Acordos de cooperação são firmados entre a UFFS e o Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Título:

Data de Início do Informe:

2023-08-21

Data e Horário do Evento:

2023-08-21 01:30:00

Descrição:

A UFFS tem uma nova instituição parceira: é o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), de Portugal, com o qual foram firmados dois acordos de cooperação. Um deles se refere à mobilidade acadêmica internacional, destinada a servidores e a estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação de toda a Instituição, e o outro de cooperação técnica específica na área de Tecnologia Ambiental, que beneficiará a comunidade acadêmica vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ambientes e Tecnologias Sustentáveis (PPGATS).

Conforme os termos do acordo cooperação, os estudantes poderão realizar a mobilidade acadêmica das seguintes formas: frequência de disciplinas, realização de estágios curriculares, extracurriculares ou profissionais e a realização de trabalhos de investigação, incluindo dissertações de mestrado e teses de  e doutoramento. Está prevista, ainda, a mobilidade de docentes em ações de formação e investigação de comum interesse para as duas instituições.

No plano de trabalho específico da área de Tecnologia Ambiental está previsto o envolvimento de docentes, técnicos administrativos e discentes dos cursos do PPGATS do Campus Cerro Largo. A participação se dará por meio do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, com a integração de investigadores do mestrado em Tecnologia Ambiental do IPB e do mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis da UFFS.

O plano de trabalho prevê, ainda, promoção de publicações científicas conjuntas,  apresentações de comunicações em eventos científicos na área de estudo,  colaboração recíproca em bancas de qualificação e defesa de trabalhos de conclusão de curso em nível de graduação e pós-graduação, além da mobilidade de estudantes, docentes, técnicos e investigadores.

O acordo de cooperação não prevê recursos financeiros, por isso as despesas com viagens, alojamentos e manutenção resultantes da mobilidade serão da responsabilidade de cada participante. O documento que firmou a parceria entre as universidades tem validade de cinco anos.

[JR]