Comissão Própria de Avaliação apresenta Relatório de Autoavaliação Institucional ano-base 2016

Publicado em: 11 de abril de 2017 00h04min / Atualizado em: 11 de abril de 2017 00h04min

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFFS concluiu o trabalho de sistematização de dados que compõem o Relatório de Avaliação Institucional ano-base 2016. A pesquisa de avaliação foi realizada com participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica dos seis campi da UFFS, por meio de destaque no site da Instituição, seminários informativos e e-mail.

A participação no processo ocorreu com o preenchimento de formulários, entre os dias 8 e 22 de fevereiro de 2017. Os questionários foram preenchidos por um total de 479 estudantes, para o formulário sobre cursos, e 712 respondentes de toda a comunidade acadêmica, para o formulário geral, o que representa uma amostra de 6,1% e 7,6%, respectivamente. “Não é uma amostragem grande, mas se deve considerar que a participação é voluntária”, reitera o presidente da CPA, Marcos Roberto dos Reis.

Conforme Reis, os dados coletados podem ser trabalhados e organizados por campus, por curso, por grupo ou por questão, levando-se em conta as questões melhor ou pior avaliadas pelos estudantes, no que se refere à avaliação dos cursos, e pela comunidade acadêmica em vários outros pontos. “As informações coletadas e apresentadas no relatório anual podem ser utilizadas como fonte de informação para tomada de decisões estratégicas na UFFS, tanto pela Reitoria quanto pelas direções de campus. São informações atualizadas sobre a percepção que a comunidade acadêmica possui a respeito da Instituição, como a infraestrutura, por exemplo.”

O relatório completo da CPA pode ser acessado para download neste link.

Sobre a CPA

A Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal da Fronteira Sul foi constituída pela portaria 694/GR/UFFS/2011. Desde então, com auxílio da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e Secretaria Especial de Tecnologia da Informação (SETI), organiza, aplica e apresenta anualmente o Relatório de Avaliação Institucional, o qual é enviado posteriormente ao MEC para fins de avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES).
A CPA está iniciando um processo de reorganização estrutural das avaliações, com o objetivo de repensar as questões e abranger as disciplinas e particularidades de cada curso, padronizando-os em toda a UFFS. É uma meta a ser cumprida até 2019.