UFFS assina acordos de cooperação com duas universidades estrangeiras

Título:

UFFS assina acordos de cooperação com duas universidades estrangeiras

Data de Início do Informe:

2023-04-10

Data e Horário do Evento:

2023-04-10 00:30:00

Descrição:

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) formalizou dois acordos de cooperação com universidades estrangeiras.

Um dos acordos foi com a Universidade de Turim (Università Degli Studi di Torino - UNITO), uma das mais antigas da Europa e sediada na cidade de Turim, Itália. Para além da excelência acadêmica reconhecida em diversas áreas do conhecimento, a universidade é fortemente comprometida com diversas causas sociais e voltada para a comunidade, com uma clara consciência da importância da sustentabilidade econômica, social e ambiental. Essa consciência está presente nas parcerias que tem estabelecido com países em desenvolvimento de todos os continentes.

A universidade de Turim oferece 69 cursos de graduação, 9 cursos de graduação de ciclo único e 79 cursos de pós-graduação nas mais diversas áreas de conhecimento. A instituição já é reconhecida pelos trabalhos de pesquisa em áreas tradicionais, como História, Filosofia, Direito, Economia, Ciências Agrárias, Veterinária e Medicina (três prêmios Nobel dessa área foram atribuídos a pesquisadores da UNITO) e atualmente está investindo fortemente em outros setores, como Ciência de Alimentos, Política Social, Tecnologias da Informação, Artes e Ciências da Comunicação. Essa diversidade de opções possibilita a realização de intercâmbios com todos os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela UFFS e o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa em todas as áreas.

Entre as possíveis ações de cooperação estabelecidas entre UFFS e UNITO estão a realização de intercâmbio de pesquisadores, docentes, técnicos administrativos e alunos de graduação e pós-graduação; projetos e atividades de pesquisa conjuntos; promoção conjunta de eventos científicos; utilização conjunta de laboratórios, infraestruturas, bibliotecas etc.; partilha de informação, publicações científicas e outras ferramentas didáticas e científicas de interesse comum; entre outras.

Para a execução destas ações a UFFS estabeleceu um acordo específico com o Departamento de Ciências da Terra da UNITO. De acordo com o interesse dos colegiados de cursos de graduação e pós-graduação da UFFS, outros acordos específicos poderão ser firmados para possibilitar a realização das ações previstas no acordo principal em outras áreas do conhecimento. Os interessados devem entrar em contato com internacional@uffs.edu.br para saber como dar os encaminhamentos necessários.

A UFFS também formalizou um acordo de cooperação com a Universidade Louverturienne d’Haïti (ULHA), instituição privada de ensino superior sem fins lucrativos localizada ao norte do Haiti, na tríplice fronteira entre Cuba, Jamaica e República Dominicana. Com mais de 14 anos de existência, a instituição possui cursos nas áreas de Educação, Ciências Agrícolas, Ciências Administrativas e Ciências da Saúde.

Entre as possíveis ações de cooperação estabelecidas entre UFFS e ULHA estão a realização de intercâmbio de pesquisadores, docentes, técnicos administrativos e alunos de graduação e pós-graduação; projetos e atividades de pesquisa conjuntos; promoção conjunta de eventos científicos; cooperação na área de ensino e extensão; participação em bancas examinadoras; entre outras.

Para a execução dessas ações o Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) da UFFS estabeleceu um acordo específico com a ULHA. De acordo com o interesse dos demais colegiados de cursos de graduação e pós-graduação da UFFS, outros acordos específicos poderão ser firmados para possibilitar a realização das ações previstas no acordo principal. Os interessados devem entrar em contato com internacional@uffs.edu.br para saber como dar os encaminhamentos necessários.

Os acordos firmados representam um importante passo para a internacionalização da UFFS, uma vez que favorece a troca de conhecimento, o fortalecimento dos grupos de pesquisa, a realização de projetos compartilhados de pesquisa, melhorando nossa produção acadêmica e contribuindo para o avanço institucional.

[jr]