Professor do curso de História da UFFS recebe homenagem em Brasília

Publicado em: 07 de novembro de 2012 08h11min / Atualizado em: 24 de março de 2017 13h03min

Em sessão solene em lembrança ao Centenário da Guerra do Contestado na Câmara dos Deputados, em Brasília, o professor do curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó, Delmir Valentini, foi homenageado por ter dedicado grande parte da sua vida em pesquisar a Guerra do Contestado. Também estava presente na sessão o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli.

A solenidade aconteceu na terça-feira (06) e foi proposta pelos deputados Pedro Uczai (PT), Celso Maldaner (PMDB) e Esperidião Amin (PP), todos de Santa Catarina.

Em seu pronunciamento, Valentini leu a Carta do Irani que foi redigida e aprovada no “Simpósio do Centenário do Movimento do Contestado: História, Memória, Sociedade e Cultura no Brasil Meridional, 1912 – 2012”, que aconteceu em três etapas, sendo a última realizada na UFFS – Campus Chapecó, entre os dias 18 a 22 de outubro.

Clique aqui para ler a Carta do Irani.

Delmir Valentini

Docente de História da Fronteira Sul na UFFS desde 2010, o professor Valentini iniciou os seus estudos sobre a história da Guerra do Contestado no início da década de 1990 quando atuou como professor de História na rede pública de ensino de Santa Catarina, na rede municipal de Caçador.

A docência na cadeira de História do Contestado levou o professor aos caminhos da pesquisa e desafios de contar uma história que até então era pouco conhecida e carregava uma dose exagerada de preconceitos, sendo que os protagonistas principais do conflito eram rotulados de fanáticos, desordeiros, impatrióticos, facínoras, etc. A carência de estudos e, principalmente material didático foram desafiadores e, em 1995, Valentini ingressou no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC- Porto Alegre) para cursar o Curso de Mestrado em História do Brasil. A pesquisa para elaboração da dissertação foi fundamentada em depoimentos de caboclos remanescentes do tempo dos redutos e descendentes de moradores antigos da Região do Contestado.

Em 2005, voltou ao Programa de Pós-Graduação da PUC- RS, para cursar o doutorado em História das Sociedades Ibéricas e Americanas, quando pesquisou e defendeu a tese sobre a atuação da Brazil Railway Company e a Guerra na Região do Contestado, cuja pesquisa também reuniu depoimentos orais de antigos trabalhadores da Lumber e um arquivo inédito do diretor teatral e músico Romário José Borelli.

Seus trabalhos e pesquisas na área resultaram em publicações como livros, capítulos de livros e artigos.