Corpo Docente

Linha 1: Conhecimento, Linguagem e Realidade

Nome Vínculo com a UFFS E-mail Currículo Lattes Telefone
       
Arturo Fatturi

Professor Permanente

arturo.fatturi@uffs.edu.br

Currículo Lattes

(49) 2049-6526
Doutorado em filosofia pela UFSCar. Pesquisa e orienta nas áreas de Filosofia da linguagem, epistemologia, Filosofia de tradição analítica, metaética, filosofia da ação, pragmática, semântica. Autores principais: Ludwig Wittgenstein, John Austin, Gilbert Ryle.
       
Bruno Ramos Mendonça

Professor Permanente

bruno.ramos@uffs.edu.br

Currículo Lattes  
Bruno Ramos Mendonça é licenciado em filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2010), mestre em filosofia pela mesma instituição (2013) e doutor em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/2018). Sua área de pesquisa é lógica, com ênfase nos seguintes temas: história da lógica, filosofia da informação e epistemologia da lógica. Desde 2020, Mendonça ocupa o cargo de professor de "lógica, epistemologia e filosofia da linguagem" na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
       
Celso Reni Braida

Professor Colaborador

celso.braida@ufsc.br

Currículo Lattes  
Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1987), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Membro dos grupos de pesquisa "Núcleo de Investigações Metafísicas' (Ufsc), "Origens da Filosofia Contemporânea" (PUCSP) e do GT Filosofia hermenêutica (ANPOF). Tem experiência nas áreas de Ontologia, Filosofia da Linguagem e Filosofia da Arte, com ênfase em análises semânticas e ontológicas, e pesquisa os temas: ontologia dos objetos artísticos e dos artefatos técnicos, teorias semânticas, analítica das categorias ontológicas básicas, teoria da predicação, teorias hermenêuticas da compreensão. Principais autores: Frege; Tarski; Davidson; Gadamer; Ricoeur.
       
Ediovani Antonio Gaboardi

Professor Permanente

ediovani.gaboardi@uffs.edu.br

Currículo Lattes (49)20496559
Doutorado em Filosofia pela PUCRS. Pesquisa e orienta principalmente nas áreas de epistemologia contemporânea e filosofia da biologia. Autores principais: Kant, Hegel, Popper, Kuhn, Whitehead, Mayr, Dobzhansky, Churchland.
       
Flavio Miguel de Oliveira Zimmermann

Professor Permanente

flavio.zimmermann@uffs.edu.br

Currículo Lattes (49)20496518
Doutor em Filosofia pela USP. Atua nas áreas de Filosofia Moderna, Teoria do Conhecimento, Filosofia da Religião, Ceticismo e Empirismo. Autores principais: Michel de Montaigne, René Descartes e David Hume.
       
Jerzy Andre Brzozowski

Professor Permanente

jerzyab@gmail.com

Currículo Lattes  
Doutor em Filosofia pela UFSC. Pesquisa e orienta principalmente nas áreas de Filosofia da Ciência, Filosofia da Biologia, Filosofia da Linguagem. Principais autores: Amie Thomasson, Gottlob Frege, Saul Kripke.
       
Joice Beatriz da Costa

Professor Permanente

joice.costa@uffs.edu.br

Currículo Lattes (54) 3321-7317
Doutorado em filosofia pela PUCRS. Atua e orienta nas áreas de Filosofia contemporânea, metafísica, hermenêutica, estética, antropologia filosófica. Autores principais: Martim Heidegger, Ernst Tugendhat, Aristóteles, Markus Gabriel, Hannah Arendt.
       
Marcio Soares

Professor Permanente

soares@uffs.edu.br

Currículo Lattes (54) 3321-7345
Doutorado em Filosofia pela PUCRS. Pesquisa e orienta principalmente nas áreas de Filosofia Gregas, recepções contemporâneas das Filosofias Antigas, Questões de método na Filosofia e na pesquisa filosófica. Autores Principais: Sócrates; Platão; Aristóteles; Hannah Arendt.
       
