Trabalhos de estudantes de Pedagogia da UFFS – Campus Erechim são premiados em evento

Publicado em: 05 de dezembro de 2014 12h12min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

Cerca de 25 estudantes do curso de Pedagogia – Licenciatura representaram a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim no 13º Fórum Fapa (Faculdade Porto-Alegrense) em Porto Alegre/RS. Dois trabalhos da UFFS foram premiados no evento. “A importância da literatura na educação infantil”, de autoria das acadêmicas do 6º semestre Ana Claúdia Noskoski Kissel, Patricia Miola e Priscila Tochetto, recebeu Menção Honrosa; já o trabalho “A influência do olhar do educador na construção da identidade do aluno”, apresentado pela acadêmica Rita Favero, estudante do 4º semestre, foi premiado com Distinção. Ambos foram orientados pela professora da UFFS – Campus Erechim, Zoraia Aguiar Bittencourt.

As apresentações foram realizadas no dia 29 de novembro, e a premiação será neste sábado, 6 de dezembro.

O trabalho apresentado por Rita Favero foi resultado de uma pesquisa de campo realizada na disciplina de Ensino de Língua Portuguesa. “A ideia era investigar na prática das escolas os estudos teóricos estudados em sala de aula”, explica a acadêmica. Segundo ela, o tema foi escolhido para aprofundar os conhecimentos discutidos em sala de aula e, também, no Grupo de Estudos em Alfabetização do Município de Erechim (Geame).

As estudantes de Pedagogia da UFFS – Campus Erechim, Ana Claúdia Noskoski Kissel, Patricia Miola e Priscila Tochetto contam que a pesquisa que elas desenvolveram durante o segundo semestre de 2014 levou em consideração, além da fundamentação teórica analisada em sala de aula, um levantamento sobre como a literatura infantil é trabalhada nas escolas de Educação Infantil dos municípios de Centenário, São João da Urtiga e Viadutos, na região do Alto Uruguai gaúcho. As estudantes residem nessas cidades.

Conforme Priscila, a premiação foi resultante do processo acadêmico que estão constituindo e vivenciando cotidianamente. “Outro ponto a ser considerado, por meio da nossa experiência, é o incentivo e motivação que nós vamos dar às colegas para que se desafiem a participar e apresentar seus conhecimentos em outros espaços”, afirmou.

Os trabalhos apresentados pelas estudantes da UFFS – Campus Erechim estão vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)/Subprojeto Pedagogia, coordenado pela professora Marilane Maria Wolff Paim, e às disciplinas de Literatura Infantojuvenil e Ensino de Língua Portuguesa, ministradas por Zoraia. “Ficamos muito orgulhosas de ver estudantes de graduação participando de eventos científicos e sendo premiados com pesquisas que vêm realizando a partir do trabalho proposto em nossas salas de aula da UFFS”, destacou Zoraia.