A Universidade Federal da Fronteira Sul participou, nos dias 22 a 25 de outubro, do Festival Iguassu Inova, em Foz do Iguaçu (PR). O evento é reconhecido como um dos maiores eventos de inovação, tecnologia, ciência e sustentabilidade do Sul do Brasil, e reuniu reuniu milhares de visitantes ao longo de quatro dias de experiências, debates e mostras interativas.
Entre as atividades do evento, a Feira de Extensão reuniu professores e estudantes de diversas instituições de ensino superior do Paraná e do Mato Grosso do Sul. A UFFS apresentou 14 projetos de extensão vinculados ao Programa de Sustentabilidade Territorial do Itaipu Parquetec.
“O festival se consolidou como um espaço estratégico para evidenciar o protagonismo dos estudantes e o papel social da universidade pública. Com cerca de 70 bolsistas envolvidos, as ações da UFFS apresentadas integram o processo de curricularização da extensão nos cursos de graduação, fortalecendo a articulação entre ensino, pesquisa e práticas extensionistas como dimensão formativa essencial na trajetória acadêmica dos estudantes”, destacou a diretora de Extensão da UFFS, Marcela Maciel.
A vice-reitora da UFFS, Sandra Pierozan, visitou os trabalhos da UFFS na Feira de Extensão e participou da cerimônia de encerramento do projeto, que também marcou o pré-lançamento do novo edital do Programa de Sustentabilidade Territorial do Itaipu Parquetec. A nova edição do programa será lançada em 30 de outubro de 2025.
 Acesse aqui a página do Programa Itaipu Parquec, com informações sobre a nova edição.
Conforme Piorezan, “o Festival Iguassu Inova foi uma experiência incrível. A UFFS, representada pelos campi de Realeza e Laranjeiras do Sul, teve a oportunidade de apresentar os resultados dos projetos desenvolvidos a partir do edital de Sustentabilidade Territorial 2024. Foi um momento importante para mostrar como a extensão universitária pode caminhar junto com o ensino e a pesquisa, gerando impacto real nos territórios. Os trabalhos apresentados refletiram bem o compromisso e a qualidade das ações da nossa universidade. A proposta e a organização do evento também merecem destaque. Foi tudo muito bem pensado para fortalecer parcerias e dar visibilidade a iniciativas que fazem a diferença”.