ATA Nº 9/CONSCLS/UFFS/2022

07ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL - 12 de agosto de 2022

Aos doze dias do mês de agosto de dois mil e vinte e dois, às nove horas, reuniram-se no auditório do bloco A, os membros do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul para a sétima Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2022. Estiveram presentes os membros: presidindo a presente sessão o professor Thiago Bergler Bitencourt substituto oficial do Diretor que está de atestado médico; e os conselheiros Alexandre Monkolski, Ana Cristina Hammel, Anderson Luiz de Oliveira, Augusto Cesar Prado Pomari Fernandes, Betina Muelbert, Camila Lais Ramalho Batista, Carlos José Raupp Ramos, Eloir Faria de Paula, Fábio Luiz Zeneratti, Joaquim Gonçalves da Costa, Josuel Alfredo Vilela Pinto, Leda Battestin Quast, Luiz Carlos de Freitas, Paulo Alexandre Nunes, Régis Clemente da Costa, Ricardo Key Yamazaki, Ronaldo José Seramim, Siomara Aparecida Marques, Vanessa Gomes da Silva, Vitor de Moraes e a suplente pela Coordenação Acadêmica: Vivian Machado de Menezes. Esteve presente também a secretária de direção e órgãos colegiados, Ana Paula Pit Michelin. Como convidados para apresentações de itens da pauta, se fizeram presentes os professores Carlos Augusto Fernandes Dagnone e Ivan Maia Tomé. Justificativa de ausência: professora Ceyça Lia Palerosi Borges que estará na coordenação do evento I Workshop de Práticas de Campo que será no dia 12 de agosto das 9:00 as 12:00, assim como seu suplente, o professor Lisandro Tomas da Silva Bonome que integra o comitê de avaliação; o professor Miguel Mundstock Xavier de Carvalho justificou ausência informando que atenderá a  convocação de reunião do Fórum de Coordenadores de PPGs, da PROPEPG, no mesmo horário, não há Coordenador Adjunto no PPGADR. Às 9 horas e dez minutos, logo após a contagem de quórum, o presidente cumprimenta os presentes e dá início a sessão com os informes: 1. Expediente: 1.1 Comunicados gerais: Informes da Coordenação Administrativa: a) Informa que estamos com processo licitatório para construção dos estacionamentos acessíveis, em fase de recebimento de propostas. b) Houve uma mudança de chefia no setor da Assessoria de Infraestrutura: a chefia que anteriormente era do Bruno passou a ser o Roberto Roseira. Informes da Coordenação Acadêmica: c) O edital de monitoria tem 25 bolsas para o Campus Laranjeiras do Sul, a maior quantidade entre os Campi. d) Na semana passada começou a discussão sobre a programação do SEPE (Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão) que ocorrerá de 17 a 21 de outubro, durante o dia, para divulgação dos trabalhos dos alunos, oficinas, uffs de portas abertas, feira de ciências da Cantu, e apresentação dos professores sobre os trabalhos de pesquisa e extensão. e) Nesta semana a Coordenação Acadêmica está iniciando o cadastramento de horários, então quem tiver algum problema deve entrar em contato com o Ronaldo Darós com urgência pois deverá estar tudo alinhado na próxima semana para abrir o processo de matrícula em setembro. Informes dos Conselheiros: f) O Conselheiro Eloir Faria de Paula informa que está lotado agora no “Laboratório de Mídias e Eventos” e que a agenda semanal de eventos está sendo encaminhada pela SEDOC-LS em parceria, informa que quem necessitar de projetores para eventos deverá fazer o pedido diretamente com ele (Eloir), e que o empréstimo de projetores para as aulas continua na biblioteca. g) A Conselheira Ana Hammel informa que do dia 15 a 17 será realizada a Semana Acadêmica dos cursos de Educação do Campo, convida e pede a divulgação do evento e feira com produtores no Campus nestes dias. No mais, solicita informações sobre o RU ao Coordenador Administrativo Ronaldo Seramim, que em resposta informa que o processo de licitação está em regime de urgência, o contrato atual encerra no dia 30/08, e faz a previsão de início das atividades dia 18/09 para a nova empresa que ganhar a licitação, junto com o início do semestre 