Matemática em festa: mais de 200 estudantes são premiados por desempenho na Omoc
Cerimônia reuniu estudantes, professores, gestores, familiares e um sentimento comum a todos: orgulho

Publicado em: 06 de dezembro de 2023 14h12min / Atualizado em: 06 de dezembro de 2023 14h12min

Orgulho, sorrisos, aplausos. Medalhas, certificados e mais orgulho! Os corações estiveram aquecidos na tarde de sábado (2), não só pelo calor que fez durante o dia, mas principalmente pelo amor das famílias aos filhos, dos professores pela causa e dos estudantes pela Matemática. A cerimônia de premiação da Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (Omoc), na UFFS – Campus Chapecó, enfim, foi um momento de muita emoção a quem participou.

O brilho nos olhos de Cesar Gabryel Vaz da Silva, de 12 anos, demonstrou um pouco do que ele sentia. Entre sorrisos e movimentos rápidos, parecendo ansiosos, ele aguardou o momento de subir ao palco e receber sua medalha de bronze. Para o estudante da escola Diogo Alves, ir “lá na frente” já era motivo para nervosismo. Porém, a sensação foi reduzida pela presença da mãe, do padrasto, do avô, da avó, de um tio e uma tia e dos dois irmãos mais novos.

A família toda se mobilizou para ver o momento, afinal, foi a primeira vez que Cesar participou da Omoc. Depois de ser desacreditado por colegas, ter estudado, vindo para um treinamento na UFFS (e desbravado o Campus) e feito as duas etapas de provas, a premiação foi o tempo de comemorar e servir de exemplo aos irmãos de 11 e quatro anos.

“Muitos duvidaram de mim na segunda etapa. Consegui superar os obstáculos e pegar a medalha”, ressalta o adolescente. “Estamos muito orgulhosos e felizes. Achamos ótimo ele participar, então imagina ganhar uma medalha?! Seguiremos conversando e incentivando que ele busque melhorar e abrir as próprias portas”, ressaltou a mãe de Cesar, Edriane da Silva Vaz.

Além de despertar para o gosto pela Matemática, a Omoc também “apresentou” a UFFS para Cesar. Ele contou que ficou maravilhado com o Campus, andou por tudo (e quase se perdeu) e agora cogita estudar na Instituição depois que finalizar os estudos na escola. Segundo a mãe, a família se encantou com a universidade naquela que foi a primeira visita à UFFS: “é muito grande, muito bonito”, frisou.

Assim como Cesar, outros 207 estudantes foram premiados, com medalhas de ouro, prata, bronze ou menções honrosas. Ao todo, participaram da sexta edição da Omoc, estudantes de 25 municípios, de 88 escolas. Na primeira fase, 10.434 crianças e adolescentes, e chegaram à segunda, 1.257.
Os discursos dos membros da mesa de honra trouxeram agradecimentos aos pais, professores e gestores das escolas, além das pessoas da universidade que atuaram para a olimpíada acontecer; o pedido para a continuidade do incentivo ao estudo – especialmente da Matemática -; o papel do conhecimento para a mudança do mundo; e o orgulho que todos sentiam naquele momento, dos estudantes premiados.

Falaram à plateia, o Reitor da UFFS, João Alfredo Braida, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, William Simões, a Diretora da UFFS – Campus Chapecó, Adriana Remião Luzardo, o coordenador do curso de Matemática, Antonio Marcos Correa Neri, o coordenador geral da Omoc, Milton Kist, o gerente de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Chapecó, Marcelo Frank Dal Piva, e a deputada estadual, Luciane Carminatti.

Quem também se emocionou foi a egressa do curso de Matemática, agora professora de uma escola em Chapecó, Angélica Heineck. “Voltar aqui, agora vendo meus alunos sendo premiados, é uma alegria imensa. É uma mistura de sentimentos: a gratidão por tudo que vivi aqui - oportunidades que recebi, tendo vindo de uma escola pública, de ser bolsista, de receber uma educação de muita qualidade. A UFFS mudou minha vida!”. A Omoc, segundo ela, desperta nos estudantes a vontade de se superarem. “Eles se mobilizam com o movimento dos colegas. Fazem treinamentos, estudam… E vê-los aqui, na UFFS, subindo no palco, é muito especial para mim”, finalizou.

Galeria de Imagens: