O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR), do Campus Laranjeiras do Sul, está com inscrições abertas para a próxima turma do curso de mestrado, que iniciará suas atividades no segundo semestre de 2025. São ofertadas 25 vagas a candidatos que tenham concluído curso de nível superior no Brasil ou no exterior e atendam aos critérios especificados no item 1 do Edital n° 3/PPGADR/UFFS/2025.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 30 de maio, exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/koRewE7gTw3hE4pr5. No formulário o candidato deverá informar os dados solicitados e anexar a documentação indicada no item 3 do edital. Entre os documentos necessários está o pré-projeto de pesquisa, que deve ser confeccionado conforme o modelo que consta no Anexo III do edital. .
No ato da inscrição o candidato deverá optar por uma entre as duas linhas de pesquisa do PPGADR, são elas: Linha 1 – Agroecossistemas, sustentabilidade e agrobiodiversidade; e Linha 2 – Dinâmicas socioambientais. No Anexo I do edital é possível conferir quais são os temas/áreas trabalhados pelos docentes do PPGADR dentro de cada uma das linhas de pesquisa.
Os candidatos que tiverem as inscrições homologadas, por meio de edital que deve ser publicado a partir de 12 de junho, passarão por uma seleção em três etapas. A primeira delas será a análise do currículo, com peso de 30%. Em seguida será feita a análise do pré-projeto de pesquisa, com peso de 30%. A etapa final será a arguição do pré-projeto, realizada por meio de videoconferência com cada candidato, no período de 23 de junho a 11 de julho, com peso de 40%. O resultado final do processo seletivo deve ser divulgado a partir de 22 de julho.
Link para o Edital n° 3/PPGADR/UFFS/2025.