Resolução afirma compromisso dos cursos de Agronomia com agricultura familiar

Publicado em: 03 de maio de 2016 09h05min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 16h01min

No dia 19 de abril, a Câmara de Graduação e Assuntos Estudantis do Conselho Universitário aprovou aResolução Nº 3/2016, a qual define as diretrizes curriculares para a formulação e reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de Agronomia da UFFS. Conforme o documento, os referenciais orientadores dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), considerando sua linha de formação em Agroecologia, devem explicitar seu compromisso com a agricultura familiar e o caráter interdisciplinar nos conteúdos oferecidos, bem como a indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.

O trabalho de proposição das diretrizes iniciou em setembro de 2014, com a formação de um Grupo de Trabalho multicampi instituído pela Portaria Nº 1089/GR/UFFS/2014. Conforme o pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida, a Resolução é o resultado de uma demanda da Câmara de Graduação, que, ao ter que decidir sobre a aprovação de uma proposta de alteração nos PPCs dos cursos de Agronomia, sentiu necessidade de diretrizes institucionais que servissem de parâmetro para a tomada de decisão sobre as mudanças propostas”.

Braida reitera que, “quando os quatro cursos de agronomia foram ofertados inicialmente pela UFFS, tinham um PPC idêntico, todos construídos a partir da perspectiva da Agroecologia. Depois, foram autorizadas mudanças e, especialmente, que estas mudanças fossem consequência de proposições articuladas em cada um dos colegiados existentes. Desse modo, cada curso passou a ter um PPC”.

A partir de agora, quando uma proposta de PPC dos cursos de Agronomia chegar à Câmara de Graduação e Assuntos Estudantis, o conselheiro relator vai analisar a proposta de acordo com as diretrizes contidas na Resolução, emitindo parecer em relação ao atendimento ou não das diretrizes. “Assim, esta resolução é uma tentativa de delinear o projeto institucional para os cursos de Agronomia, a partir do qual os PPCs de cada um dos cursos deverá ser formulado e/ou reformulado. Desse modo, mesmo que os PPCs não sejam idênticos, como era inicialmente, todos eles terão uma "identidade institucional", pois foram avaliados a partir de um mesmo conjunto de diretrizes”, entende o pró-reitor.