UFFS é nova associada do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Curso abrirá vagas para o segundo semestre de 2024 no Campus Chapecó

Publicado em: 21 de fevereiro de 2024 16h02min / Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 15h02min

Na segunda-feira (19), foi publicado o resultado final do Edital n° 17/2013, que trata da expansão da rede de instituições associadas ao Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). A UFFS – Campus Chapecó está entre as instituições federais de ensino superior (IFES) aprovadas e que passarão a ofertar o curso a partir do segundo semestre de 2024.

O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional é um curso nacional, coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). De acordo com o coordenador do projeto do curso na UFFS, Darlan Christiano Kroth, o PROFIAP existe desde 2014 e, até 2023, tinha 21 IFES associadas. A partir de 2024, passam a ser 41 associadas.

“O grupo de professores que compõe o mestrado está muito motivado com essa aprovação. Esse mestrado tem a missão de capacitar servidores e gestores públicos e outros profissionais, buscando fortalecer as capacidades estatais em nossa mesorregião. Além disso, terá condições de contribuir com projetos de desenvolvimento regional, tendo em vista a importância e a função das políticas públicas em nosso país. Avalio que é uma grande conquista para a UFFS e uma grande oportunidade para a mesorregião da Fronteira Sul”, afirma Kroth.

"Recebemos com muita alegria a aprovação da nossa proposta pela rede PROFIAP. A oferta regular desse mestrado vai ampliar significativamente a atuação da UFFS numa área estratégica. Além da oferta de cursos de graduação, de especialização e de extensão na área de gestão/administração pública, passaremos a ofertar um programa stricto sensu", destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol.

Segundo Trevisol, o mestrado profissional vai formar quadros especializados na gestão pública e vai impulsionar o desenvolvimento de pesquisas, de inovação (produtos e processos) e de melhorias na gestão pública em âmbito municipal, estadual e federal. "O Estado brasileiro emprega milhares de pessoas. É fundamental qualificar os profissionais que respondem pela oferta diária dos principais direitos e serviços que a sociedade precisa. Esse mestrado vai cobrir uma área importante e estratégica de atuação da UFFS. Vamos trabalhar fortemente para consolidar esse programa e, por meio dele, criar as condições para a oferta de mais cursos de pós-graduação, graduação e extensão nessa área", enfatiza.

O curso

Como explica Kroth, embora seja um curso nacional, as aulas serão presenciais no Campus Chapecó, com possibilidade de atividades no formato remoto (on-line). “As aulas poderão ser ministradas de segunda a sábado, de acordo com a deliberação do colegiado do curso, que determinará a frequência e o formato dos encontros”, comenta. Na UFFS serão ofertadas 10 vagas em 2024.

A carga horária do curso prevê, no mínimo, 480 horas de atividades didáticas ou 32 créditos, divididas da seguinte forma: disciplinas  (4 obrigatórias e 3 optativas, totalizando de 24 créditos ou 360 horas) e trabalho de conclusão de curso, com 8 créditos ou 120 horas, a ser realizado em uma das duas linhas de atuação: Políticas Públicas e Administração Pública e Organizações. A duração do curso é de dois anos.

Próximos passos

Após a divulgação do resultado, o próximo passo é a submissão do projeto do curso ao Conselho de Campus e à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação do Conselho Universitário (Consuni). Segundo Kroth, além disso, será necessário também planejar e preparar as questões acadêmicas e de infraestrutura para a oferta do curso.

Processo seletivo

A seleção para o PROFIAP é unificada, ou seja, todas as instituições associadas selecionam os candidatos em conjunto, por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA). Para fazer a inscrição no ENA um dos requisitos é ter realizado o teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), um exame de proficiência que tem como objetivo homogeneizar o processo de seleção de estudantes para programas de pós-graduação em Administração, Ciências Contábeis e áreas afins em todo o Brasil.

Kroth explica que o teste da ANPAD pode ser feito on-line. Em 2024, estão previstas quatro edições e, para participar, não é preciso ser graduado em Administração ou Ciências Contábeis. Mais informações estão disponíveis no site do teste ANPAD: https://testeanpad.org.br/. Ainda no primeiro semestre de 2024, deve ser publicado o edital de seleção para a primeira turma do PROFIAP na UFFS.

Mestrado acadêmico e mestrado profissional

Você sabe qual é a diferença entre o mestrado acadêmico e o mestrado profissional? O mestrado acadêmico prepara um pesquisador e professor, que deverá continuar sua carreira com o doutorado. Já o mestrado profissional enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. É um curso menos teórico que o mestrado acadêmico e voltado para o mercado de trabalho. Apesar desse enfoque, o aluno deve apresentar dissertação e cumprir requisitos mínimos de excelência acadêmica para obtenção da titulação.

Galeria de Imagens: