RESOLUÇÃO Nº 1/CCMVRE/UFFS/2022

Inclui Componente Curricular Optativo na Matriz Curricular 2010 do Curso de Medicina Veterinária - Bacharelado do Campus Realeza

A Coordenação do Curso de Graduação em Medicina Veterinária - Bacharelado do Campus Realeza, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso, registrada ATA Nº 01/CCMV-RE/UFFS/2022 de 25 de fevereiro de 2022, e considerando:

  1. a necessidade de ampliar a oferta de Componentes Curriculares Optativos para o Curso de Medicina Veterinária - Bacharelado do Campus Realeza, na Matriz Curricular 2010;

  2. que devido a pandemia e a oferta dos Componentes Curriculares (CCRs) em formato remoto, os CCRs Optativos foram cancelados por dois semestres letivos consecutivos;

  3. que houve um aumento da demanda de alunos necessitando cumprir a carga-horária de créditos em CCRs Optativos;

  4. que em 9 de fevereiro de 2022 via e-mail à Coordenação do Curso, o Prof. Dr. Valfredo Schlemper solicitou a criação do Componente Curricular Optativo Ciência de Animais Experimentais e Bioterismo, por ser uma temática importante, prevista nas novas DCNs do Curso de Medicina Veterinária, e também porque no Campus Realeza funciona o Biotério, possibilitando aulas teóricas e práticas;

  5. que em 16 de ferreiro de 2022 o pedido do referido professor foi analisado pelo NDE do curso, que recomendou a oferta do CCR Optativo Ciência de Animais Experimentais e Bioterismo ao Colegiado de Curso;

  6. a necessidade de oferta deste Componente Curricular para o semestre 2022/1.

 

RESOLVE:

Art. 1º Incluir o Componente Curricular Ciência de Animais Experimentais e Bioterismo com 4 créditos (60 horas), no rol de CCRs optativos da Matriz Curricular 2010, do Curso de Medicina Veterinária, conforme ementa abaixo:

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

 

Ciência de Animais Experimentais e Bioterismo

04

60h

72h/a

EMENTA

Ética na experimentação animal. Modelos animais. Biotérios e finalidades. Instalações, equipamentos e barreiras sanitárias. Doenças de animais de laboratório. Controle sanitário e biossegurança. Criação e manejo de camundongos, ratos, porquinhos-da-Índia, coelhos e mini-porcos. Bem-estar animal e ambiência de biotérios. Produção de animais de laboratório. Animais transgênicos e nocautes

OBJETIVO

Estudar as principais espécies animais de laboratório utilizados na experimentação, sua fisiologia e comportamento, o manejo reprodutivo e nutricional, bem como as boas práticas de bioterismo regulamentadas no Brasil.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ANDRADE, A.; PINTO, S.C.; OLIVEIRA, R.S. Animais de laboratório criação e experimentação. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2006, 388p.

LAPCHIK, V . B. V.; MATTARAIA, V. G. M.; KO, G. M. Cuidados e manejo de animais de laboratório. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2010. 730 p.

MAJEROWICZ, J. Boas práticas em biotério e biossegurança. Rio de janeiro: Interciência, 2008. 175 p.

MOLINARO, E. M.; MAJEROWICZ, J.; VALLE, S. Biossegurança em biotérios. Rio de Janeiro: Interciência, 2008. 226 p.

NEVES, S. M. P; MANCINI FILHO, J; MENEZES, E. W. Manual de cuidados e procedimentos com animais de laboratório do biotério de produção e experimentação da FCF-IQ/USP. São Paulo, FCF-IQ/USP, 2013. 216 p.

 

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ANDERSEN, M.L.; D´ALMEIDA, V.; KO, G. M.; KAWAKAMI, R.; MARTINS, P. J. F.; MAGALHÃES, L.E.; TUFIK, S. Princípios éticos e práticos do uso de animais de experimentação. São Paulo, Cromosete, 2004.

BRITO, A. C.; NUNES, D. M.; BARROS, P. W. Manual para usuários do biotério. Maceió: EDUFAL, 2003. 53 p.

CONCEA - Diretriz brasileira para o cuidado e a utilização de animais em atividades de ensino ou de pesquisa científica – DBCA – 2016. http://www.mct.gov.br/upd_blob/0238/238683.pdf FLECKNELL, P.A. Laboratory animal anaesthesia. 3 ed. British Academic Press, 2009.

HIRATA, M. FILHO, J. M. Manual de biossegurança. 1ª ed. Editora Manole – São Paulo. 2002.

LUCA, R.R.; ALEXANDRE, S.R.; MARQUES, T.; SOUZA, N.L.; MERUSSE, J.L.B.; NEVES, S.M.P. Manual para técnicos em bioterismo. 2. ed. São Paulo: EPM, 1996.

NATIONAL RESEARCH COUNCIAL. Manual sobre cuidados e usos de animais de Laboratório. Edição em português – AAALAC e COBEA – Goiânia, 2003.

REIS, S. R.; FRANCO, A. M. R. Manual básico de bioterismo, Manaus: FINEP, 2012. 47 p.

RODRIGUES, U. P; MATTARAIA, V. G. M.; VALENTINI, E. J. G.; DAMY, S. B. Implantação de boas práticas de produção (CGMP) no biotério central do instituto butantan. controle de contaminação, v. 6, n. 49, p. 20-24, 2003.

The UFAW. Handbook on the care and management of laboratory animals. 7.ed. British Blackwell Science, 2006. p.282-312.


Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.

Sala das Reuniões do Colegiado do Curso de Graduação em Medicina Veterinária – Bacharelado do Campus Realeza, 1ª Reunião Ordinária, em Realeza/PR, 25 de fevereiro de 2022.

DENISE MARIA SOUSA DE MELLO

Coordenadora do Curso de Graduação em Medicina Veterinária – Bacharelado

 

Data do ato: Realeza-PR, 25 de fevereiro de 2022.
Data de publicação: 07 de março de 2022.

Denise Maria Sousa de Mello
Coordenadora do Curso de Graduação em Medicina Veterinária do Campus Realeza