas na educação superior: a experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul

Ações afirmativas na educação superior:  a experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul

 

"As políticas de ações afirmativas possuem um importante papel no processo de democratização da educação superior e na redução das desigualdades sociais e raciais que marcaram a sociedade brasileira desde a sua origem."

 

Autores: Joviles Vitório Trevisol e Rosileia Lucia Nierotka

  


Apresentação

Este livro apresenta os resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de investigar as políticas de acesso e as ações afirmativas implementadas pela UFFS, com o propósito de compreender como tais políticas contribuem para o processo de democratização da educação superior pública brasileira. Ao tomar a UFFS como objeto de estudo, foi possível considerar que as suas políticas de acesso e ações afirmativas contribuem para a democratização da educação superior pública brasileira. No entanto, é necessário considerar que se trata de uma instituição ainda muito jovem. Ainda há muitos desafios e questionamentos para que, de fato, possa se consolidar como uma universidade inclusiva, com uma educação pública e de qualidade. Mesmo sendo jovem, os resultados demonstraram que a UFFS, desde sua criação, priorizou a escola pública em suas políticas de acesso. 

 

Sobre os autores

Joviles Vitório Trevisol 

Pós-Doutor em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, doutor em Sociologia (USP) e mestre em Sociologia (UFSC). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Além da docência na graduação e na pós-graduação, exerceu inúmeras funções no âmbito da gestão universitária e científica, como a de editor científico de periódicos, líder de grupo de pesquisa, membro de conselhos científicos de periódicos e de eventos científicos. 

 

Rosileia Lucia Nierotka

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Especialista em Gestão Social de Políticas Públicas e graduada em Serviço Social pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó). Exerce o cargo de Assistente Social na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Atua na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS).