Faculdade de Ciências Econômicas da UNaM é nova parceira da UFFS

Título:

Faculdade de Ciências Econômicas da UNaM é nova parceira da UFFS

Data de Início do Informe:

2023-07-13

Data e Horário do Evento:

2023-07-13 09:00:00

Descrição:

Acordo de cooperação envolve cursos de graduação das áreas de Administração e Ciências Econômicas e pós em Desenvolvimento e Políticas Públicas

A UFFS firmou um novo acordo com a Universidad Nacional de Misiones (UnaM), da Argentina, dessa vez com a Faculdade de Ciências Econômicas (FCE). A parceria tem como objetivo a realização de programas e projetos de mútua cooperação e intercâmbio acadêmico, científico, tecnológico e cultural envolvendo ensino, pesquisa e extensão, assim como a formação de servidores técnico-administrativos.

Nessa cooperação, estão envolvidos os cursos de graduação em Administração (Cerro Largo, Chapecó e Laranjeiras do Sul), Administração Pública (Realeza) e Ciências Econômicas (Laranjeiras do Sul) e o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (Cerro Largo) da UFFS. Os cursos da UNaM envolvidos são: graduações em Administração, Economia e Contador Público, especializações em Direito da Empresa, Sindicatura Concursal, Contabilidade Superior e Auditoria, Gestão de Empresas Cooperativas e Tributação, além dos mestrados em Administração Estratégica de Negócios e Gestão Pública e o doutorado em Administração.

O acordo tem vigência de cinco anos e prevê mobilidade de curta, média e longa duração. São consideradas de curta duração as missões de estudo ou de trabalho de até 30 dias. Períodos superiores a um mês são considerados média ou longa duração, como estágio, participação em projetos de pesquisa ou em cursos como estudante ou docente. Entre os termos previstos no acordo, está a não cobrança de quaisquer taxas ou mensalidades dos participantes.

Nos planos de trabalhos firmados separadamente, um para a graduação e outro para a pós-graduação, estão previstas metas, tais como a publicação de um e-book temático de pesquisa realizada em conjunto por UFFS e UNaM, a realização de, ao menos, quatro aulas conjuntas por ano, a organização de, no mínimo, dois eventos conjuntos e, pelo menos, dois encontros de integração entre os estudantes das universidades.

Participação

De acordo com a Divisão de Relações Internacionais (DRI) da UFFS, para participar da mobilidade, o interessado deverá aguardar o próximo edital que será publicado pela DRI-AGIITEC. As demais ações previstas nos planos de trabalho serão coordenadas pelos professores Enise Barth e Carlos Eduardo Ruschel Anes na graduação e por Edemar Rotta e Carlos Eduardo Ruschel Anes na pós-graduação.