PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

PPGGeo
GEOGRAFIA
Mestrado

 

NOME DO PROGRAMA: Programa de Pós-graduação em Geografia 

CAMPI: Chapecó/SC e Erechim/RS

NÍVEL: Mestrado Acadêmico

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Humanas

ÁREA DE AVALIAÇÃO: Geografia

Frequência de entrada: anual

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo), em seu curso de mestrado acadêmico, é o primeiro programa em caráter multicampi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com funcionamento no Campus Chapecó/SC e no Campus Erechim/RS, duas cidades distantes apenas 100 km uma da outra. Tendo sido recomendado pela CAPES em outubro de 2018, o PPGGeo visa proporcionar formação de recursos humanos em Geografia, aprimorando competências acadêmicas e científicas essenciais ao exercício de atividades de pesquisa, docência e outras inerentes ao mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Três são os pressupostos iniciais que fomentaram a criação do PPGGeo:

  1. Demanda por profissionais qualificados gerada por instituições de ensino, empresas, movimentos sociais, organizações não governamentais (ONGs) e órgãos públicos da região;
  2. Importância da construção de interfaces com outras áreas do conhecimento e com os saberes populares, mantendo e reforçando a característica da Geografia de ser uma ciência que se preocupa tanto com a relação sociedade-natureza quanto com as expressões socioespaciais que emergem dessa relação, estando aberta ao diálogo interdisciplinar;
  3. Necessidade de crescimento do número de cientistas assim como do impacto da ciência no Brasil, especialmente no que tange à interiorização de centros de excelência em pesquisa.

A partir desses pressupostos, o PPGGeo se apresenta de modo a oportunizar processos formativos, de pesquisa e de diálogo com a comunidade das regiões Serrana, Oeste Catarinense e Noroeste Sul-Rio-Grandense.

 

Objetivos

O PPGGeo propõe, na perspectiva da pesquisa – a partir da análise e compreensão da natureza, da sociedade e do espaço geográfico – e na perspectiva do ensino – abrangendo teorias e metodologias da Ciência Geográfica –, qualificar profissionais com formação acadêmico-cientifico de excelência, capazes de atuar de maneira crítica, comprometida e engajada nos diferentes espaços.

O Programa visa a uma formação produtora de conhecimentos que atendam às demandas da sociedade com relação (1) à produção do espaço e às dinâmicas naturais e (2) à produção do espaço urbano-regional, de modo a contribuir com os debates sobre as categorias e conceitos analíticos da Geografia para a compreensão dos processos sociais e/ou naturais e das relações sociedade-natureza, manifestadas nos espaços urbanos e rurais, considerando diferentes escalas analíticas e abordagens e buscando o respeito à pluralidade teórico-metodológica.

Também, busca-se tornar oportuna a análise acerca da natureza, da sociedade e do espaço geográfico na perspectiva do ensino, pensado pelo viés da educação geográfica.

O Programa objetiva ainda – em sintonia com o compromisso pedagógico e social da UFFS de ser uma universidade pública e popular – fortalecer a inter-relação com a graduação em Geografia e as áreas afins, contemplando a formação e qualificação de profissionais para atuação na produção de conhecimento. Isso se fará por meio de atividades de ensino e pesquisa, que potencializarão atividades de extensão universitária, incluindo, para além da formação de pesquisadores e professores do ensino superior, a formação complementar de professores de educação básica, de gestores e técnicos da administração pública e de profissionais de áreas correlatas atuantes no setor público, privado ou em frentes comunitárias. Ademais, pretende-se cooperar com ações que visem fortalecer a integração institucional, promovendo a produção do conhecimento acadêmico no/do espaço local e regional e colaborando para a interiorização do acesso aos mais elevados níveis de educação formal em nível de pós-graduação.

 

English version available here.

