Servidores participam de capacitação sobre operação de centrais analíticas
Os equipamentos de alta performance estão disponíveis nas centrais analíticas dos campi Cerro Largo, Chapecó, Erechim e Laranjeiras do Sul

Publicado em: 09 de outubro de 2018 17h10min / Atualizado em: 09 de outubro de 2018 16h10min

Servidores dos campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participaram, durante a semana que passou, de curso de capacitação que abordou questões teóricas e práticas relacionadas à operação e manutenção de equipamentos disponíveis nas centrais analíticas dos campi Cerro Largo, Chapecó, Erechim e Laranjeiras do Sul.

As atividades ocorreram no Bloco 3 dos Laboratórios no Campus Chapecó, em duas etapas. Na segunda-feira, a professora da UFFS Liziara da Costa Cabrera conduziu um módulo teórico de 4 horas sobre especificações dos equipamentos. No restante da semana, num módulo de 30 horas, os participantes acompanharam as instruções da responsável técnica da empresa Shimadzu do Brasil, Damila Rodrigues de Morais. Segundo a Secretaria Especial de Laboratórios (Selab), organizadora do evento, as informações serão agora compartilhadas com a comunidade acadêmica dos campi.

Participantes:

Campus Cerro Largo: Simon Dugatto
Campus Chapecó: Odinei Fogolari
Campus Erechim: Diego Pereira Siqueira e Izabele da Costa Ramos Santos
Campus Laranjeiras do Sul: Marcelo Grassi

Sobre os equipamentos:

Os equipamentos de cromatografia líquida de alta performance acoplados a espectrômetro de massas (HPLC-MS), assim como os de cromatografia gasosa, disponíveis nas centrais analíticas nos campi Cerro Largo, Chapecó, Erechim e Laranjeiras do Sul, foram adquiridos em 2010 pela UFFS.

Os HPLC-MS apresentam recursos para realização de diversas metodologias e análises, auxiliando no desenvolvimento de pesquisas de qualidade em diversas áreas do conhecimento, além de possibilitar parcerias entre a UFFS e outras instituições de ensino e pesquisa.