Evento discute ensino e aprendizagem de estudantes indígenas
Uma das atrações foi a “Oficina de Kaigang”, ministrada por estudantes indígenas matriculados no Campus

Publicado em: 24 de março de 2017 00h03min / Atualizado em: 24 de março de 2017 01h03min

A UFFS – Campus Laranjeiras do Sul promoveu, na quarta-feira (22), curso para professores que atuam ou atuarão com estudantes indígenas. A atividade aconteceu no Auditório do Bloco A e teve a presença de docentes e estudantes da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, convidados e docentes da UFFS – Campus Realeza.

O objetivo do curso foi debater, questionar e analisar como se faz e quais as metodologias necessárias ao ensino e aprendizagem dos estudantes indígenas, tanto na UFFS como no Ensino Médio. Durante o encontro foram debatidos os seguintes temas: Formação de professores para atuar com indígenas, com o professor Wagner Amaral representante do Conselho Universitário Indigenista e Afro-descendente (CUIA) da Universidade Estadial de Londrina (UEL); Preconceito contra os Indígenas, com o professor Diego Pelizzari, representante do Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Além das palestras foi realizada também “Oficina de Kaigang”, a qual foi ministrada por estudantes indígenas do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura.
A diretora em exercício do Campus Laranjeiras do Sul, Katia Seganfredo, destaca que “o Campus Laranjeiras do Sul tem atualmente 82 estudantes indígenas matriculados em diferentes cursos. É uma presença significativa na Universidade. Neste sentido o evento abordou temáticas relacionadas ao ingresso e a permanência dos indígenas nas Universidades”.
Katia acrescenta que “o grande desafio dos estudantes indígenas, bem como dos docentes, é manter o nível necessário ao bom desempenho de suas atividades acadêmicas. Não obstante, há várias iniciativas nas universidades para apoiar academicamente esses estudantes. Diante do desafio que assumimos enquanto Instituição ao estabelecer ações afirmativas na UFFS que valorizam o ingresso de estudantes indígenas, precisamos problematizar a sua permanência, que é, em seu cerne, uma questão de classe e que envolve todo um contexto histórico, cultural e pedagógico que a comunidade acadêmica precisa problematizar e construir cotidianamente”.
A diretora em exercício ressalta ainda: “esperamos, enquanto Campus Laranjeiras do Sul, manter um diálogo permanente entre os campi da UFFS, bem como a integração e parcerias com outras Instituições, com intenção de socializar e qualificar as ações junto aos acadêmicos indígenas”.