IV Encontro Técnico da Cultura do Morangueiro na Cantuquiriguaçu reúne estudantes, professores e comunidade regional
Evento foi realizado na quarta-feira, 17 de maio

Publicado em: 18 de maio de 2023 16h05min / Atualizado em: 19 de maio de 2023 12h05min

Foi realizado, na quarta-feira (17), o IV Encontro Técnico da Cultura do Morangueiro na Cantuquiriguaçu. O evento aconteceu na Área Experimental de Horticultura da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul e contou com público de aproximadamente 150 participantes, entre estudantes, professores e agricultores da comunidade regional.

O evento abordou os principais temas sobre a cultura do morangueiro, com objetivo de difundir informações para expandir o conhecimento na área de fruticultura, dentre eles: viabilidade econômica do cultivo do morangueiro orgânico, formas de cultivo e cultivares, caldas protetoras e repelentes utilizadas na cultura e irrigação e fertirrigação nos morangueiros de forma orgânica.

A coordenadora do evento, professora Cláudia Lima, comenta: “o evento foi um sucesso, superou nossas expectativas em relação ao número de participantes”. Sobre o interesse em relação ao cultivo do morangueiro, Cláudia salienta: “Vemos a cultura como uma alternativa de desenvolvimento regional. Segundo o boletim informativo do Núcleo do Desenvolvimento Rural de Laranjeiras do Sul, houve um aumento da produção de morangueiro e, conforme esse mesmo boletim, esse aumento é atribuído à boa relação da Universidade com a comunidade. Percebemos muitas pessoas interessadas em participar do evento, isso demonstra que esse público têm interesse na cultura, em conhecer mais e buscar mais informações. Desde 2016 estamos desenvolvendo pesquisas com morangueiro em nossa região, já temos diversos estudos e informações para repassar aos produtores. Hoje, estamos com o sentimento de dever cumprido em relação com o que a Universidade tem que fazer, que é auxiliar na transferência de informação para a comunidade, pois também estamos aqui para isso”.

A professora Cacea Furlan Maggi, que coordenou uma das estações, comenta sobre a participação da comunidade no evento. Para ela, “a participação do público é bem interessante. As pessoas  participam desses eventos de campo porque realmente produzem morango, têm interesse em produzir ou, até mesmo, curiosidade de conhecer e avaliar a viabilidade econômica. Sempre surgem perguntas muito interessantes e, a partir das apresentações, os produtores conseguem reconhecer uma situação, um problema que encontram em sua propriedade e identificar as possíveis causas e soluções”.

Anderson Sartorelli, professor do Centro Estadual de Educação Profissional - Escola Técnica de Laranjeiras do Sul, acompanhou os alunos do curso Técnico em Agronegócios. O docente avalia que “a participação nesse tipo de eventos agrega muito conhecimento para os estudantes, e os alunos adoram esse tipo de atividade, a participação também fomenta muitos debates, muita discussão e agrega muito conhecimento, isso enriquece o conhecimento deles em sala de aula. A parceria entre as instituições é muito importante e buscaremos sempre participar de eventos como esse”.

Para o acadêmico do curso de Agronomia Thinia Gabriel Schelegel: “o evento foi bem produtivo, tanto para Universidade quanto para comunidade regional. Os visitantes foram bem participativos, fizeram várias perguntas e acompanharam com muita atenção as apresentações. Falamos sobre o uso de caldas e extratos agroecológicos e orgânicos. A agricultura orgânica e agroecológica é ponto chave na questão da alimentação a nível mundial, adotando novas tendências de produção, e nosso foco foi apresentar algumas alternativas”.

O produtor de morangos Valdomiro Detz Dola de Nova Laranjeiras-PR também participou do evento. "É sempre bom agregar conhecimento e aprender. Estou levando novidades para a minha propriedade”, disse ele. O agricultor Alexandro Picksius, de Rio Bonito do Iguaçu, comenta: “Atualmente não sou produtor de morangos, mas tenho interesse na cultura. Minha maior dúvida é em relação à viabilidade econômica. Nossa região é muito carente, nosso Índice de Desenvolvimento Humano é muito baixo, então, tudo que vier agregar é muito importante. Estou saindo daqui satisfeito e gostaria de voltar em outras oportunidades”.

Também participou do evento a interlocutora dos grupos PET da UFFS, Rosenei Cella, Diretora de Políticas de Graduação da UFFS (DPGRAD/PROGRAD). A interlocutora acompanhou o evento e o engajamento dos petianos na realização das atividades.

Realização
O evento é promovido pelo grupo de estudos em Horticultura em parceria com o grupo PET - Conexões de Saberes, Centro Vocacional Tecnológico em Cooperativismo, Agroindustrialização e Agroecologia (CVT) e Desenvolve Empresa Júnior da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul.

Confira as fotos do evento em bit.ly/IVEncontroMorangueiro