O protagonismo estudantil foi o ponto de partida para a produção de um e-book com informações sobre a UFFS. A falta de conhecimento que estudantes tiveram sobre a instituição quando ainda estavam no Ensino Médio impulsionou essas mesmas estudantes a proporem projetos de extensão assim que ingressaram no curso de Medicina no Campus Chapecó. Elas buscaram quem pudesse orientá-las e, como produto dos projetos de extensão, nasceu o e-book “Medicina nas escolas – Caminhos para o Ensino Superior”.
O material, gratuito e disponível on-line, traz as informações sobre a UFFS, como formas de ingresso, cursos de graduação, auxílios e Restaurante Universitário. Além disso, explica sobre vários aspectos específicos do curso de Medicina.
O público-alvo são estudantes que estão finalizando o Ensino Médio, que, segundo a professora Jane Kelly Oliveira Friestino, muitas vezes sequer sabem da existência da UFFS, mesmo morando em Chapecó e região. Ela coordenou o projeto de extensão “Divulgação dos cursos e processos de ingresso na UFFS”, que, somado ao projeto “UFFS na escola: visitas e interações com estudantes de Ensino Médio”, orientado pela assistente social e técnica-administrativa em Educação, Rosileia Lucia Nierotka, compôs as ações do grupo. A pesquisa e elaboração do e-book foram realizadas pelas estudantes Cintia Canton, Andressa Schneider Studt e Letícia Carolina de Moraes, com revisão, além da professora Kelly e de Rosileia, da docente Graciela Soares Fonsêca.
Além do e-book, o grupo também visitou escolas e dialogou com estudantes sobre a vida universitária. Divulgou o “UFFS de Portas Abertas”, realizado em outubro, e contribuiu com explicações sobre a inscrição e pedido de isenção do ENEM. Além disso, as três acadêmicas foram entrevistadas na Rádio Efapi, quando ressaltaram a importância de fazer o ENEM e explicaram as formas de ingresso nos cursos de graduação da UFFS.
Agora, a intenção é de que o e-book seja disseminado e leve a UFFS ao conhecimento de muitos estudantes.
Baixe AQUI o e-book!