2022.2. Informa ainda que estudantes fizeram distribuição de panfletos dizendo que haveria aumento do preço do RU para estudantes, porém que isso é uma desinformação pois em nenhum momento foi ou está sendo cogitado aumento de preço para os estudantes que continuarão pagando o mesmo valor. O Coordenador Acadêmico comenta que serão convocados os CAs para esclarecer a questão do reequilíbrio econômico e que essa diferença será ônus do Campus e não impactará os preços para os alunos. O Coordenador Administrativo complementa ainda que houve aumento de 26% da sexta básica mais inflação e que por isso a empresa teve prejuízos e teve que iniciar processo de reequilíbrio para viabilizar a continuidade dos serviços. h) O professor Paulo informa que do dia 15 ao dia 19 será realizada a Semana Acadêmica do curso de Ciências Econômicas no período noturno. Não havendo mais informes, o presidente apresenta para apreciação: 1.2 Aprovação da ata da 6ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus/2022: estando a ata aprovada por consenso, o presidente apresenta a pauta para aprovação o expediente: 2.1 Análise da proposta de implantação e PPC do curso de Administração do Campus Laranjeiras do Sul – processo nº 3205.006150/2022-40; 2.2 Análise do Pedido de Redistribuição da Docente Silvana Duarte – processo nº 23205.011878/2021-11; 2.3 Homologação da Resolução nº 29/CONSCLS/UFFS/2022, publicada em ad-referendum; 2.4 Aprovação da minuta do Edital do Plano Institucional de Afastamento para Capacitação Docente - PIACD 2023/2024; 2.5 Plano Anual de Atividades; 2.6 Cancelamento de todas as entradas 2023 (SISU e Edital especial) para o curso: Interdisciplinar em Educação do Campo Ciências da Natureza, para posterior entrada ALTERNADA (2024, 2026, 2028...) - encaminhamento que está sendo realizado pelo Colegiado do Curso na reformulação do PPC. Houve o pedido de alteração da pauta para colocar o item 2.4 como 2.1 para que o professor Carlos Dagnoni pudesse apresentar o ponto e depois ser liberado pois não faz parte do Conselho; e houve o pedido de inclusão de pauta apresentado pelo Coordenador Administrativo Ronaldo José Seramim como Item. 2.7 Apresentação do relatório de gestão de 2021. Aprovada a pauta com as alterações e inclusões, em seguimento aos trabalho: 2.1 Aprovação da minuta do Edital do Plano Institucional de Afastamento para Capacitação Docente - PIACD 2023/2024; O professor Carlos Augusto Fernandes Dagnone apresenta os documentos pertinentes e explica os pontos principais do edital PIACD 2023/2024 ressaltando a necessidade de cumprimento dos prazos e homologação da qualificação, pelo PIACD, para progressão. Informa que houve uma pequena alteração na minuta encaminhada junto com a convocação para incluir o mini-tutorial com os passos a serem seguidos para abertura do processo no SIPAC. E que o item 2 da sessão 10 foi corrigia para Resolução 102/CONSUNI/UFFS/2022, em vista dessa correção passou a ter 3 vagas para afastamento de doutorado e 15 para pós-doutorado. Foram esclarecidas dúvidas e sugeridas pequenas correções para melhorar o entendimento do Edital, quais foram acatadas pelo Conselho e o Edital foi aprovado por consenso com a indicação de pensar em um fluxo contínuo para o próximo edital. 2.2 Análise da proposta de implantação e PPC do curso de Administração do Campus Laranjeiras do Sul – processo nº 3205.006150/2022-40: O presidente da sessão concede a palavra ao Presidente do GT Responsável pela apresentação da Proposta do Curso de Administração, prof. Ivan Maia Tomé, que no uso da palavra faz apresentação em tela a respeito da composição e dos trabalhos realizados pelo GT e o levantamento dos resultados da consulta pública que apontou o curso como interesse regional, e sobre o PPC do Curso de Administração proposto como curso presencial com 12,5% semipresencial, com total de 3000 (três mil) horas de carga horária, 4 anos de duração, e ingresso de 25 estudantes por semestre. Informa os componentes curriculares e os docentes que assumirão as disciplinas