Observatório Geográfico da Fronteira Sul

Construindo e compartilhando experiências para
democratização do acesso às informações regionais

A falta de dados e informações transformadas em conhecimentos, facilmente acessíveis e uniformizadas segundo o aspecto da escala se constitui em um dos grandes entraves para o avanço de estudos e pesquisas regionais. Muitos dados existentes encontram-se dispersos e com escalas desconexas, dificultando o avanço do (re)conhecimento das regiões e uma adequada inserção da academia como auxiliar e, por vezes, prestadora de serviços, em âmbito regional. A consorciação de dados e informações em escalas diferentes relacionados a um determinado espaço é uma tarefa importante e demanda sua adequada organização. Dado esse argumento, o presente projeto propõe a criação de uma plataforma de fácil acesso que disponibilize dados, informações, indicadores e resultados de pesquisas acadêmicas e científicas de cunho socioambiental para o (re)conhecimento da região da Fronteira Sul e suas interfaces com o desenvolvimento regional. Como proposta-piloto os referenciais espaciais serão os municípios de Chapecó/SC e Erechim/RS. A metodologia de pesquisa será pautada em reuniões de trabalho; coleta, sistematização, análise e síntese de dados, informações geográficas e mapeamentos; organização de materiais, produções científicas e acadêmicas e textos; exposições temáticas e ciclos de debates para a formação de uma rede de pesquisadores e agentes atuantes na reflexão-ação acerca da região da fronteira sul. Como produto esperado, para além das pesquisas e sínteses e formação da rede, a organização de um banco de informações consolidado por meio de uma plataforma denominada Observatório Geográfico da Fronteira Sul que se constitua em uma ferramenta democrática, disponível e acessível para a pesquisa geográfica; isto é o que se preconiza neste projeto.

Este projeto foi financiado pela FAPESC/UFFS por meio do edital 07/2015 (apoio aos grupos de pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul) entre setembro de 2016 a setembro de 2018. E foi realizado pelos pesquisadores e estudantes do grupo de pesquisas NETAP.

Link de acesso: https://observatoriogeouffs.wordpress.com/

E-mail: observatoriogeouffs@gmail.com