Livro da I Coepe é lançado na Assembleia Legislativa do RS

Publicado em: 25 de novembro de 2011 07h11min / Atualizado em: 22 de março de 2017 10h03min

O livro Construindo Agendas e Definindo Rumos, resultado da I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), teve seu lançamento oficial na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na tarde de quarta-feira 23. A proposição foi do presidente da Escola do Legislativo, deputado Jeferson Fernandes.

A solenidade aconteceu no Espaço Cultural Zumbi dos Palmares da Assembleia e teve a presença do vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol, da diretora de Pesquisa, Maria Helena Cordeiro, da diretora de Extensão, Monica Hass. Prestigiaram o evento em torno de setenta pessoas, entre deputados, vereadores, técnicos vinculados aos gabinetes e à Escola do Legislativo, além de representantes de entidades e sindicatos. Após a solenidade, os dirigentes da UFFS autografaram volumes do livro Construindo Agendas e Definindo Rumos.

No dia 7 de dezembro está marcada outra solenidade de lançamento, desta vez na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). E no dia 8, também em Florianópolis, acontece o lançamento durante o 11º Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária na América do Sul e 2º Congresso Internacional IGLU.

O livro Construindo Agendas e Definindo Rumos é o primeiro volume da Série Memória UFFS e reúne os relatos dos diversos fóruns temáticos da I Coepe que aconteceram nos campi de Chapecó, Erechim, Cerro Largo, Laranjeiras do Sul e Realeza durante o ano de 2010. O resultado das conferências deu origem ao Documento Final da Coepe, o qual apresenta as diretrizes que devem nortear a UFFS e mobilizar a sua comunidade acadêmica nos próximos anos.

Visita à Fapergs

Durante a tarde de quarta-feira, antes do compromisso na Assembleia Legislativa, o grupo de dirigentes da UFFS esteve reunido com a diretora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Nadya Pesce da Silveira. Durante o encontro foram apresentadas as principais necessidades da UFFS nos campos da pesquisa e da extensão, considerando sua condição de instituição nova.

Conforme o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, foram apresentadas algumas solicitações pontuais para o momento, como ampliação do número de bolsas de iniciação científica para os campisituados no Rio Grande do Sul, atualmente em número de 15, bem como apoio à realização de eventos científicos e de implantação de novos projetos de pesquisa. Também foi comentado no encontro a necessidade de apoio para contratação de professores sêniores para auxiliar na implantação de cursos de pós-graduação.

A diretora científica da Fapergs informou que a maior parte das demandas apresentadas poderão ser atendidas com a previsão de abertura de novos editais durante o ano de 2012, como o Programa de Iniciação Científica (cotas institucionais), previsto para início do ano de 2012. Para março de 2012 está previsto o lançamento do edital Fixação de jovens doutores (DOCFIX), em conjunto com a Capes, e para maio o edital Bolsas para Professores Sêniores, visando alavancar novas instituições e Programas e Pós-Graduação. Conforme ainda Nadya da Silveira, outro edital que poderá servir às demandas da UFFS, previsto para ser lançado em junho de 2012, é o Pró-Equipamentos.