Criado Conselho Comunitário no âmbito da UFFS – Campus Erechim

Publicado em: 01 de dezembro de 2014 12h12min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

O Conselho de Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim criou, em sessão realizada na última quinta-feira (27), o Conselho Comunitário. O órgão colegiado será formado, majoritariamente, por representantes da comunidade regional e tem, como principais atribuições, acompanhar, avaliar e sugerir ações, indicar representações aos conselhos e credenciar eleitores da comunidade regional para o processo de consulta visando a escolha de diretor de Campus, reitor e vice-reitor da UFFS.

Conforme o presidente do Conselho de Campus, Ilton Benoni da Silva, na mesma sessão foi constituída uma comissão que trabalhará na divulgação da criação do novo órgão colegiado da UFFS – Campus Erechim e na mobilização da sociedade civil, agentes públicos e comunidades tradicionais para a participação em uma reunião em que será organizado o processo de indicação de nomes para o Conselho Comunitário.

Ele explica que a constituição do referido conselho é uma ferramenta importante para o fortalecimento da participação da comunidade regional nas decisões acerca do projeto de Universidade que se está construindo.

Pela resolução do Conselho de Campus, o novo órgão colegiado será formado pelo diretor da UFFS – Campus Erechim, por um representante dos professores, um representante dos estudantes, um representante dos técnicos-administrativos, cinco representantes do poder público com atuação na região de inserção do Campus Erechim, dois representantes das comunidades indígenas e quilombolas da região de inserção do Campus Erechim e nove representantes da sociedade civil organizada com atuação na região de inserção do Campus Erechim.

Benoni lembra que a presidência do Conselho Comunitário ficará a cargo de um dos representantes da comunidade regional. Para efeito de definição da área de inserção do Campus ficou estabelecido que serão consideradas as microrregiões de Erechim e Sananduva, com a ressalva de que será garantida a participação de todos os municípios da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau).

O Conselho Comunitário está presente em todos os campi da UFFS e atua em consonância com o Conselho Estratégico e Social. Esse último reúne representantes da comunidade acadêmica e da comunidade regional dos três estados onde a Universidade atua.