Acordo de cooperação transfronteiriço: UFFS — Campus Cerro Largo e UNaM

Título:

Acordo de cooperação transfronteiriço: UFFS — Campus Cerro Largo e UNaM

Data de Início do Informe:

2023-11-20

Data e Horário do Evento:

2023-11-20 16:10:00

Descrição:

Nos dias 10, 11 e 12 de outubro, integrantes do curso de Letras: Português e Espanhol – licenciatura, do campus Cerro Largo estiveram na Universidad Nacional de Missiones (UnaM), em Posadas, na  Argentina, para o primeiro encontro, que marcou efetivamente o início da parceria internacional, celebrado no acordo de cooperação internacional, firmado no final de 2022, para realização de intercâmbio acadêmico, científico, tecnológico e cultural, entre UFFS e UNaM. Participaram do encontro o coordenador do curso de Letras: Português e Espanhol, Demétrio Alves Paz, Angelise Fagundes da Silva, representando a Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica da UFFS – AGIITEC), os professores Marcus V. Liessem Fontana e Pablo Berned e discentes do curso.

Essa viagem promoveu a integração e o compartilhamento de saberes entre os estudantes e docentes da UFFS e da UnaM. Foram desenvolvidas agendas de trabalho em comum para a internacionalização entre as instituições e oficinas em língua portuguesa e língua espanhola.

Oficinas realizadas pela UFFS:

- Literatura Afro-Brasileira: Contos e Poesias, ministrada por Pablo Berned e Demétrio Alves Paz, ofertada em dois dias do encontro;

- Potencializando o Aprendizado de Línguas: o Sistema ELO em Sala de Aula, ministrada por Marcus Vinicius L. Fontana e Angelise Fagundes

Oficinas realizadas pela UnaM:

- ELE: Modelo de evaluación del CELU, ministrada por Raquel Alarcón e Gonzalo Casco, juntamente com seus colaboradores do Laboratório de Semiótica

- La crónica latinoamericana contemporánea, ministrada por Jorge Servian

Imagem: