Campus Laranjeiras do Sul realiza o IV Encontro Técnico da Cultura do Morangueiro na Cantuquiriguaçu
Evento está programado para o dia 17 de maio

Publicado em: 20 de abril de 2023 15h04min / Atualizado em: 25 de abril de 2023 18h04min

Está programado para ocorrer, no dia 17 de maio, o IV Encontro Técnico da Cultura do Morangueiro na Cantuquiriguaçu, que será realizado na Área Experimental da Universidade Federal da Fronteira Sul  - Campus Laranjeiras do Sul.

O evento tem como objetivo abordar os principais temas sobre a cultura do morangueiro e difundir informações para expandir o conhecimento na área de fruticultura, dentre eles: Viabilidade econômica  do cultivo do morangueiro orgânico; Formas de cultivo e cultivares; Caldas protetoras e repelentes utilizadas na cultura; Irrigação e fertirrigação nos morangueiros de forma orgânica. 

As atividades acontecem das 9h às 12h. A participação no evento é gratuita e as vagas são limitadas. As inscrições devem ser realizadas até o dia 12 de maio no endereço eletrônico bit.ly/IVmorangueirouffs

Conforme a coordenadora do evento, professora Cláudia Lima, “o encontro teve sua primeira edição em 2017 e, desde então, é realizado a cada dois anos. As duas primeiras edições foram presenciais, com cobrança de taxa de inscrição e, juntas,  tiveram um público de mais de 600 participantes. A III edição foi realizada on-line e os vídeos do evento tiveram mais de mil visualizações. Neste ano de 2023, os diferenciais do evento são a gratuidade, as vagas limitadas e a ocorrência somente em turno, no formato de um dia de campo prático”.

A professora comenta que “desde 2016, o grupo de Horticultura da UFFS realiza pesquisas com a cultura do morangueiro e, atualmente, há vários trabalhos de conclusão de curso e artigos produzidos a partir das pesquisas desenvolvidas aqui na UFFS - Campus Laranjeiras do Sul. Durante o Encontro Técnico iremos compartilhar com os participantes as experiências e o conhecimento produzido aqui na Universidade”. 

O evento é aberto aos estudantes, produtores, técnicos e demais interessados no assunto. 

Realização
O evento é promovido pelo Grupo de Estudos em Horticultura, Grupo PET - Conexões de Saberes e Centro Vocacional Tecnológico em Cooperativismo, Agroindustrialização e Agroecologia (CVT) da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul. 

*Caso no dia do evento as condições climáticas estejam desfavoráveis, ele será reagendado.