no primeiro momento. Encerrada a apresentação, o presidente abre a palavra aos demais conselheiros. Alguns conselheiros apresentaram indagações quais foram esclarecidas pelo presidente do GT e pelo Coordenador Administrativo, integrante do GT, Ronaldo José Seramim. O professor Fábio Luiz Zeneratti pediu registro de sua fala em ata: parabenizou o trabalho dos membro do GT porém que o processo chegou de maneira acelerada na íntegra na terça feira na parte da tarde1 então que restou só a quarta e quinta para leitura do material que ele particularmente fez a leitura na íntegra mas muito corrida, o que prejudica muito a análise e que tem mais dúvidas do que respostas do que foi apresentado na proposta, faz algumas perguntas ao presidente do GT: a) por que só 25 vagas? b) manifesta preocupação de que é previsto que o curso permitirá carga horária à distância de 12,5% e no PPC consta a possibilidade de ampliar a carga horária à distância de 40% e que se aprovado dessa forma o Conselho de Campus não terá controle sobre essa ampliação que tornaria o curso híbrido pois caberá ao colegiado essa deliberação. Menciona que nas atas há essa preocupação manifestada de que se o PPC viesse para o Conselho de Campus tivesse resistência, e que não parece estratégico perante as demais Universidades particulares da Região, por ser uma Universidade Pública Federal. c) E por fim questiona sobre não ter docentes em Administração suficientes para todo o curso e que essa estratégia foi tentada por outros cursos que estão sem professor no momento, pois o Campus tem no momento somente 2 docentes administradores e que na quinta fase o curso necessitará de 4 administradores para ministrar os CCRs. d) Informa que sentiu falta uma análise mais aprofundada da carga horária dos professores que podem atuar no curso. Destaca que por mais que haja docentes que já se manifestam como disponíveis para terem Disciplinas designadas à sua carga horária, os docentes citados no PPC tem demanda de carga horária em outros cursos e que a disponibilidade deles para trabalhar com carga horária elevada demonstra sua dedicação, mas essa pré-disponibilidade não garante que eles ficarão com as disciplinas futuramente, pois podem sair para afastamento e que isso ocorrer essa carga horária seria repassada para os demais. Sem mais questionamentos, finaliza sua fala parabenizando o professor Ivan pelo trabalho do GT e informa que gostaria que constasse em ata que ele é plenamente favorável à abertura do curso de administração, mas que precisa de mais informações para pensar sobre o processo e se possível para pensar mais nessa proposta que chegou muito em cima da hora. O professor Ivan esclarece as dúvidas informando que a)colocaram 25 vagas e que isso pode ser readequado e que as 25 vagas reduziriam a sobrecarga horária dos docentes em caso de evasão. b) com relação aos professores informa que o Campus tem 4 professores previstos para voltar de afastamentos e que o professor Carpes é doutor em administração, cita o Arami que dá aula de finanças empresariais, que o Pedro Ivan tem mestrado na área da Administração. A professora Siomara Aparecida Marques manifesta também a preocupação quanto à quantidade de docentes que poderão ficar sobrecarregados, requer também mais tempo para leitura dos documentos. O professor Vitor de Moraes manifesta-se favorável mas lembra que os pontos colocados pelos colegas são também levantados pelo Conselho Comunitário e destaca que o curso não quer competir com Universidades Particulares que são em EAD e esse não será o formato do curso de ADM na UFFS, e que não há professores suficientes, sendo possível viabilizar o curso apenas se houver a possibilidade de recebimento de mais códigos de vagas, além de não ter espaço físico com salas de aulas suficientes para abertura de mais um curso. O professor Joaquim observa também a preocupação com carga horária. A professora Leda Battestin Quast visualizou que é possível a integração de CCRs com outros cursos o que não aumentaria a