 

Com base nesses objetivos, entende-se que o egresso do PPGGeo será capaz de:

- Analisar a realidade a partir dos instrumentos teórico-metodológicos da Geografia no que se refere às dinâmicas sociais e naturais do espaço geográfico;

- Constituir-se pesquisador, compreendendo-se enquanto agente de produção do espaço geográfico;

- Realizar trabalhos de campo de modo sistematizado, em diálogo com as especificidades de sua área de formação e atuação profissional;

- Coletar, sistematizar, produzir e interpretar dados e informações no âmbito de pesquisas teórico-empíricas;

- Estabelecer diálogos com saberes de outras áreas do conhecimento e com os saberes populares;

- Verificar realidades em diferentes escalas espaciais, buscando identificar as problemáticas da produção do espaço urbano-regional e da produção do espaço e das dinâmicas naturais e por meio de estudos analíticos, refletir sobre a realidades e propor alternativas para sua superação;

- Integrar-se em equipes de trabalho interdisciplinares, construindo mecanismos para a sua inserção em novos estudos, projetos e proposições de frentes de atuação na perspectiva local e regional;

- No âmbito da prática docente, aprimorar os referenciais teórico-metodológicos e instrumentais que possibilitem reflexões críticas e potencialmente propositivas;

- Posicionar-se de modo ético e comprometido na sua área de atuação profissional.

Este perfil é desejável, tanto no âmbito das formações que a UFFS oferece quanto no que tange às demandas regionais, pois serão profissionais qualificados que, uma vez formados, poderão engajar-se na descoberta, descrição, conhecimento, explicação e interpretação das espacialidades naturais e artificiais da vida na Terra.

A Avaliação Externa é efetuada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que é orientada por sua Diretoria de Avaliação e realizada pela área de Geografia com a participação da comunidade acadêmico-científica por meio de consultores ad hoc.

O PPGGeo está inserido no Colégio da Humanidades, na grande área Ciências Humanas e na área da Geografia. Foi avaliado e seu funcionamento recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC/ES) da CAPES em sua 180ª reunião.

Integral
12 - 24 meses
Mestrado Acadêmico
15

 

A estrutura curricular está alinhada à área de concentração Natureza, sociedade e espaço geográfico, com o objetivo de formar formar profissionais de elevada qualificação acadêmico-científica, capazes de atuar de maneira crítica, comprometida e engajada nos diferentes espaços.

A estrutura curricular está organizada em créditos obrigatórios (04), créditos eletivos (20) e dissertação (60), totalizando 84 créditos.

O componente obrigatório - Fundamentos teóricos-metodológicos da pesquisa em Geografia - busca preparar o discente para o desenvolvimento da pesquisa, com base nas teorias e métodos da Ciência Geográfica, bem como discutir e aplicar os conceitos e as categorias da análise geográfica.

Os componentes eletivos são de livre escolha visando complementar a formação científica a partir das linhas de pesquisa do Programa.

 

Total de créditos para titulação:

Créditos obrigatórios: 04

Créditos eletivos: 20

Atividades complementares: 06

Dissertação: 60

Total de créditos: 90

  

