A nova Clínica Escola de Nutrição, que a partir de agora levará o nome da Professora Amélia Dreyer Machado, teve um investimento de R$ 1.296.997,61. Os recursos foram viabilizados por meio de emendas parlamentares dos deputados federais Zeca Dirceu (PT), Leandre Dal Ponte (PSD) e Gleisi Hoffmann (PT), somados a recursos próprios da UFFS. 
Com uma área construída de 315,90 m² e uma área total de intervenção de 1.105,04 m², a clínica é composta por quatro consultórios, sala da coordenação, sala para professores, sala de apoio com computadores, copa, sala de reuniões, sala de aula, recepção e instalações sanitárias. A obra civil foi concluída em junho de 2024 e o espaço já se encontra em pleno funcionamento, prestando atendimento nutricional gratuito à população de Realeza e região. 
Os serviços são realizados pelos acadêmicos do curso de graduação em Nutrição, sob a supervisão direta da nutricionista responsável técnica, professores orientadores e da coordenação local. O atendimento abrange um amplo espectro de necessidades, incluindo condições como excesso de peso, obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemias (colesterol alto), bem como reeducação alimentar. A clínica também oferece suporte especializado para alergias alimentares, insuficiência renal crônica, intolerância à lactose, doença celíaca, pós-operatório de cirurgia bariátrica, praticantes de atividades físicas, atletas, doenças gastrointestinais, câncer, entre outras. 
A homenagem póstuma à professora Amélia Dreyer Machado foi aprovada pelo Conselho Universitário (CONSUNI) em reconhecimento à sua notável trajetória profissional, acadêmica e de dedicação à UFFS, onde atuou entre 2011 a 2019. A cerimônia em homenagem à docente foi acompanhada pela irmã, Cristina Dreyer Machado, e o técnico da UFFS e filho da professora Amélia, Mário Guilberto Machado Souza. A professora homenageada foi fundadora e coordenadora do Programa de Extensão NUTRISAN, uma iniciativa que promoveu diversas ações de educação alimentar, capacitação de merendeiras e atendimento a gestantes e agricultores familiares na região sudoeste do Paraná.  
Amélia Dreyer Machado faleceu em 8 de fevereiro de 2025, antes de completar 67 anos. Nutricionista formada pela UFBA com mestrado pela UFSC, ela atuou em diferentes instituições antes de ingressar na UFFS. A professora foi docente do curso de Nutrição da UFFS até 2019, ano de sua aposentadoria. Durante esse período se tornou referência em projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de Segurança Alimentar e Nutricional, estreitando laços entre a universidade e a comunidade local, além de fortalecer as políticas públicas de alimentação saudável na região.