carga horária dos docentes, o professor Luiz Carlos de Freitas também requer maior prazo para análise concordando com os pontos apresentados pelos colegas que antecederam sua fala. O professor Anderson Luiz de Oliveira se manifestou favorável à aprovação do curso de Administração ressaltando que esse não é um curso que apresenta altas taxas de evasão assim como alguns outros cursos do Campus, e informa que a expansão da Universidade para cursos com alta procura, que atendam interesse da comunidade regional e tenham pleno emprego é necessário para a manutenção do Campus já que outros cursos tem formado poucas pessoas e que por isso o custo per capta do aluno da UFFS é altíssimo, e que a evasão é um recado da sociedade que não quer os respectivos cursos. A professora Betina manifesta que o Conselho de Campus nunca barrou a abertura de um curso e não irá barrar o curso de Administração, porém apenas requer mais tempo para estudo, destaca que é importante expandir o Campus e sugere ainda que o projeto seja reapresentado com maiores estudos e novas proposições em outra oportunidade considerado o momento político delicado por se tratar de período eleitoral. O professor Josuel destaca que se preocupa de estarem discutindo o PPC sem condições nenhumas por não serem da área e que aprova a proposta para que ela seja discutida futuramente na Câmara de Graduação onde lá haverá pessoas aptas. O integrante do GT Ronaldo Seramim questiona os embargos que estão se apresentando em comparação com as propostas de cursos anteriores nas áreas sociais que não tiveram problemas para serem aprovados. Após discussões e esclarecimentos. O coordenador acadêmico sugere que o projeto seja submetido a aprovação pois as discussões já foram realizadas. É esclarecido que quem pedir vistas do processo se torna relator e deve apresentar o relatório no prazo de 10 dias. Entre os docentes que se manifestaram pelo pedido de mais dias para análise do PPC ninguém se habilitou a pedir vistas para ser relator do processo. O Presidente consulta, vamos à votação: “temos condição de avaliar a aprovação do PPC hoje?” O Conselheiro Josuel informa que é preciso votar pois as discussões foram feitas e se não houvesse condição de o ponto de pauta ser votado ele deveria ter sido retirado e que o Conselho de Campus tem que dizer apenas se quer ou não a aprovação do curso de Administração e que o PPC será analisado no Conselho Universitário que ele tem essa competência. Após mais algumas manifestações contrárias e favoráveis à fala do professor Josuel, O Conselheiro Eloir relembra que diversos cursos saíram do Conselho de Campus e foram para o Consuni e que foram alterados posteriormente inclusive quanto ao turno. E coloca como questão a sujestão de que seja votada a proposta de criação “pela aprovação ou não do curso de administração, sem prejuízo de alterações para na próxima reunião trazer os pontos polêmicos a serem discutidos para sugestão de alteração do PPC”, pois não é possível discutir no momento o que deve ou não ser alterados pois o PPC já está escrito e o GT fez um estudo para escrevê-lo da forma em que está. Por sugestão, o conselho decide executar a votação de forma nominal. O presidente abre a votação perguntando: O Conselho de Campus aprova a proposta de implantação do Curso de Administração sem prejuízo de alterações para na próxima reunião trazer os pontos polêmicos a serem discutidos para sugestão de alterações no PPC?São os votos: Pela Coordenação Acadêmica, Vivian Machado de Menezes: FAVORÁVEL; Pela Coordenação Administrativa, Ronaldo José Seramim: FAVORÁVEL; Representantes TAE – Augusto Cesar Prado Pomari Fernandes: FAVORÁVEL; Vanessa Gomes da Silva: FAVORÁVEL; Coordenadores de Curso – Alexandre Monkolski: FAVORÁVEL; Paulo Alexandre Nunes: FAVORÁVEL; Siomara Aparecida Marques: CONTRA – vota contrário não pela não implantação do curso mas em razão da necessidade de mais tempo para análise da proposta; Vitor de Moraes: CONTRA – não o agrada a questão do EAD, infraestrututra e código