Projeto de extensão do Campus Erechim abrange 25 municípios com ações de Educação Ambiental

Publicado em: 05 de dezembro de 2014 12h12min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

Encerrou nesta quinta-feira (4), com palestra do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leandro Belinaso Guimarães, sobre “Práticas em Educação Ambiental Multiplicadoras de Histórias e de Mundos”, a ação de extensão desenvolvida pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim em parceria com o Instituto Socioambiental Vida Verde (Elo Verde). O projeto abrangeu ações de Educação Ambiental que foram desenvolvidas em 25 municípios da região.

O evento de encerramento aconteceu no auditório da UFFS – Campus Erechim, no período da noite. O projeto de extensão “Formação de Professores em Práticas de Educação Ambiental” contou com três etapas, as quais tiveram como público-alvo professores. A primeira envolveu a elaboração de material pedagógico, a segunda foi a realização de curso de formação, e a terceira a elaboração e implementação de projetos de educação ambiental nas escolas e comunidades.

Conforme a professora da UFFS – Campus Erechim e coordenadora do projeto de extensão, Cherlei Coan, uma das questões que podem ser destacadas acerca dos resultados das ações é o envolvimento da comunidade escolar como um todo. “Inúmeros projetos conseguiram envolver toda a comunidade escolar, funcionários, pais, professores, estudantes e isso acaba dando uma dimensão maior e uma possibilidade que esse projeto tenha sustentabilidade na escola, de modo que a educação ambiental possa se inserir realmente como uma política efetiva da escola e não apenas com ações pontuais”, disse.

No total, o projeto capacitou cinco turmas por meio de curso de formação, abrangendo 156 professores. Também foram realizadas 41 ações de educação ambiental, em 25 municípios, envolvendo 37 escolas. Além disso, a iniciativa de extensão gerou um acúmulo de conhecimento acadêmico, que rendeu a produção de 18 artigos.