Apresentação

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Região, Urbanização e Desenvolvimento (Nerud) congrega pesquisadores e estudantes  preocupados com as transformações recentes da urbanização e da relação cidade-campo no Brasil, em paralelo com o desenvolvimento econômico, social e os impactos regionais e ambientais decorrentes.

O Núcleo tem por objetivo principal desenvolver atividades de pesquisa científica, de maneira aberta e plural, articulando projetos individuais e coletivos, no âmbito da Geografia e de disciplinas correlatas, que visem a contribuir com a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, nos termos constitucionais, o que só é possível por meio: do combate à concentração de renda e riqueza; da redução das desigualdades socioespaciais; do enfrentamento às desigualdades socioambientais; do respeito às diferenças; da promoção da cidadania; e do fomento à justiça espacial e ambiental.

O Nerud é um grupo certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e está sediado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com pesquisadores e estudantes dos campi Chapecó, Erechim e Laranjeiras do Sul. Além disso, congrega pesquisadoras da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus do Pontal, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Campus Xanxerê. Organiza-se em torno de três linhas de pesquisa:

  • Dinâmicas das paisagens e transformações socionaturais
  • Territorialidades e dinâmicas do espaço rural
  • Urbanização e (contra)desenvolvimento

Espelho do grupo de pesquisa no site do CNPQ: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6289660806896473