Inclusão baliza evento voltado a licenciandos em estágios
Primeira etapa foi realizada na segunda-feira (9), e intenção é melhorar o diálogo entre estagiários e professores titular e extra, além de aprimorar o conhecimento sobre o tema

Publicado em: 09 de abril de 2018 12h04min / Atualizado em: 09 de abril de 2018 14h04min

Estudantes e professores estiveram reunidos na segunda-feira (9) pela manhã para a discussão “Inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais nas aulas de língua portuguesa e espanhola: desafio do CCR de estágio curricular de EF e EM”. A palestra fez parte do projeto “O aluno com necessidades educacionais especializadas e a inclusão: como administrar as diversidades?”.

A atividade, proposta pela professora Cristiane Horst, com o apoio da professora Ângela Flain, foi a primeira de, pelo menos, três que serão realizadas sobre a temática. No primeiro encontro a palestrante foi a membro do Setor de Acessibilidade da UFFS – Campus Chapecó, Naiara Letícia Valentini Dellai.

“Na prática dos estágios em Língua Portuguesa, observei a presença do professor extra em sala de aula. Como acabamos tendo uma passagem muito rápida pela escola, não acontecia o contato do graduando com o professor titular e com o professor extra. Como docente do estágio, pela minha experiência e pela sensibilidade com a questão linguística, busquei conduzir com os graduandos para que soubessem lidar com as situações. Mas percebi: eu também preciso mais. Então, vamos estudar e discutir essas questões”, esclarece a professora Cristiane sobre a origem do projeto.

As próximas atividades serão em maio e junho, sempre nas primeiras semanas do mês.