Programa de Extensão do Campus Laranjeiras do Sul participa da criação de Comitê de Mulheres
O "Comitê de Mulheres de Reserva do Iguaçu” é composto por 17 mulheres de diferentes comunidades do município de Rio Bonito do Iguaçu

Publicado em: 17 de abril de 2017 23h04min / Atualizado em: 17 de abril de 2017 11h04min

O Programa de Extensão “Apoio e promoção da educação, formação e organização da comunidade regional para o fortalecimento da cidadania – EDUFOR-Cantu” desenvolvido pela UFFS – Campus Laranjeiras do Sul participou, na última semana, da criação do “Comitê de Mulheres de Reserva do Iguaçu”, no município de Reserva do Iguaçu (PR).

Conforme relata a coordenadora do Programa, Luciana Henrique da Silva, “o evento foi organizado e promovido pelo Comitê Territorial de Mulheres da Cantuquiriguaçu, o qual tem objetivo de promover ações para a organização dos grupos de mulheres do Território da Cidadania Cantuquiriguaçu, visando ao desenvolvimento territorial. O Comitê está vinculado ao Conselho de Desenvolvimento Território Cantuquiriguaçu (CONDETEC)”.

A atividade contou com a presença de aproximadamente 50 mulheres, as quais afirmaram a importância de se organizarem. Elas decidiram criar o Comitê de Mulheres de Reserva do Iguaçu, composto por 17 mulheres de diferentes comunidades do município, como um espaço permanente de diálogo e discussão sobre as demandas das mulheres, .

O evento contou com o apoio e a participação do poder público local, que ouviu as demandas e apresentou diversas propostas, entre elas a disponibilização de suporte as atividades desenvolvidas pelas mulheres por meio da Sala do Empreendedor e a criação de espaços de comercialização, tais como feiras, entre outros.

Estiveram presentes no evento a secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Juliana Sydor, a secretária de Assistência Social, Mônica Nunes, a secretária de Controle Geral, Deizi Hoffmeister de Campos, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Suzana Andria, e o vice-prefeito de Reserva do Iguaçu, Paulo Sérgio Nunes.

Próximo encontro

Atendendo uma demanda originada no próprio evento, no mês de setembro, o programa EDUFOR-Cantu, promoverá uma oficina microterritorial, envolvendo as mulheres do município e da região. O encontro terá como objetivo discutir gênero, desigualdades e a gestão de empreendimentos sociais.