Está acertado o prazo das inscrições para candidatos a estudantes

Publicado em: 11 de novembro de 2009 08h11min / Atualizado em: 16 de março de 2017 16h03min

Florianópolis – A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Coperve-UFSC definiram o prazo de 1º de dezembro a 15 de janeiro para inscrições de candidatos a estudantes da UFFS. Estarão aptos a disputar as 2.160 vagas nos campi de Chapecó (SC), sede da instituição, Cerro Largo e Erechim (SC) e Laranjeiras do Sul e Realeza (PR), os alunos inscritos no Enem em 2009, que realizará as provas nos dias 5 e 6 de dezembro. As inscrições são gratuitas para todos os candidatos e deverão ser feitas pelo site da Coperve-UFSC. Os procedimentos para se inscrever serão divulgados em edital próprio que será publicado nas próximas semanas.

A seleção para os cursos de graduação da UFFS pelo Enem está definida na Portaria nº 2, de julho de 2009, assinada pelo então reitor em exercício da UFSC – tutora da UFFS -, Carlos Alberto Justo da Silva.

O campus de Chapecó oferece os cursos de Administração (50 vagas noturno e 50 vagas diurno), Agronomia (ênfase em Agroecologia) (50 diurno), Ciências da Computação (50 diurno e 50 noturno), Enfermagem (40 diurno), Engenharia Ambiental e Energias Renováveis (50 diurno), Licenciaturas em Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Pedagogia (50 diurno e 50 noturno, para cada curso) e Português e Espanhol (30 diurno e 30 noturno).

No campus de Cerro Largo, funcionarão os curso de Agronomia (ênfase em Agroecologia) (50 diurno), Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial (50 diurno), Engenharia Ambiental e Energias Renováveis (50 diurno), Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química (50 diurno) e Licenciatura em Português e Espanhol (30 noturno).

No campus de Erechim, o candidato poderá optar pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo (50 diurno), Agronomia (ênfase em Agroecologia) (50 diurno), Engenharia Ambiental e Energias Renováveis (50 diurno) e Licenciaturas em Filosofia, História, Geografia, Sociologia e Pedagogia (50 diurno para cada um dos cursos).

Em Realeza, serão oferecidos os cursos de Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química (150 noturno), Licenciatura em Português e Espanhol (30 noturno), Nutrição (40 diurno) e Veterinária (50 diurno).

Em Laranjeiras do Sul, os cursos são de Aqüicultura (50 diurno), Agronomia (ênfase em Agroecologia) (50 diurno), Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial (50 diurno), Engenharia de Alimentos (50 diurno) e Licenciatura em Educação do Campo (30 diurno e 30 noturno).

Confira a portaria que determina a seleção de alunos da UFFS pelo Enem:

1. Das disposições preliminares:

1.1. O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio no exercício de 2009 (Enem/2009) será o referencial básico no processo seletivo de 2010 para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul.

1.2. Poderão concorrer às vagas somente os candidatos portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, de diploma de curso superior registrado, ou aqueles que comprovarem conclusão do ensino médio na data da matrícula.

1.2.1. O interessado que não apresentar documentação comprobatória da conclusão do ensino médio no ato da matrícula perderá o direito à vaga, ficando automaticamente cancelada a sua classificação.

2. Da participação do Enem 2009

2.1. Os interessados em concorrer às vagas ofertadas pela UFFS para 2010 deverão se reportar à Portaria 109, de 27 de maio de 2009, publicada na edição número 100 do Diário Oficial da União, de 28 de maio de 2009, onde, à página 56, o Instituto

Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP) estabelece normas para a participação no ENEM 2009.