Ciências Sem Fronteiras tem inscrições abertas para graduação com bolsa em sete países

Título:

Data de Início do Informe:

2012-08-17

Data e Horário do Evento:

2012-08-12 16:20:00

Descrição:

Estão abertas, até o dia 14 de setembro, as inscrições para oito editais de bolsas de estudos em graduação para o programa Ciências sem Fronteiras. As vagas serão para a realização de estudos na Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido.A inscrição pode ser feita pelo site do programa.

O resultado da seleção será divulgado em 28 de novembro para os estudantes que viajarão em janeiro de 2013. Um segundo processo seletivo será feito entre o fim de novembro e abril do próximo ano, para bolsas a partir de julho de 2013.

De acordo com os editais, as bolsas de estudo terão duração de 12 meses, mas poderão ser prorrogadas por mais seis meses. O auxílio inclui passagem aérea de ida e volta, ajuda de custo para instalação no país, seguro-saúde e recurso para a compra de material didático, incluindo um computador portátil ou um tablet.

Requisitos

Podem participar dos editais estudantes de nacionalidade brasileira que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação em instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação.

Os candidatos devem ter concluído, até janeiro de 2013, não menos que 20% e não mais que 90% do currículo previsto no curso. Além da comprovação de matrícula, é preciso proficiência em inglês --ou francês, no caso de algumas universidades do Canadá-- e anexar documentos de comprovação de participação em atividades de iniciação científica e outros projetos de pesquisa acadêmica, se houverem.

Os editais incluem cursos majoritariamente na área de exatas, como engenharias, nanotecnologia e formação de tecnólogos e biológicas, como ciências biomédicas, farmácia e ciências do mar.

De acordo com o Coordenador Instituicional do Programa na UFFS, Pró-Reitor de Pesquisa e Graduação, Joviles Trevisol, é necessário que o aluno, após se inscrever via site, encaminhe um e-mail à Pró-reitoria, através do endereço propepg@uffs.edu.br, informando sobre a inscrição, pois a pró-reitoria precisa homologar a candidatura do aluno.

O Programa

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e secretarias de ensino superior e tecnológico do MEC.

[jr]