 
DISCIPLINA:  
Ementa
Créditos
1
Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em Geografia (Obrigatória)
Conceitos e categorias da análise geográfica. Natureza e sociedade na produção e na análise
do espaço geográfico. Teorias e métodos da ciência geográfica. Pressupostos acadêmicos,
científicos e éticos da pesquisa em Geografia. Elaboração de projeto de pesquisa em Geografia
4
2
Educação geográfica em diálogo (Eletiva)
Educação geográfica à cidadania. O humano enquanto fronteira na produção e representação
do espaço geográfico. A dimensão da mudança (tempo) implicada na dimensão do social
(espaço). Categorias e conceitos geográficos e sua importância nos processos de ensinoaprendizagem:
lugar, paisagem, região e território. Os princípios geográficos. O cotidiano como
categoria científico-didática da Geografia e aporte espaço-temporal à construção prospectiva de
conhecimentos. Formação e constituição do professor-pesquisador. Mediação pedagógica como
processo dialógico. Planejamento e gestão na educação. Métodos e metodologias de pesquisa
e ensino de Geografia. Espaço-tempo na pesquisa em educação. Formação inicial e continuada de professores. Escola, currículo e políticas públicas.
4
3
Tópicos especiais I (Eletiva)
Objetiva tratar de temas correlatos à proposta do curso provenientes tanto de atividades de
intercâmbio quanto de atividades de cooperação interinstitucional, além de temáticas de
interesse dos docentes. Os Tópicos especiais em Geografia 1 objetivam ampliar e/ou aprofundar
os temas abordados no âmbito das linhas de pesquisa, atender possíveis demandas de
pesquisa ou áreas de interesses dos pós-graduandos. O Programa do componente curricular
será aprovado pelo Colegiado do curso sempre que for oferecido.
1
4
Tópico especiais II (Eletiva)
Objetiva tratar de temas correlatos à proposta do curso provenientes tanto de atividades de
intercâmbio quanto de atividades de cooperação interinstitucional, além de temáticas de
interesse dos docentes. Os Tópicos especiais em Geografia 1 objetivam ampliar e/ou aprofundar
os temas abordados no âmbito das linhas de pesquisa, atender possíveis demandas de
pesquisa ou áreas de interesses dos pós-graduandos. O Programa do componente curricular
será aprovado pelo Colegiado do curso sempre que for oferecido.
2
5
Tópico especiais III (Eletiva)
Objetiva tratar de temas correlatos à proposta do curso provenientes tanto de atividades de
intercâmbio quanto de atividades de cooperação interinstitucional, além de temáticas de
interesse dos docentes. Os Tópicos especiais em Geografia 1 objetivam ampliar e/ou aprofundar
os temas abordados no âmbito das linhas de pesquisa, atender possíveis demandas de
pesquisa ou áreas de interesses dos pós-graduandos. O Programa do componente curricular
será aprovado pelo Colegiado do curso sempre que for oferecido.
3
6
Uso do solo e dinâmicas hidrogeomorfológicas em bacias hidrográficas (Eletiva)
Bacias hidrográficas e hidrogeomorfologia. Processos hidrogeomorfológicos em áreas urbanas e
rurais. Métodos e técnicas de mensuração de variáveis hidrogeomorfológicas. Caracterização
física de bacias hidrográficas. Relações sociedade-natureza e uso/ocupação do espaço
geográfico. Uso do solo e alterações ambientais. Sensoriamento remoto aplicado à análise de
bacias hidrográficas. Alterações fluviais: canalização, retificação e represamento. Regime de
cursos d'água. Secas e estiagens. Inundações e enchentes.
4
7
Uso e apropriações dos recursos naturais (Eletiva)
Leituras que ofereçam possibilidades de discussões em torno das abordagens práticas e
teóricas relacionadas aos usos e apropriações dos recursos naturais sob o viés históricoespacial.
Discussão das diferentes atitudes e representações do homem em relação à natureza.
Práticas culturais, técnicas, construções e interações associados as variadas formas de uso e
apropriação dos recursos naturais.
4
8
Geodinâmica das paisagens continentais (Eletiva)
O relevo em seus aspectos dinâmicos e processuais visto por uma abordagem multiescalar. A
questão temporal e o caráter dinâmico do relevo: magnitude, frequência e intensidade dos
fenômenos geomorfológicos. As estruturas geológicas, a tectônica e suas influências na gênese
do relevo. As dinâmicas erosivas e desnudacionais na esculturação do relevo. Relações com a
dinâmica morfoclimática. A dinâmica fluvial, suas marcas na esculturação do relevo e nas
coberturas superficiais das paisagens continentais.
4
9
Geografia do Clima: variabilidades e extremos

(Eletiva)

Teoria e métodos em climatologia; Clima urbano; Clima e agricultura; Clima e saúde; Mudanças
climáticas globais; A política do clima; O impacto das atividades humanas no planeta Terra em
suas diversas escalas; Eventos extremos, variabilidades e repercussões nas paisagens; O clima
e os desastres; Técnicas estatísticas e representações cartográficas na análise climatológica;
Metodologias para desenvolvimento de trabalhos de pesquisa; Estudos de caso.
4
10
Produção da socionatureza (Eletiva)
As conceituações de natureza; A natureza como fonte de recursos; Abordagens e concepções
sobre o conceito de território; O território como entrada socioeconômica e política da análise
ambiental; O meio ambiente dos territórios; O território como condição para existência das
paisagens; A conceituação de paisagem; O geossistema como modelo teórico da paisagem; A
paisagem na interface da natureza-fonte com a natureza-recurso; A percepção ambiental e
aplicações em pesquisas de cunho fenomenológico.
4
11
Geografia Social, Cultural e das Representações

(Eletiva)

