Comissão de Ética no Uso de Animais cria novos formulários para submissão de propostas
As alterações foram necessárias devido ao aumento de demandas

Publicado em: 19 de abril de 2017 00h04min / Atualizado em: 19 de abril de 2017 00h04min

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UFFS está com novos formulários para submissão de propostas. As alterações foram necessárias devido ao aumento de demandas, além de facilitar a tramitação dos processos. Todas as pesquisas, os projetos de Extensão ou de Ensino que utilizam espécies classificadas como filo Chordata, sub filo Vertebrata, com exceção dos seres humanos, devem ser submetidos à análise da Comissão.
É de responsabilidade do proponente o preenchimento do formulário referente a projeto de Ensino e/ou aula prática e a projetos de Pesquisa, os quais foram revisados. Agora foram incluídos os formulários para alteração de projetos, além de um relatório final da proposta.
Sobre a inclusão dos novos formulários destinados aos proponentes, a coordenadora da Comissão, Denise Maria Souza de Mello, dá mais detalhes: "ao término da execução do projeto, o proponente deve enviar um relatório final apontando o que realmente foi executado, por isso foi criado um formulário próprio. Outro que criamos foi sobre as alterações de projetos, para evitar toda a tramitação novamente. Caso as alterações não modifiquem a proposta original, o proponente pode solicitar apenas as alterações em forma de emenda".
Todas as propostas remetidas à CEUA são analisadas por dois pareceristas, os quais são membros da Comissão, formada por docentes, pesquisadores técnico-administrativos em educação ligados à área específica e representantes de sociedades protetoras dos animais.
À disposição dos pareceristas estão os formulários para avaliação das propostas de projetos, para análise sobre pedido de emenda de projeto e o formulário referente às respostas às pendências. "A demanda de projetos submetidos à CEUA aumentou nos últimos dois anos. Diante disso, vimos a necessidade de criação de novos formulários para melhor orientar o parecer do avaliador, assim como de facilitar a submissão de propostas, o que melhora a tramitação dos projetos", explica Denise.
Os formulários e outras informações estão disponíveis na página da CEUA.