Projetos e Programas de Extensão terão incremento com edital de apoio

Publicado em: 06 de novembro de 2012 09h11min / Atualizado em: 24 de março de 2017 13h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) dá mais um passo em direção à consolidação de sua política de incentivo às atividades de extensão. O Edital Nº 277/UFFS/2012, lançado recentemente pela instituição, prevê a oferta aos estudantes dos cinco campi de 100 bolsas de extensão e de mais 50 bolsas da Secretaria Especial de Assuntos Estudantis (SEAE). O valor mensal das bolsas é de R$ 400,00 e terão vigência durante a implementação dos programas e projetos, com início em março de 2013 e término no mês de dezembro.

O Edital, vinculado ao Programa de Iniciação em Atividades de Extensão da UFFS, oferece ainda um valor de R$ 160.000,00 para auxílios aos projetos e programas. A Avaliação dos projetos será feita pelo Comitê Assessor de Extensão e Cultura, coordenado pela Diretoria de Extensão e Cultura. Os formulários de inscrição podem ser encaminhados até o dia 21 de novembro e os projetos e programas selecionados serão conhecidos a partir do dia 21 de dezembro. O prazo para assinatura dos termos de compromisso do coordenador proponente e dos bolsistas é até 12 de março de 2013.

Aproximação com a comunidade

Depois da discussão da Política da Extensão durante o ano de 2011, a qual envolveu os cinco campi da UFFS, e da discussão em torno do Regulamento da Extensão, no decorrer de 2012 e que agora parte para análise e aprovação no Conselho Universitário (CONSUNI), chega a vez de atividades que visam a capacitação de professores e estudantes envolvidos nos projetos de extensão. A programação, que prevê a realização de oficinas e cursos, vai estender-se durante o ano de 2013. “Depois da configuração dos documentos que regulamentam as ações de extensão universitária, é hora de trabalhar na definição da metodologia de trabalho a ser seguida na relação com as pessoas da comunidade”, informa a diretora de Extensão, Monica Hass.

Num balanço dos projetos e programas de extensão executados e em andamento, a diretora avalia que é perceptível a consolidação de algumas áreas temáticas, e por consequência de alguns projetos, em decorrência do que foi definido durante a Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) e também da formação do quadro atual de docentes da Universidade. Monica Hass destaca também o envolvimento de várias entidades da sociedade civil nos projetos, bem como de órgãos públicos ligados à Educação, como as secretarias estaduais e municipais. “Vamos continuar no caminho da intensificação e qualificação do estreitamento da relação com as comunidades. Este é um compromisso da UFFS”, reitera Hass.

Extensão na UFFS

Total de projetos

Total de bolsas concedidas

Estudantes voluntários