Bases teóricas da Geografia Cultural e Social. Leituras que ofereçam possibilidades de
discussões em torno das abordagens práticas e teóricas relacionadas ao espaço e a cultura.
Espacialidade e espaços de representação. Vida cotidiana. Representações sociais; pósmodernidade,
estruturações identitárias e paradigma da socialidade. Manifestações culturais
(futebol, esportes, festejos, cinema, música, meios de comunicação) como elementos
simbólicos, socioculturais e identitários.
4
12
Produção do espaço: articulações escalares da urbanização contemporânea (Eletiva)
Espaço, cidades e redes urbanas. Tamanhos e papéis de cidades. Formas de dispersão e
aglomeração urbanas. Pequenas cidades, cidades médias e metrópoles: perspectivas
conceituais, teóricas e metodológicas em diferentes abordagens. Redes, hierarquias e
heterarquias urbanas. Escalas geográficas e lógicas de produção do espaço urbano-regional.
Tendências recentes da urbanização contemporânea no Brasil
4
13
Capitalismo financeiro e economia política do território (Eletiva)
Sistema econômico e regimes de acumulação. Economia política e uso corporativo do território.
Divisão territorial do trabalho e a lógica locacional das empresas. Financeirização das empresas
e implicações territoriais. Guerra entre os lugares. Especializações produtivas e alienação do
território. Questões de planejamento e economia política da cidade.
4
14
Geoprocessamento e análise espacial (Eletiva)
Contextualização histórico-geográfica: sociedade da informação, usos do território e o
geoprocessamento. A cartografia e o geoprocessamento na produção do conhecimento
geográfico. Fundamentos de Cartografia Digital. Princípios de Sistema de Informações
Geográficas (SIG). Construção de base de dados georreferenciados. Uso de imagens aéreas em SIG. Técnicas de análise espacial de dados geográficos. Produção de mapas temáticos e de
informação espacial.
4
15
Urbanização, economia política da cidade e  desigualdades socioespaciais (Eletiva)
A produção capitalista do espaço e o processo de urbanização. Estruturação do espaço urbanoregional:
escalas e formas, agentes e processos. Redes urbanas e cidades. Economia política
da cidade. Teorias e conceitos para análise das desigualdades socioespaciais urbano-regionais.
Problemática socioespacial e condições de existência nas cidades. Geografia das finanças públicas e desenvolvimento urbano.
4
16
Questão agrária, juventude rural e educação do campo (Eletiva)
Questão Agrária e as lutas por território e terra no século XXI. Diversidade camponesa:
territórios e territorialidades distintas. O conceito de geração nos estudos rurais. (Inter)Relações,
conflitos geracionais e sucessão familiar no campo. Juventude Rural: concepções, estudos e
políticas públicas. Educação Rural, Educação do Campo e seus impactos na formação da
juventude no contexto da Questão Agrária brasileira. Territórios educativos, juventude rural e
processos formativos escolares e não escolares do campesinato.
4

 OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (PPGGEO) 2021/2

Horário

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

sexta-feira

 8:00 às 12:00

 

 

 

 

 

    13:30 às 17:30  
Uso do solo e dinâmicas hidrogeomorfológicas em bacias hidrográficas
(Prof. Dr. Andrey Binda)
Eletiva, 4 créditos
 Campus Chapecó
Início: 31/08/2021
Ofertada excepcionalmente de modo remoto durante a pandemia
Tópicos especiais III: As cidades médias em debate: produção do espaço urbano e a produção da habitação
(Prof. Dr. Igor Catalão e Prof.ª Dr.ª Juçara Spinelli)

Ofertada conjuntamente com UNESP/PP, UFGD e UFPB

16h às 18h30

Eletiva, 03 créditos
 Campus Chapecó e Erechim
Início: 25/08/2021
Ofertada excepcionalmente de modo remoto durante a pandemia
 
   

 

 

 

 

18:00 às 22:00
 
 Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em Geografia
(Prof. Dr. Igor Catalão)
Obrigatória, 04 créditos
 Campus Chapecó
Início: 30/08/2021
Ofertada excepcionalmente de modo remoto durante a pandemia
Tópicos especiais em Geografia II: Agricultura globalizada e uso do território
(Prof. Dr. Ricardo Scherma)
Eletiva, 2 créditos
Campus Chapecó
Início: 30/08/2021
Ofertada excepcionalmente de modo remoto durante a pandemia
 
Produção da socionatureza
(Prof. Dr. Reginaldo José de Souza)
Eletiva, 04 créditos
 Campus Erechim
Início: 01/09/2021
Ofertada excepcionalmente de modo remoto durante a pandemia
 
   

Informações gerais

Observação: Todos os ingressantes devem matricular-se também em Dissertação.