Newton Marques Peron

Professor Permanente

newton.peron@uffs.edu.br

Currículo Lattes (49)20496518
Graduação, mestrado e doutorado em filosofia pela Unicamp. Atualmente, orienta pesquisas na área de lógica e filosofia analítica. No campo da filosofia analítica, foca em filosofia da linguagem, filosofia da matemática bem como metafísica e ontologia formal. Com relação à lógica, tem se dedicado a pesquisar lógicas não-clássicas, história da lógica, puzzles e paradoxos lógicos. No campo da filosofia da linguagem, busca compreender as teorias referencias do significado, com enfoque nos trabalhos de Frege, Russell, Strawson, Donnellan, Barcan e Kripke, embora com um interesse inicial mas crescente no pragmatismo de Austin, Searle e Wittgenstein. Na filosofia da matemática, têm se dedicado a compreender alguns escritos de Platão, Aristóteles, Kant, Frege e Russell. Em Metafísica e Ontologia formal, foca sua pesquisa em Quine, Strawson e Kripke, mas também com interesse em Kant, Carnap e Plantinga.
       
Thiago Soares Leite

Professor Permanente

thiago.leite@uffs.edu.br

Currículo Lattes (54) 3321-7317
Doutor em Filosofia pela PUCRS. Pesquisa e orienta principalmente nas áreas de Filosofia medieval e metafísica. Autores principais: Duns Scotus, Tomás de Aquino, Aristóteles, Martin Heidegger.
       

 

 

 

Linha 2: Ética e Filosofia Política

Nome Vínculo com a UFFS E-mail Currículo Lattes Telefone
       
Alcione Roberto Roani

Professor Permanente

alcione.roani@uffs.edu.br

Currículo Lattes  (54) 3321-7322
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC . Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - UPF / RS. Graduando em Direito pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Atua como professor na UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea, Ética e Filosofia Política, em temas como: Ética, Metaética, Bioética, Filosofia do Direito, Teorias da justiça, Teoria crítica, Filosofia Política, Liberalismo, Republicanismo. Autores como: Immanuel Kant, Jürgen Habermas, John Rawls, Ronald Dworkin, Axel Honneth.
       
Clovis Brondani

Professor Permanente

clovis.brondani@uffs.edu.br

Currículo Lattes (49)20496526
Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisa e orienta nas áreas de filosofia política moderna e contemporânea, ética, liberalismo, republicanismo, utilitarismo. Autores principais: Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, Rawls.
       
Darlei Dall’Agnol

Professor Colaborador

darlei@cfh.ufsc.br

Currículo Lattes  
Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Graduação (1983-1986) e Especialização (1987) em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (RS) onde também atuou como professor (1987-1993). Cursou Mestrado em Filosofia na UFRGS (1988-1992) e Doutorado em Filosofia na University of Bristol (PhD, 1996-2000), Inglaterra, com trabalhos na área da ética. Fez estágio de pós-doutorado em metaética na University of Michigan in Ann Arbor, US (2006-7), onde iniciou o desenvolvimento de uma nova epistemologia moral, a saber, o cognitivismo prático, e em bioética no Centre for Practical Ethics da University of Oxford, UK (2015-6) onde aplicou-o a questões de ética prática explicitando as implicações de um cuidado respeitoso. Principais autores: Moore, Wittgenstein, Hare, Rawls, MacIntyre, Tugend­hat, Beauchamp e Childress.
       
Elsio Jose Cora

Professor Permanente

cora@uffs.edu.br

Currículo Lattes (49)20496547
Doutorado em Filosofia pela PUC/RS com estágio de doutorado na Università degli Studi di Napoli Federico II (Itália) Pós-doc pela Universidade do Porto (Portugal), Líder do Grupo de Pesquisa Filosofia e Temas Contemporâneos (UFFS). Atua e orienta principalmente nos seguintes temas: Filosofia Contemporânea, em especial autores ligados a Hermenêutica e a Fenomenologia, Ética e intersubjetividade: Ricoeur, Arendt, Agamben e Adela Cortina, bem como a relação entre Filosofia e Cidade (Espaço público, habitado e praticado): Áuge, Certeau, Mongin.
       
