UFFS é a nova sede da diretoria do CelSul

Publicado em: 31 de outubro de 2012 07h10min / Atualizado em: 24 de março de 2017 11h03min

O Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) comemora uma nova conquista. Recentemente, durante o X Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (CelSul), realizado de 24 a 26 de outubro de 2012, em Cascavel (PR), a UFFS foi eleita como sede da diretoria do Círculo para a gestão 2013-2014.

De acordo com o professor da UFFS e presidente eleito, José Simão da Silva Sobrinho, sediar a diretoria do CelSul garantirá visibilidade para a instituição. “Como diretoria, realizaremos o XI Encontro no segundo semestre de 2014 o que, além de dar visibilidade para a UFFS, contribuirá para a nossa consolidação como instituição de ensino superior. Durante os próximos dois anos o nome de nossa Universidade circulará amplamente numa das maiores áreas de conhecimento da Capes. E isso não é pouco, fortalecerá o nosso trabalho e terá impacto positivo em nossa avaliação externa, entre outros efeitos”, destacou.

O CelSul congrega profissionais e estudiosos em Linguística com o objetivo de desenvolver seus estudos teóricos e aplicados na América do Sul, com ênfase na zona meridional do continente. O principal objetivo é a organização de eventos científicos para divulgar as pesquisas desenvolvidas na área da Linguística, bem como oportunizar o aprimoramento de profissionais e estudantes. Segundo Sobrinho, o CelSul é uma das mais importantes sociedades científicas do Brasil. “Para se ter uma ideia da força desse Círculo, o X Encontro teve 1.073 inscritos e 54 5 trabalhos aceitos para comunicação oral”, pontuou.

O CelSul é administrado por uma diretoria com mandato de dois anos, renováveis por mais dois. A diretoria é eleita em assembleia e deve estar vinculada a uma universidade, notadamente aquelas localizadas no Cone Sul.

A Diretoria do CelSul (gestão 2013-2014), eleita na Assembleia do X Encontro, tem a seguinte composição (todos professores da UFFS):

Presidente: José Simão da Silva Sobrinho

Vice-Presidente: Claudia A. Rost Snichelotto