 

 

 

 

 OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (PPGGEO) 2020/2

Horário

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

sexta-feira

 8:00 às 12:00

 

 Educação geográfica em diálogo
(Prof.ª Dr.ª Adriana Andreis e Prof.ª Dr.ª Helena Callai)
Eletiva, 04 créditos
Campus Chapecó
Início: 27/10/2020
Ofertada excepcionalmente de modo remoto durante a pandemia

 

 
Geodinâmica das paisagens continentais
(Prof. Dr. William Zanete Bertolini)
Eletiva, 04 créditos 
Campus Chapecó
Início: 29/10/2020
Ofertada excepcionalmente de modo remoto durante a pandemia

 

    13:30 às 17:30
Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em Geografia
(Prof. Dr. Igor Catalão)
Obrigatória, 04 créditos
 Campus Chapecó
Início: 26/10/2020
Ofertada excepcionalmente de modo remoto durante a pandemia
Geoprocessamento e análise espacial
(Prof. Dr. Ederson Nascimento)
Eletiva, 4 créditos
 Campus Chapecó
Início: 03/11/2020
Ofertada excepcionalmente de modo remoto durante a pandemia
 
Tópicos especiais em Geografia II: Agricultura globalizada e uso do território
(Prof. Dr. Ricardo Scherma)
Eletiva, 2 créditos
Campus Chapecó
Início: 05/11/2020
Ofertada excepcionalmente de modo remoto durante a pandemia
 

 

 

 

 

18:00 às 22:00
         

Informações gerais

Observação: Todos os ingressantes devem matricular-se também em Dissertação.

 

Início do semestre: 20/10/2020; Término do semestre: 15/03/2020.

Rematrículas on-line das turmas em andamentoaté dia 10/10/2020 Clique_Aqui

Ajustes on-line de matrículas (todos) até 13/11/2020 Clique Aqui

Dúvidas sobre os procedimentos de matrículas, contatar a Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação pelo e-mail: sec.posgrad.ch@uffs.edu.br (com Cristian)

 

 OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (PPGGEO) 2020/1

Horário

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

sexta-feira

 8:00 às 12:00

 

 

 

 

 

 

    13:30 às 17:30
Geografia do clima: variabilidades extremos

(Eletiva, 4 créditos, Campus Erechim)

Prof. Dr. Pedro Murara

Início: 22/06/2020

Ofertada excepcionalmente de modo remoto durante a pandemia

 Tópicos Especiais em Geografia 1: Sistema GTP nos estudos ambientais

(Eletiva, 1 crédito, Campus Erechim)

Prof. Dr. Reginaldo Souza

Início: 23/06/2020

Ofertada excepcionalmente de modo remoto durante a pandemia

Uso e apropriação dos recursos naturais

(Eletiva, 4 créditos, Campus Chapecó)

Prof. Dr. Marlon Brandt

Início: 24/06/2020

Ofertada excepcionalmente de modo remoto durante a pandemia

Uso do solo e dinâmicas hidrogeomorfológicas em bacias hidrográficas

(Eletiva, 4 créditos, Campus Chapecó)

Prof. Dr. Andrey Binda

Início: 25/06/2020

Ofertada excepcionalmente de modo remoto durante a pandemia

Geografia Social, Cultural e das Representações

(Eletiva, 4 créditos, Campus Chapecó)

Prof. Dr. Fernando Gallego Campos

Início: 26/06/2020

Ofertada excepcionalmente de modo remoto durante a pandemia

 

 

 

 

18:00 às 22:00
 
 Tópicos Especiais em Geografia 2: Geografia, trabalho e saúde

(Eletiva, 1 crédito, Campus Chapecó)

Prof. Dr. Willian Simões e Fernando Heck/IFSP

Início: 01/09/2020

Ofertada excepcionalmente de modo remoto durante a pandemia

 
 
