UFFS abre período de transferências e retornos em cursos de graduação

Publicado em: 09 de novembro de 2012 07h11min / Atualizado em: 24 de março de 2017 14h03min

Com a intenção de ocupar as vagas remanescentes dos cursos de graduação ofertados nos cinco campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), estão abertos, a partir de segunda-feira (12), os editais referentes aos processos seletivos para Transferência Interna, Retorno de Aluno-Abandono, Transferência Externa e Retorno de Graduado. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de novembro diretamente na Secretaria Acadêmica do campus de interesse.

Os resultados serão divulgados a partir do dia 12 de dezembro e as matrículas dos selecionados devem ser realizadas entre os dias 13 e 21. Durante este período, os candidatos que efetivarem as matrículas poderão solicitar também a validação dos Componentes Curriculares. Os editais são organizados por campus, sendo que em cada um deles estão especificados os cursos e as vagas ofertadas.

Conforme orientação da Diretoria de Registro Acadêmico, ligada à Pro-Reitoria de Graduação (PROGRAD), é importante o candidato observar todas as recomendações referentes à documentação a ser apresentada no momento da inscrição e da matrícula, bem como os critérios adicionais definidos pelos colegiados de curso, os quais influenciam na inscrição e classificação dos candidatos.

Mais informações sobre a documentação necessária, quadro de vagas, distribuição de vagas entre as formas de ingresso, critérios seletivos definidos pelos cursos, bem como a normatização de todas as fases do processo seletivo, podem ser consultadas nos editais, acessando o endereço www.uffs.edu.br, link Boletim Oficial > Editais.

Quem pode participar do processo seletivo em cada modalidade:

Retorno de Aluno-abandono

Refere-se à volta de alunos matriculados na UFFS que tiveram, por algum motivo, a matrícula cancelada ou são alunos desistentes. Devem ter tido vínculo com a UFFS, em algum momento, como aluno regular.

Transferência Interna

É a solicitação, por parte de estudantes regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da UFFS, de troca de curso, de campus ou de turno de alunos regulares da UFFS.

Transferência Externa

Se destina a estudantes regularmente matriculados em outras instituições de ensino superior, nacional ou estrangeira, que desejam prosseguir seus estudos na UFFS.

Retorno de Graduado

São vagas destinadas a portadores de diploma de nível superior.