Gustavo Giora

Professor Permanente

gustavo.giora@uffs.edu.br  Currículo Lattes (54) 3321-7345
 
Doutorado Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Pesquisa e orienta principalmente nos seguintes temas: Estado, Moral e Tolerância; Epistemologia da Economia e Teorias da Justiça. Autores de interesse: Amartya Sen, Serge-Christophe Kolm, Davies Boumans, John Rawls, Robert Nozik, Anna Elisabetta Galeotti e Rainer Forst.
       
Janyne Sattler

Professor Colaborador

janynesattler@yahoo.com.br

Currículo Lattes  
Docente do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutora em Filosofia pela Université du Québec à Montréal (2011), possuindo pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2011-2012). Pesquisadora do Núcleo de Ética e Filosofia Política (NÉFIPO) e do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da UFSC Coordenadora do Grupo de Estudos em Reflexão Moral Interdisciplinar e Narratividade (GERMINA). Vice-coordenadora do GT de Filosofia e Gênero da ANPOF. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia na Universidade Federal de Santa Maria e na Universidade da Fronteira Sul, em Chapecó. Atua especialmente nos temas seguintes: ética e estética em Wittgenstein; a ética estóica e ética das virtudes; cosmopolitismo; literatura e filosofia, estudos de gênero e feminismos. Orienta os seguintes autores: Wittgenstein, Martha Nussbaum, Raimond Gaita, J.M. Coetzee, Iris Murdoch.
       
Juliano Paccos Caram

Professor Permanente

jpcaram@uffs.edu.br

Currículo Lattes (49)20496529
Doutorado em Filosofia pela UFMG. Atua e orienta especialmente nas áreas de filosofia grega; filosofia platônica; ética e política antiga; helenismo; patrística grega e latina. Autores principais: Pré-socráticos; Platão; Aristóteles; Epicuro; Sêneca; Filósofos patrísticos; Agostinho.
       
 
Nedilso Lauro Brugnera

Professor Permanente

nedilso.brugnera@uffs.edu.br

Currículo Lattes (49)20496529
Doutorado em Filosofia pela UFSM. Pesquisa e orienta nas áreas de Ética, comunitarismo, filosofia política contemporânea. Autores principais: Aristóteles, Alasdair MacIntyre, John Rawls.
       
Odair Neitzel

Professor Permanente

odair.neitzel@uffs.edu.br Currículo Lattes (49) 2049-6559

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo com Estágio Sanduíche na UniKassel na Alemanha com a Tese “A pedagogia como autogoverno em Johann Friedrich Herbart” (2018); Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ com a dissertação “Educação na contemporaneidade: reflexões a partir de uma racionalidade comunicativa”(2009); Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Viamão – RS (2003); Docente do Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Filosofia (PPGFIL), nos Cursos de Licenciatura em Filosofia e Pedagogia; Lider do Grupo de Pesquisa Educação, Filosofia e Sociedade (GPEFS); Membro da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação - SOFIE; Membro da Internationalen Herbart-Gesellschaft (https://www.herbart-gesellschaft.de/); Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED; Interesse de pesquisa em temas de Filosofia (ética e política) e Educação (fundamentos e filosofia da educação), em pensadores como Habermas, Foucault, Arendt, Herbart, Dewey e correlacionados.

       
Paulo Hahn

Professor Permanente

paulo.hahn@uffs.edu.br

Currículo Lattes  
Doutorado em Filosofia pela Universidade de Bremen/Alemanha. Pesquisa e orienta nas áreas Filosofia Moderna e Contemporânea, com ênfase em ética pura e aplicada (bioética, biopolítica, biodireito, ética ambiental), antropologia filosófica, filosofia do direito, filosofia política, direitos humanos, filosofia intercultural e teoria crítica. Autores principais: Adorno, Habermas, Feuerbach e Ernst Bloch.