Questão agrária, juventude rural e educação do campo

(Eletiva, 4 créditos, Campus Chapecó)

Prof. Dr. Willian Simões

Início: 25/06/2020

Ofertada excepcionalmente de modo remoto durante a pandemia

 

 

 

 

HORÁRIOS DE OFERTA DOS COMPONENTES CURRICULARES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (PPGGEO) 2019/2

Horário

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

sexta-feira

8h às 12h

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13h30 às 17h30

Produção do espaço: articulações escalares da urbanização contemporânea

(Eletiva – 4 créditos)

 

Prof.ª Dr.ª Juçara Spinelli

Início: 19/08/2019

Fim: 11/11/2019

Sala: 413 - B

Campus Erechim/RS

Produção da socionatureza

(Eletiva – 4 créditos)

 

Prof. Dr. Reginaldo Souza

 

Início: 20/08/2019

Fim: 12/11/2019

Sala: 413 - B

Campus Erechim/RS

 

Tópicos especiais em Geografia II: Agricultura globalizada e uso do território

(Eletiva – 2 créditos)

 

Prof. Dr. Ricardo A. Scherma

Início: 03/10/2019

Fim: 05/12/2019

Sala: 208-A

Campus Chapecó/SC

Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em Geografia*

(Obrigatória – 4 créditos)

Prof. Dr. Igor Catalão

Prof. Dr. Pedro Murara

Módulo I

Início: 23/08/2019

Fim: 22/11/2019

Sala: 208-A

Campus Chapecó/SC

_______________________________

Educação geográfica em diálogo

(Eletiva – 4 créditos)

Prof.ª Dr.ª Adriana M. Andreis

Prof.ª Dr.ª Helena Callai

Início: 23/08/2019

Fim: 13/11/2019

Horário: 18:15 às 22:15

Sala: 104-B

Campus Chapecó/SC

 

Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em Geografia

Módulo III: Seminário de Projetos

Prof. Dr. Igor Catalão

Prof. Dr. Pedro Murara

Início: 21/11/2019

Fim: 22/11/2019

Sala: 208-A

Campus Chapecó/SC

Tópicos especiais em Geografia I: Estratégias metodológicas locais em contextos de reestruturação produtiva globalizada**

(Eletiva – 1 crédito)

Prof. Dr. Igor Catalão

Prof.ª Dr.ª Luciana Buffalo – Universidade Nacional de Córdoba, Argentina

Início: 06/12/2019 (Local: Laboratório de Hidroclimatologia - Campus Chapecó)

Fim: 07/12/2019 (Local: Auditório da Reitoria - Bom Pastor)

 

Campus Chapecó/SC

*Disciplina ofertada em módulos:

Módulo I: Teorias e Metodologias

Modulo II: Aula Inaugural - será realizada no dia 30/09/2019, período noturno

Módulo III: Seminário de Projetos - ofertado de modo concentrado de 21 a 22/11/2019, período vespertino

**Tópicos especiais em Geografia I – ofertado de modo concentrado de 06/12 a 07/12/2019, períodos matutino e vespertino (início às 09h00)

 

 

O PPGGeo possui uma área de concentração, que reúne duas linhas de pesquisa:

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Natureza, sociedade e espaço geográfico

O espaço geográfico é entendido como condição, produto e processo de desenvolvimento da sociedade e suas interações com a natureza. Na construção da Geografia como ciência, em seus entrecruzamentos epistemológicos, a compreensão do espaço geográfico constituiu-se do ponto de vista relacional, a fim de contemplar as dinâmicas que o contato entre os sujeitos sociais e a natureza constroem, produzindo hibridações e espacialidades em diferentes escalas.

Tendo isso em vista, a área de concentração “Natureza, sociedade e espaço geográfico” do PPGGEO centra-se na análise do espaço geográfico, no sentido de que ele não pode ser entendido isoladamente como um dado a priori, mas, considerando também as influências que ele exerce no devir da sociedade. Especificamente, salientam-se, por meio de duas linhas de pesquisa, suas feições urbano-regionais e socionaturais, inclusive suas formas de representação, voltando-se para a compreensão dos processos sociais e/ou naturais e das relações sociedade-natureza, manifestadas nos espaços urbanos e rurais. Esta área de concentração alcança abordagens espaciais que envolvem categorias – como lugar, território, região e paisagem – e conceitos – como meio, ambiente, natureza, escala, urbano, rural, cidade, campo, rede e fronteira. Abarca, de modo transversal, a compreensão sobre tais processos, categorias e conceitos em perspectivas analíticas da educação geográfica e da pesquisa sobre variadas problemáticas relacionadas à vida em sociedade.