de vagas; Luiz Carlos de Freitas: CONTRA - na forma que consta neste PPC mas não contrário ao curso; Leda Battestin Quast: FAVORÁVEL; Betina Muelbert: CONTRA – em função da falta de tempo para análise; Josuel Alfredo Vilela Pinto: FAVORÁVEL; Ricardo Key Yamazaki: FAVORÁVEL; Ana Cristina Hammel: CONTRA – em razão da infraestrutura e como está apresentada a EAD no projeto; Representantes docentes – Joaquim Gonçalves da Costa: ABSTENÇÃO; Anderson Luiz de Oliveira: FAVORÁVEL; Fábio Luiz Zeneratti: CONTRA – contra a proposta apresentada porém é favorável à um curso de administração no Campus, contra por que faltou tempo para analisar a proposta, por que o curso apresenta carga horária de 40% a distância e por que não foi apresentado o estudo do impacto da carga horária de docentes ao longo prazo; Carlos José Raupp Ramos: FAVORÁVEL; Régis Clemente da Costa: CONTRA - tendo em vista o curto prazo para análise da proposta, pelo fato de constar previsão de EAD no curso, a condições de infraestrutura já apontadas no parecer da Coordenação Acadêmica e condições de trabalho dos professores e também faz constar que não é contrário a existência do curso de Administração neste Campus porém que estas questões sejam discutidas e encaminhadas de maneira adequada. Representantes discentes – Camila Lais Ramalho: FAVORÁVEL; Representante TAE suplente – Eloir Faria: FAVORÁVEL - sem prejuízo de alterações. Encerrada a votação, resultam: 13 votos favoráveis sem ressalvas, 7 contrários (com justificativas ou ressalvas) e 1 abstenção. Assim, o Presidente da sessão anuncia que o Curso está aprovado. O presidente da sessão requer prorrogação da sessão em 1 hora (até as 12 horas) e organização dos pontos de pauta para que possam as questões urgentes serem vencidas nessa sessão: 2.3 Análise do Pedido de Redistribuição da Docente Silvana Duarte – processo nº 23205.011878/2021-11; 2.4 Homologação da Resolução nº 29/CONSCLS/UFFS/2022, publicada em ad-referendum, pauta adiada para a próxima sessão - 2.5 Plano Anual de Atividades, pauta adiada para a próxima sessão. 2.6 Cancelamento de todas as entradas 2023 (SISU e Edital especial) para o curso: Interdisciplinar em Educação do Campo Ciências da Natureza, para posterior entrada ALTERNADA (2024, 2026, 2028...) - encaminhamento que está sendo realizado pelo Colegiado do Curso na reformulação do PPC. O professor Vitor informa os motivos e requer aprovação ao Conselho. É deferido por consenso. 2.7 Apresentação do relatório de gestão de 2021 pauta adiada para a próxima sessão. 3. ENCERRAMENTO: Tendo atingido o teto da prorrogação, às 12 horas, o presidente encerra a sessão. Eu, Ana Paula Pit Michelin, Secretaria de Direção e Órgãos Colegiados do Campus Laranjeiras do Sul, lavrei a presente Ata que após aprovada será assinada por mim e pelo presidente.

1Ressalva Administrativa: A convocação para esta Sessão do Conselho de Campus foi enviada aos conselheiros via e-mail conforme o prazo regimental com 72 horas de antecedência, exatamente no dia 9 de agosto de 2022 8:43,  conforme registro de e-mail, juntamente com a pauta completa na qual estava previsto o item: “2.2 Análise da proposta de implantação e PPC do curso de Administração do Campus Laranjeiras do Sul – processo nº 3205.006150/2022-40.” e com o PPC a ser analisado em anexo. Informamos ainda que o processo citado na pauta é registrado no SIPAC e de natureza pública. Assim, todos os conselheiros tinham acesso ao processo na íntegra, no mesmo horário em que receberam a convocação, caso quisessem consultar o inteiro teor. E que o download do arquivo completo foi realizado pela SEDOC no mesmo dia 9 de agosto de 2022 no período da tarde para encaminhamento aos conselheiros por cortesia (não houve requisição) caso algum dos docentes não soubessem como usar o SIPAC.

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 12 de agosto de 2022.
Data de publicação: 23 de novembro de 2022.

Thiago Bergler Bitencourt
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

ATA Nº 9/CONSCLS/UFFS/2022