A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) firmou um Termo de Cooperação Bilateral com a Universidade Afro-Americana da África Central (AAUCA), instituição de ensino superior e pesquisa localizada em Ciudad de la Paz, Djibloho, na República da Guiné Equatorial. A parceria foi estabelecida no âmbito da Chamada Pública CNPq/MCTI nº 15/2026 – Programa de Cooperação Afro-Brasileira em Ciência e Tecnologia (PROÁFRICA) e tem como foco o desenvolvimento conjunto de atividades de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação.
A cooperação está vinculada ao projeto “Otimização de Sistemas de Fluxo de Ar e Controle de Etileno em Estruturas de Armazenamento para Climas Quentes: Cooperação Estratégica Brasil – Guiné Equatorial”. A iniciativa prevê o desenvolvimento e a validação de protocolos para manejo termodinâmico e controle de etileno em estruturas de armazenamento refrigerado em climas quentes, além do intercâmbio de pesquisadores e estudantes, compartilhamento de infraestrutura laboratorial e capacidade técnica e produção conjunta de publicações, protocolos técnicos e formação de recursos humanos.
A Universidade Afro-Americana da África Central (AAUCA) é uma instituição de ensino superior e pesquisa da Guiné Equatorial, criada em 2015 e sediada em Ciudad de la Paz, na região de Djibloho. A instituição atua na formação acadêmica e no desenvolvimento científico em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para a ampliação da capacidade de ensino, pesquisa e inovação no país e para o estabelecimento de conexões acadêmicas internacionais.
Na UFFS, a cooperação é coordenada pelo Professor Josuel Alfredo Vilela Pinto, do Campus Laranjeiras do Sul. Na Guiné Equatorial, a coordenação local é do pesquisador Ashraf Abdelfatah Ali. As equipes das duas instituições realizarão reuniões periódicas para acompanhar o cronograma, as metas e os indicadores do projeto.
No desenvolvimento das atividades, a UFFS será responsável, entre outras ações, pela coordenação administrativa e científica do projeto perante o CNPq e pela disponibilização de infraestrutura laboratorial para ensaios de dinâmica de gases e absorção de etileno. A AAUCA, por sua vez, atuará no diagnóstico e sensoriamento térmico de estruturas de armazenamento na Guiné Equatorial, contribuindo também com dados de campo, conhecimentos sobre a cadeia agroindustrial local e infraestrutura acadêmica.
A parceria busca ainda fortalecer a cooperação Sul-Sul em ciência, tecnologia e inovação entre o Brasil e a Guiné Equatorial, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre pesquisadores e estudantes das duas instituições. O financiamento das atividades previstas será proveniente da Chamada CNPq/MCTI nº 15/2026 – PROÁFRICA, sem previsão de contrapartida financeira entre as universidades.
Interessados em desenvolver atividades por meio dessa e outras parcerias deverão seguir as orientações disponíveis no passo a passo para formalização de acordos de cooperação internacionalmada CNPq/MCTI nº 15/2026 – PROÁFRICA, sem previsão de contrapartida financeira entre as universidades. (https://www.uffs.edu.br/uffs/cooperacao-internacional/como-formalizar-um-acordo#texto) ou entrar em contato com a Divisão de Relações Internacionais (DRI) pelo e-mail internacional@uffs.edu.br para obter mais orientações sobre os procedimentos.