 

LINHA DE PESQUISA  - 1: Produção do espaço e dinâmicas naturais

Do ponto de vista teórico-metodológico, esta linha de pesquisa se apresenta como eixo estruturador de investigações respaldadas na análise integrada das dinâmicas da natureza e da sociedade. Analisa as transformações socionaturais mediadas pelas dinâmicas da sociedade na natureza em diferentes perspectivas escalares, considerando as interações com as atividades humanas, o desenvolvimento de diferentes tecnologias produtivas, as representações e os modos de uso e apropriação da natureza, manifestados nos espaços urbano e rural. Discute, a partir disso, os impactos desencadeados pelas transformações das dinâmicas da natureza na própria sociedade.

A linha proposta abre vias para pesquisas que buscam compreender dinâmicas naturais em diferentes perspectivas de espaço e tempo e seus modos de apropriação cultural, econômicos e políticos, procurando avançar na construção de referenciais teórico-metodológicos para entender as dinâmicas das paisagens. Incluem-se, as pesquisas voltadas para técnicas e tecnologias de representações dos fenômenos geográficos, considerando a produção de mapas temáticos  com uso das geotecnologias.

A partir do reconhecimento das interações entre os sistemas naturais e sociais, nas pesquisas procurar-se-ão alternativas para as problemáticas diagnosticadas e subsídios para planejamento e gestão ambiental, para políticas públicas e para a sustentabilidade. Essas abordagens e os temas a elas associados também evocam estudos em diálogo com as perspectivas da educação geográfica, abarcando tanto a formação de professores como os processos didático-pedagógicos do ensinar/aprender Geografia.

Docentes que atuam nesta linha de pesquisa:

Docente

Campus

Principais temáticas

Prof. Dr. Andrey Luís Binda

Chapecó

Climatologia; Hidrogeomorfologia; Recursos hídricos; Bacias hidrográficas e desastres socionaturais.

Prof. Dr. Éverton de Moraes Kozenieski

Erechim

Geografia Agrária; Modernização da agricultura; Agricultura Familiar e suas diferentes formas de apropriação da Natureza; Relações cidade-campo; Geografia cultural, o vivido e o cotidiano; Representações sociais; Trabalho de campo e Geografia.

Prof. Dr. Marlon Brandt

Chapecó

Geografia histórica; Geografia cultural; História ambiental; Populações tradicionais; Colonização; Indústria madeireira e fruticultura.

Profª. Drª. Paula Vanessa de Faria Lindo

Erechim

Gênero e Sexualidades; Ciência e Maternidade; Cartografia Escolar; Geografia Escolar; Desigualdades Socioespaciais.

Prof. Dr. Pedro Germano dos Santos Murara

Erechim

Climatologia Geográfica; Clima e saúde; Biogeografia; Zoogeografia.

Prof. Dr. Reginaldo José de Souza

Erechim

Teoria da Paisagem; Conceituação de natureza; Dinâmicas socionaturais e transformações das Paisagens; Geografia e a questão ambiental.

Prof. Dr. William Zanete Bertolini

Chapecó

Geomorfologia; Relação pedologia-geomorfologia e estudos ambientais.

 

 

