0 1 2 3
Loading...
Administração PúblicaEventoGestão PúblicaInovaçãoInteligência ArtificialTecnologia

UFFS encerra Ideathon Realeza – Jornada GovTech Sudoeste com três projetos finalistas

Evento integrou a 4ª Semana Acadêmica de Administração Pública e reuniu 70 estudantes em busca de soluções para a gestão municipal

Ariel Tavares / Assessoria de Comunicação Campus Realeza — 10 de Agosto de 2026 — Atualizado em 10/08/2026

UFFS encerra Ideathon Realeza – Jornada GovTech Sudoeste com três projetos finalistas

Maratona de ideias reuniu cerca de 70 estudantes, profissionais e representantes da comunidade e foi finalizado no dia 6 de agosto

Como transformar os desafios do dia a dia das gestões municipais em oportunidades de inovação? Essa foi uma das perguntas que guiaram a realização do Ideathon Realeza - Jornada GovTech Sudoeste. A iniciativa integrou a programação da 4ª Semana Acadêmica do curso de Administração Pública da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. A maratona de ideias reuniu cerca de 70 estudantes, profissionais e representantes da comunidade e foi finalizado no dia 6 de agosto. 

Os acadêmicos dos cursos de Administração Pública e de Inteligência Artificial da UFFS buscaram desenvolver soluções em seis áreas estratégicas da gestão pública: valorização da produção rural; gestão financeira municipal; comunicação; gestão de pessoas; compras públicas; e educação e inclusão. Além de estimular a criatividade e o empreendedorismo, o Ideathon buscou transformar ideias em projetos capazes de gerar impactos positivos para a população e contribuir com o desenvolvimento regional. 

“Atividades dessa natureza são de grande importância para o desenvolvimento de diferentes competências técnicas e comportamentais dos estudantes, uma vez que possibilitam a aplicação prática dos conhecimentos desenvolvidos na universidade em situações reais da gestão pública municipal. Além disso, promovem a integração entre diferentes áreas do conhecimento e aproximam os estudantes dos desafios reais enfrentados pela administração pública”, destacou o professor do curso de Administração Pública, Alessandro Carlos da Silva Junior, que também integrou a organização do evento. 

Após uma imersão inicial realizada nos dias 23 e 25 de junho, os estudantes tiveram todo o mês de julho para proporem soluções inovadoras para demandas enfrentadas pelos municípios da região Sudoeste do Paraná. Utilizando a metodologia do Canvas de Ideação, as equipes aprimoraram seus projetos, que foram apresentados e avaliados no dia 6 de agosto.

Propostas vencedoras e etapa regional

Na apresentação final, foram submetidas nove propostas de soluções inovadoras aos desafios propostos. Três equipes obtiveram destaque na classificação final e garantiram vaga para representar o município de Realeza na etapa regional da jornada, que ocorrerá durante a Feira Inventum, em novembro, no município de Pato Branco-PR: 

• 1º lugar – AGRORADAR REALEZA (Inteligência Rural e Crescimento Fiscal): proposta elaborada por estudantes da 8ª fase do curso de Administração Pública, que visa aprimorar o rastreamento da produção e da comercialização rural no município, ampliando a capacidade de arrecadação municipal; 

• 2º lugar – AGRADA (Gestão Integrada de Compras Públicas): desenvolvida por acadêmicos da 2ª fase do curso de Administração Pública, consiste em um sistema integrado para o gerenciamento das compras públicas e a conexão entre diferentes setores, minimizando ineficiências e viabilizando o compartilhamento de bens adquiridos; 

• 3º lugar – PUBLIDEV5 (IA na Comunicação Pública): criada por estudantes da 2ª fase do curso de Inteligência Artificial, apresenta um sistema inteligente baseado em Inteligência Artificial destinado a integrar setores públicos, otimizar processos, capacitar servidores e aproximar o cidadão das informações públicas.

A realização do Ideathon Realeza – Jornada GovTech Sudoeste foi promovida pela UFFS, em parceria com o Sebrae Paraná e outras instituições governamentais do município de Realeza.  

Relacionadas

Campus Cerro Largo

Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580, Centro,
Cerro Largo, RS
CEP 97900-000
Tel. (55) 3359-3950
CNPJ: 11.234.780/0003-12

Campus Chapecó

Rodovia SC 484, km 02,
Bairro Fronteira Sul,
Chapecó, SC
CEP 89815-899
Tel. (49) 2049-2600
CNPJ 11.234.780/0007-46

Campus Erechim

ERS 135, km 72, 200,
Caixa Postal 764,
Erechim, RS
CEP 99710-557
Tel. (54) 3321-7050
CNPJ 11.234.780/0002-31

Campus Laranjeiras do Sul

Rodovia BR 158, km 405,
Caixa Postal 106,
Laranjeiras do Sul, PR
CEP 85319-899
Tel. (42) 3635-0000
CNPJ 11.234.780/0004-01

Campus Passo Fundo

Rua Capitão Araújo, 20,
Centro,
Passo Fundo, RS
CEP 99010-200
Tel. (54) 3335-8514
CNPJ 11.234.780/0006-65

Campus Realeza

Rodovia PR 182, km 466,
Caixa Postal 253,
Realeza, PR
CEP 85770-000
Tel. (46) 3543-8300
CNPJ 11.234.780/0005-84