Campus Erechim sedia etapa de formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Publicado em: 05 de dezembro de 2014 12h12min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim sediou, nesta semana, mais uma etapa do Programa de Formação Continuada do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem). O Pacto, proposto pelo Ministério da Educação (MEC) em diálogo com Universidades e Secretarias de Estado da Educação, está sendo desenvolvido em todo país. No Rio Grande do Sul, a UFFS participa do processo como responsável pela formação dos professores da região constituída por oito Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), totalizando 250 professores do Ensino Médio. Docentes da UFFS dos campi Erechim e Cerro Largo ministram as formações.

Conforme a professora Denise Knorst da Silva, que integra a Equipe Institucional do Pacto, o objetivo da formação é realizar uma ampla reflexão referente à temática “Sujeitos do Ensino Médio e Formação Humana Integral”, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM).

Na abertura do evento, realizado na última terça-feira (2), no auditório da UFFS – Campus Erechim, Denise destacou: “Nós, enquanto equipe, buscamos definir as temáticas desse dia considerando toda a caminhada que já desenvolvemos, estamos na segunda etapa, no segundo encontro de formação e esperamos que as temáticas escolhidas para o dia de hoje sobre a reestruturação curricular, a proposta pedagógica da escola e as novas referências culturais colocadas para esse espaço, possam promover diálogos profícuos”.

O público presente nesta etapa foi de aproximadamente 90 professores formadores (que atuam no Ensino Médio) e orientadores regionais da rede pública estadual da região de abrangência da 15ª e 39ª CRE.

Além dos professores das escolas de Ensino Médio, estiveram presentes lideranças acadêmicas da UFFS, representantes da Secretaria Estadual de Educação, representantes das CREs envolvidas e representante da Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar, patrocinador do evento.

Próximos passos

Denise explica que está prevista mais uma etapa de formação para março do próximo ano, envolvendo apenas os formadores regionais; também está previsto o Seminário Estadual do Pnem, para o final de março de 2015, organizado por todas as Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul envolvidas no Pacto.