Reconhecimento: primeiro coordenador administrativo do Campus Erechim é homenageado

Publicado em: 28 de novembro de 2014 12h11min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

Em clima de emoção o pesquisador Dirceu Benincá, primeiro coordenador administrativo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, foi homenageado nesta quinta-feira (27) por sua contribuição, como representante das organizações sociais articuladas em torno do movimento pró-universidade, no processo de implantação da UFFS. A comenda foi entregue pelo diretor do Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, em nome do Conselho de Campus, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (Nipeas) e Grupo Práxis do Programa de Educação Tutorial (PET)/Conexões de Saberes.

Benincá, que é natural de Severiano de Almeida/RS, ocupou a coordenação administrativa no período de fevereiro de 2010 a janeiro de 2014. Ele é doutor em Ciências Sociais e atualmente faz pós-doutorado em Educação pela Universidade Nove de Julho (Uninove).

De acordo com o diretor do Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, a experiência da implantação da UFFS, com a participação direta dos movimentos sociais, é singular. “Eu quero que todos os movimentos sociais e todos os protagonistas dos movimentos sociais que ajudaram a constituir esta Universidade se sintam homenageados, simbolicamente, na figura do Dirceu”, afirma.

Benincá declarou que gostaria de compartilhar a homenagem com todas as pessoas que se envolveram na luta pela criação da UFFS. “Disse Nelson Mandela, grande líder da luta contra a segregação racial na África do Sul, falecido há quase um ano: 'A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo'. Por meio dela pode-se promover a liberdade e a emancipação, a dignidade e a humanização, eu creio nisso, mas não de forma ingênua. Sei também que, em nome da educação, muitas vezes se reproduzem injustiças, desigualdades e exclusões, se dá nova oportunidade para a destruição do outro e do meio ambiente, se instaura a competição capitalista, a violência. Livrai-nos Mandela dessas práticas nocivas”, afirmou.

O homenageado complementou: “Ao ser convidado para compor a equipe de direção do campus Erechim no período de implantação dessa Universidade, mal podia imaginar os desafios que teríamos pela frente. Estava seguro apenas de minha grande vontade de contribuir para que esse projeto ganhasse corpo e concretude. Projeto que era um sonho, que virou uma luta, e que aos poucos foi se tornando uma realidade. Uma realidade em permanente processo de construção e reconstrução”.

Participaram do ato de homenagem representantes de movimentos sociais, sindicatos, poder público, lideranças acadêmicas, professores, estudantes e técnicos-administrativos da UFFS – Campus Erechim. Após a entrega da comenda, Benincá, acompanhado do coordenador do Nipeas, Émerson Neves da Silva, do coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf Sul), Rui Valença, e do professor da UFFS Vitor de Moraes, participou de uma mesa de debate.

O tema da atividade, integrante da programação do I Colóquio do Nipeas, foi “Atores Sociais, Projetos de Emancipação e a Produção do Conhecimento na Fronteira Sul”.