LINHA DE PESQUISA - 2: Produção do espaço urbano-regional

Nesta linha de pesquisa, insere-se um conjunto de temáticas que abrangem a produção dos espaços urbano e rural, suas interconexões, em múltiplas escalas geográficas no contexto do desenvolvimento capitalista contemporâneo. Compreende diferentes processos assim como as múltiplas formas de reprodução da vida social – nas esferas da economia, das relações societárias, do quotidiano e da cultura –, que resultam em distintas formas de produção do espaço em suas feições urbanas, que englobam e extrapolam os limites da cidade, e rurais a partir das transformações no campo. Contempla a análise da ação de agentes sociais no âmbito político, econômico e cultural para a produção socioespacial da cidade, do urbano e da urbanização, reconhecendo as articulações com o espaço rural e sem desconsiderar as dinâmicas próprias deste. Nesta linha, incluem-se as pesquisas voltadas para as análises – inclusive contemplando técnicas e tecnologias de representação – das diferenciações e desigualdades socioespaciais, dos processos delas decorrentes ou a elas relacionados e das políticas públicas nos espaços urbano, rural e regional. Evoca, em diálogo com os temas da produção do espaço urbano regional, pesquisas relacionadas à educação geográfica, abarcando os processos didático-pedagógicos do ensinar/aprender Geografia e a formação de professores.

Docentes que atuam nesta linha de pesquisa:

Docente

Campus

Principais temáticas

Profª. Drª. Adriana Maria Andreis
Chapecó
Educação geográfica; Cotidiano; Métodos e metodologias de pesquisa e ensino de Geografia; Educação e a produção e representação do espaço-tempo geográfico; Políticas educacionais; Formação de professores; Planejamento e gestão na educação.
Prof. Dr. Ederson Nascimento
Chapecó
Cartografia geográfica; Geoprocessamento e análise espacial; Geografia da População; Desigualdades socioespaciais; Planejamento urbano e regional.
Prof. Dr. Fernando Rosseto Gallego Campos
Chapecó
Geografia Cultural; Geografia Social; Geografia e Futebol; Esporte, lazer, festejos e cidade; Espaço, discurso e toponímia; Geografia e cinema; Temáticas que envolvam questões simbólicas relacionadas ao espaço.
Profª. Drª. Helena Copetti Callai
Chapecó
 
Educação geográfica; Ensino de geografia; Estudos da cidade; Cidadania; Educação; Formação de professores; Currículo; Avaliação institucional; Livro didático de Geografia.
Prof. Dr. Igor de França Catalão
Chapecó
Geografia Urbana; Teorias da urbanização; Urbanização e cidades; Estudos urbano-regionais; Diferenciação socioespacial; Direito à cidade; Justiça espacial; Espaço público; Cidades médias.
Profª. Drª. Juçara Spinelli
Erechim
Geografia urbana e regional; Mercado imobiliário; Desigualdades socioespaciais; Impactos socioambientais decorrentes da urbanização; Planejamento urbano; Cidades pequenas e médias.
Prof. Dr. Ricardo Alberto Scherma
Chapecó
Geografia Econômica; Geografia Política; Uso do território; Desigualdades regionais; Globalização e dinâmica regional; Agricultura globalizada; Geopolítica agroalimentar.
Prof. Dr. Willian Simões
Chapecó
Educação geográfica; Formação de professores; Questão agrária; Juventude rural, Educação do campo; Povos e comunidades tradicionais.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da UFFS é um programa de carácter multicampi, com funcionamento no Campus Chapecó e no Campus Erechim, duas cidades distantes apenas 100km uma da outra.

As disciplinas necessárias para a integralização da carga horária do curso serão ministradas no Campus Chapecó ou Campus Erechim, de acordo com a disponibilidade e programação dos docentes do Programa, de forma a não haver sobreposição de horários.

As aulas serão ministradas em ambos campi e caberá aos discentes a responsabilidade pelo seu deslocamento.

As orientações serão realizadas obrigatoriamente no campus a que pertence o orientador.

 

Infraestrutura:

Pessoas
William Zanete Bertolini
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia

Anderson Jose Guisolphi
Adriana Maria Andreis
Andrey Luis Binda
Marlon Brandt
Pedro Germano dos Santos Murara
Reginaldo José de Souza
William Zanete Bertolini
Ederson do Nascimento
Fernando Rosseto Galeggo Campos
Helena Copetti Callai
Igor de França Catalão
Juçara Spinelli
Ricardo Alberto Scherma
Willian Simões

Aba NDE
Igor de França Catalão
Adriana Maria Andreis
Andrey Luis Binda
Ederson do Nascimento
Juçara Spinelli
Marlon Brandt
Pedro Germano dos Santos Murara
Reginaldo José de Souza
Ricardo Alberto Scherma
William Zanete Bertolini
Willian Simões

Contatos
(49) 2049-6461
#23 7099
Campus Chapecó
Campus Erechim